Últimas notícias

Colunistas

RSS
Refrigerators and ink jet printers.

Roberto Henry Ebelt

03.05.2013

Refrigerators and ink jet printers.

No artigo de sexta-feira passada falei dos problemas que tive de enfrentar para não conseguir uma bateria para um telefone celular Xperia X10 Mini da SonyMobile.

Infelizmente, não é apenas a SonyMobile que deixa seus clientes na mão quando se trata de conseguir uma peça de reposição (neste caso específico, uma bateria).  A técnica preferida dessas empresas é, como já escrevi no artigo da semana passada, encaminhar o cliente de Pilatos a Herodes e vice versa.

Experimentei, coincidentemente durante o mesmo mês, abril de 2013, o mesmo problema com a SAMSUNG. O refrigerador que tenho é um SAMSUNG Side by Side. Este refrigerador deve, de tempos em tempos, ter o seu filtro interno de água (para fazer gelo e para beber) substituído, sob pena da água para fazer gelo não conseguir mais ser filtrada. Quando isso acontece, você não pode mais se beneficiar da máquina de fazer gelo automaticamente, nem utilizar o dispenser de água gelada que se encontra numa das portas do refrigerador, pois sem filtro, o circuito d'água é simplesmente interrompido. Assim como a bateria do Xperia (segundo deduzi) não é fabricada pela Sony, o filtro interno do refrigerador da Samsung, conforme eu pude ler no filtro, não é produzido pela Samsung.


Observem o filtro no canto esquerdo superior

Ao ligar para o serviço de atendimento ao cliente, fui informado que deveria comprar o filtro de uma assistência técnica em Porto Alegre. Forneceram-me dois números de  telefone. Um não atendia e o outro me conectava a uma assistência técnica que me informou que eles não dispunham do filtro. Aconselharam-me a entrar em contato com a Samsung, coisa que eu já havia feito. Fechava-se, novamente, o circuito da SonyMobile: do fabricante para a assistência técnica e da assistência técnica para o fabricante. Já escaldado com a experiência do Xperia, tratei de procurar na internet, mais especificamente no Mercado Livre, um filtro, o que consegui em poucos minutos, pois eu tinha, no filtro original, o número exato do modelo.

O filtro original era produzido na Califórnia e, pelo que havia conseguido saber, custava mais de trezentos reais. O filtro que comprei é produto canadense, custando R$165,00. Já troquei o filtro e a água voltou a correr abundantemente.

Another detail about filters for refrigerators: lembram-se do artigo do Carlos Mello, aqui neste site, sobre a mais recente versão de ouro em pó, a tinta para impressoras tipo ink jet? Pois, se você trocar o filtro interno de seu refrigerador Samsung de seis em seis meses, em 10 trocas (mais ou menos) você já terá gasto, só em filtros substituídos, o valor equivalente a um refrigerador novo, do mesmo tipo. Isso se você mesmo fizer o serviço, pois se conseguir uma autorizada para trocar o filtro, o que  vai ser difícil de conseguir pois eles não têm o filtro, você provavelmente vai gastar mais 100 reais para pagar a visita e a mão de obra do técnico.

A solução para evitar esse roubo é instalar um filtro de cavalete (disponível no Tumelero por menos de 100 reais) com elemento filtrante substituível (o preço do elemento filtrante: 30 reais). Este filtro deve ser instalado na linha d'água antes da conexão com o refrigerador. Você vai necessitar de um encanador (plumber) para ligar o refrigerador à linha d'água de qualquer maneira, portanto já peça que ele instale este filtro externo. O elemento filtrante (do filtro externo) pode ser trocado por você mesmo a cada 12 meses, e não mexer no filtro interno do refrigerador.

Como o filtro interno é mais eficiente que o filtro externo, a cada cinco anos, você poderá trocar o filtro interno, caso note que o fluxo d'água tenha diminuído. Foi exatamente isso que eu fiz.

Um grande amigo meu, Edward August Willem de Wolf, já falecido, ex-combatente da segunda guerra mundial nas forças holandesas sob comando americano, sempre me dizia: TO KNOW HOW TO SPEND YOUR MONEY IS SO IMPORTANT AS TO KNOW HOW TO MAKE MONEY.

Assim sendo, dedico este artigo a memória do meu amigo holandês, Edward de Wolff.

Have an excellent weekend.

PS: Em tempos de julgamentos de Carandirus (em lotes de acusados) e desmoralização das polícias militares, recebi a foto abaixo. Que tal?


Tags: Roberto Henry Ebelt, ensino, inglês


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

  • Carlos Mello (04.05.2013 | 17.56)
    Henry, cheguei a namorar este side by side da Sansung, só não comprei porque não gosto daquele baita espaço que ocupa a “fabrica” de água gelada na porta. Este tipo de detalhe deveria ser esclarecido aos compradores, pois só depois de ter adquirido é que aparece algo que custa caro para simplesmente continuar funcionando. Eu não compro mais nada de fotografia da Sony por cauda de um detalhe/sacanagem deste tipo.
  • Resposta do Colunista:
Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.11

  • Dia da Apresentação de Nossa Senhora
  • Dia da Homeopatia
  • Dia das Saudações
  • Dia do Anjo Seheiah
  • Dia do Município Brasileiro
  • Dia Mundial da Televisão