Últimas notícias

Colunistas

RSS
Cursos de inglês tipo imersão.

Roberto Henry Ebelt

26.07.2013

Cursos de inglês tipo imersão.

Os cursos de inglês tipo IMERSÃO, com 5 dias de duração e 8 horas/aula por dia, ou arranjos semelhantes, são uma opção para muitos alunos, mas não são uma panaceia universal.

Os benefícios a serem auferidos pelos alunos que optarem por esta modalidade de curso intensivíssimo dependem de vários fatores. Eis algumas perguntas que você deve se fazer antes de tomar a decisão de fazer um curso de imersão:

                1) Eu realmente preciso fazer um curso de imersão para não perder o meu emprego?
                2) Eu vou viajar na semana que vem?
                3) Eu terei que passar por uma avaliação de meus conhecimentos de inglês dentro de poucos dias?
                4) Eu preciso melhorar rapidamente os meus conhecimentos seu inglês e tenho uma semana livre?

Se a resposta a alguma dessas perguntas for afirmativa, um programa de imersão será uma boa opção, sem dúvida.

Se me perguntarem qual é a desvantagem de um curso de imersão, eu diria que é a impossibilidade de manter uma relação adequada entre o número de horas de aula e o número de horas de estudo. Eu sempre informo aos meus alunos que o ideal é estudar uma hora para cada hora de aula e isso fica praticamente impossível em um curso de imersão, pois são oito horas/aula por dia. Ainda assim, um curso de imersão requer, pelo menos, duas horas de estudos complementar por dia. Em outras palavras, na pior das hipóteses, você terá cinco dias com, no mínimo, 10 horas de contato com inglês.

Se me perguntarem qual a maior vantagem de um curso de imersão, eu diria que é o fato do aluno, praticamente, mergulhar (daí o termo imersão) no idioma inglês. Esse mergulho, ou imersão, em outro idioma, com o auxílio de um professor, mesmo que o aluno seja iniciante, tem um valor semelhante ao de uma pequena viagem aos Estados Unidos ou qualquer outro país onde o inglês seja o idioma nativo.

E existe mais um detalhe positivo: em uma viagem, você dificilmente estará acompanhado de um professor que lhe oriente a respeito do que fazer com as informações que recebe a cada instante. Por isso, não é nenhuma vantagem um aluno iniciante fazer um curso de inglês no exterior. Além de não ter um professor que entenda as suas dificuldades, você estará cercado de outros alunos que não sabem se comunicar em inglês e, portanto, você ouvirá mais coisas erradas do que certas, pois os colegas serão muitos (10 ou 20 alunos em cada grupo), porém o professor, que é quem fala corretamente, será apenas um.  O resultado óbvio é que você estará mais em contato com que não sabe nada de inglês do que com um professor. Essa é uma péssima ideia, um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro, sem mencionar a enorme frustração do aluno.

Conclusão: em um curso de inglês para iniciantes, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar onde inglês é o idioma nativo, você estará cercado de alunos (e não native speakers) que ou não falam nada de inglês ou que falam inglês, no mínimo, tão mal quanto você. Evite essa armadilha. Aprenda inglês básico e intermediário e até avançado aqui mesmo, no Brasil. Curso de inglês no exterior é ótimo apenas para quem já é fluente e quer melhorar a fluência, além de entrar em contato com a cultura do país em que o curso será ministrado.

Se tiver muita pressa, faça um curso (individual) de imersão. Em 40 horas/aula você poderá obter um rendimento, em termos de conversação, muito superior ao que você obteria durante um ano letivo (ou até dois) em um curso com duas horas de aula por semana em um grupo com 10 alunos.

Conselho final: NEVER PUT OFF UNTIL TOMORROW WHAT YOU CAN DO TODAY (não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje).

Have an excellent weekend and take good care of your money.


Tags: Roberto Henry Ebelt, ensino, inglês


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 28.05

  • Dia da Saúde
  • Dia de São Germano de Paris
  • Dia do Ceramista
  • Dia do Desafio
  • Dia do Gráfico
  • Dia Internacional de Luta Contra a Mortalidade Materna