Últimas notícias

Colunistas

RSS
Aprender é uma tarefa que não acaba nunca (Learning is a never ending task)

Roberto Henry Ebelt

23.11.2012

Aprender é uma tarefa que não acaba nunca (Learning is a never ending task)

Porém, quando se trata de aprender um segundo idioma (inglês mais especificamente) chega um momento em que não precisamos mais de um professor. Menciono novamente este aspecto, pois sei que isso preocupa muito aqueles que querem começar a estudar inglês e ficam inseguros quando se questionam a respeito da quantidade de tempo que terão que empregar nesta tarefa. Algumas pessoas aprendem mais rapidamente do que outras, mas o tempo que você terá que dedicar a essa tarefa também vai depender do tamanho do grupo com o qual você vai estudar. Por essa razão, para adultos, eu sempre recomendo aulas individuais. Com aulas individuais, o seu tempo será reduzido seguramente em 50%, podendo tal redução chegar a 90%.

Imagine-se em um grupo de 10 ou mais adolescentes, com interesses totalmente diferentes dos seus, especialmente interessados em ter, no curso, mais uma atividade social (nada contra; os adolescentes precisam muito de atividades sociais) e alcançar um ótimo desempenho poderá exigir até uma década. Quando você tem 10 ou 12 anos de idade, estudar oito ou dez anos de inglês, não é nada exagerado. É extremamente recomendado. Mas se você é adulto, certamente não dispõe de tanto tempo assim. A opção mais aconselhável, para quem não é mais adolescente, sem sombra de dúvida (without a shadow of doubt) é optar por cursos individuais, cursos que se adaptam às suas necessidades, e não o contrário (and not the other way around)

Ainda assim, continua valendo o título deste artigo. Você poderá continuar aprendendo durante toda a vida, mas depois de um curto espaço de tempo (algo entre 100 e 300 horas/aula) você terá atingido o que chamo de PONTO DE NÃO RETORNO. Esse ponto é atingido quando você, mesmo que abandone as aulas com um professor, não mais se esquecerá do que aprendeu. Detalhe: eu disse APRENDEU e não O QUE LHE FOI ENSINADO.

Esse detalhe é muito importante: nós, professores, trabalhamos, por princípio, com a idéia de que tudo, em nossa tarefa de ensinar, depende de nós mesmos. Mas, é inegável que o aprendizado só pode ser feito pelo aluno.

Assim sendo, se você ainda não é fluente em inglês, quando for procurar um curso, lembre-se de minhas palavras:

  • a. para adultos cursos individuais;
  • b. o aprendizado de um idioma dura a vida inteira;
  • c. quando atingir o POINT OF NO RETURN, você pode dispensar o professor e continuar aprendendo por conta própria.
  •  

Lembre-se também que aprender inglês não se resume a falar. Você também precisa aprender a entender o que estão dizendo para poder interagir pessoas que se comunicam em inglês (quase todo o mundo ocidental e boa parte do mundo oriental). Para entender um idioma estrangeiro é necessário que você saiba falar o que deseja entender.

É muito difícil, para não dizer impossível, uma pessoa entender uma palavra ou frase que ela não seja capaz de proferir. E então nós notamos como é importante estar por dentro da cultura do povo que fala o idioma que estamos aprendendo.

Ontem (dia 19) eu estava lendo sobre a vida de Harry S. Truman, o 33º presidente dos EUA, aquele que teve a tarefa inglória de ordenar o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão e me lembrei do lulla: Truman foi o último presidente americano sem curso superior. O detalhe é que Truman não tinha o rei na barriga e, consequentemente, não se orgulhava desse fato. De qualquer maneira, assim como o lulla, Truman teve que governar durante um período em que a corrupção corria desenfreada no governo dos Estados Unidos. Foi, assim como aqui, um dos piores períodos dos Estados Unidos, em termos de corrupção governamental.

Seu governo não foi fácil, pois ele era um homem muito responsável. Foi presidente em (quase) dois mandatos, pois o primeiro mandato foi um pouco menor do que o padrão de quatro anos, pois ele chegou ao poder como vice de Franklin Delano Roosevelt [rouzevelt].

Harry TrumanTruman foi vice-presidente durante apenas 82 dias, pois Roosevelt (já em seu quarto mandato) morreu no dia 12 de abril de 1945. Em 1948 Truman foi eleito para um segundo mandato que se estendeu de 1949 até o fim do ano de 1952.

Em fins de 1948, as pesquisas indicavam a sua derrota, e o jornal Chicago Tribune anunciou, no dia seguinte a eleição, a sua derrota para o governador de New York, na primeira página.

A "vingança" do democrata Truman, como vencedor do pleito, foi posar para os fotógrafos com a manchete do Chicago Tribune anunciando a vitória do governador republicano de New York, Thomas Dewey com um belo sorriso de vitorioso no rosto. Mancada das agências de pesquisas que só entrevistaram quem tinha telefone. A maioria da classe trabalhadora ainda não tinha telefone.

HE LAUGHS LAST WHO LAUGHS BEST (Quem ri por último, ri melhor).

Neologismo: BLACK FRIDAY (hoje, dia seguinte ao dia de Ação de Graças, que é festejado na quarta 5ª feira de novembro). Apesar de a palavra BLACK ter uma conotação negativa, o dia de hoje, sexta-feira seguinte ao THANKS GIVING DAY, nos EUA, marca o início da temporada de compras para o Natal. O assunto é extenso e teremos que discuti-lo na próxima semana, todavia, já existem lojas brasileiras que, como macaquinhos bem amestrados, estão querendo estabelecer BLACK FRIDAY como um evento nacional de vendas. A nossa falta de criatividade é indescritível.

Notícia interessantíssima: os EUA teriam descoberto reservas de petróleo, em Utah e Colorado, de cerca de 3 trilhões de barris. Só para ter uma idéia do que isso significa: desde que começou a explorar petróleo até os nossos dias, a humanidade extraiu apenas 1 trilhão de barris.


Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, ensino, inglês


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador