Últimas notícias

Colunistas

RSS
Feriados nos Estados Unidos e no Brasil.

Roberto Henry Ebelt

10.05.2013

Feriados nos Estados Unidos e no Brasil.

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde feriados são estabelecidos pelo governo federal e pelos municípios, nos Estados Unidos o governo federal, por razões constitucionais, não decide sobre feriados nacionais, embora existam feriados federais que afetam apenas funcionários do governo federal. Lá os feriados são essencialmente estabelecidos pelos governos estaduais.

Aqui, no Rio Grande do Não, excepcionalmente, existe um feriado estadual, o dia 20 de setembro. Esse feriado, curiosamente, nos remete a uma guerra perdida pelo Rio Grande. Em 20 de setembro de 1835 os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Assim teve início a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

Essa celebração, para mim, parece estranha, pois se assemelha à Alemanha celebrar o dia 1º de setembro de 1939, dia do início da invasão da Polônia. É obvio que as motivações de Bento Gonçalves e Hitler não tem nada a ver uma com a outra, porém são datas tristes; melhor seria celebrar o fim da revolução Farroupilha. No Rio Grande, felizmente, conseguimos transformar um limão em uma limonada, apesar do Rio Grande do Não continuar, atualmente, quase tão afastado do Brasil quanto em 1835: a cada ano contribuímos com uma percentagem menor para o pibinho brasileiro, sem que os nossos governadores repitam as façanhas de Antônio Britto, por sinal, ex-aluno nosso nos tempos da Cia. Jornalística Caldas Jr.

O estado de São Paulo também tem o seu feriado estadual (por aqui, as regras são feitas para serem quebradas – parece que isso faz parte do DNA brasileiro). O dia nove de julho (de 1932) marca o início da Revolução Constitucionalista que não resultou em uma vitória militar para São Paulo.

Tanto a celebração do dia vinte de setembro como a do dia nove de julho me fazem lembrar as cerimônias e festas de casamento: não festejamos quando fica claro que a empreitada deu certo. Festejamos o início da empreitada. E o fato de iniciar algo nada mais mostra do que uma mera intenção; o difícil ocorre depois, e o que ocorre depois é o que merece ser festejado, caso os resultados sejam bons.

Voltando aos feriados americanos, cabe mencionar que nada impede que os 50 estados americanos decidam festejar um mesmo acontecimento em um mesmo dia. Um bom exemplo é o Memorial Day que é celebrado, nos 50 estados americanos, na última segunda-feira de cada mês de maio (Last Monday in May).

Outro feriado de cunho nacional é o Memorial Day, mais ou menos, equivalente ao nosso dia de Finados, sendo que a ênfase é colocada sobre os soldados falecidos em guerras.

Outro exemplo é o Labor Day, que é celebrado nos 50 estados, porém bem longe do dia primeiro de maio, pois May First, nos Estados Unidos, traz más lembranças para quem não é comunista, especialmente para quem vive perto de Chicago:

International Workers' Day is the commemoration of the 1886 Haymarket affair in Chicago. The police were trying to disperse a public assembly during a general strike for the eight-hour workday, when an unidentified person threw a bomb at them. The police reacted by firing on the workers, killing four demonstrators. "Reliable witnesses testified that all the pistol flashes came from the center of the street, where the police were standing, and none from the crowd. Moreover, initial newspaper reports made no mention of firing by civilians. A telegraph pole at the scene was filled with bullet holes, all coming from the direction of the police."

In 1889, the first congress of the Second International, meeting in Paris for the centennial of the French Revolution and the Exposition Universelle, following a proposal by Raymond Lavigne, called for international demonstrations on the 1890 anniversary of the Chicago protests. May Day was formally recognized as an annual event at the International's second congress in 1891.

Labor Day é comemorado na primeira segunda-feira de setembro (First Monday in September).

O dia de ação de graças (Thanks Giving Day) é celebrado, nos 50 estados, na 4ª quinta-feira de novembro.

Como podemos perceber,  a instituição do feriadão (holiday weekend) não é exclusividade brasileira. Penso, no entanto, que o costume americano é mais claro e evita confusões: muitos feriados já são estabelecidos em segundas-feiras, o que evita que quando a data específica do feriado cai em uma terça-feira, crie-se um feriado informal na segunda-feira, e práticas semelhantes.  


The First Thanksgiving at Plymouth, a mythologized painting showing Plymouth settlers feasting with Plains Indians.

Detalhe: a sexta-feira, depois de Thanks Giving Day, como seria de se esperar, é praticamente um feriado nacional, tendo dado origem a um termo que até 2012 não se usava no Brasil: Black Friday, onde se tentou, sem sucesso, estabelecer uma liquidação tipo aquela que ocorre no dia depois do dia de Natal, conhecida como White Sale.

A expressão Black Friday está mais ligada a calamidades:

Um conselho final: antes de viajar para algum lugar com o qual não esteja familiarizado, verifique se não haverá feriados, durante sua estada, que possam atrapalhar os seus planos, principalmente se a viagem for de negócios.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, ensino, inglês


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão