RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - ONCE BITTEN, TWICE SHY.

Últimas notícias

Colunistas

RSS
ONCE BITTEN, TWICE SHY.

Roberto Henry Ebelt

20.12.2013

ONCE BITTEN, TWICE SHY.

Pode não parecer, mas as palavras acima representam um ditado cujo equivalente em português é GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA ou, melhor ainda, GATO ESCALDADO TEM MEDO ATÉ DE ÁGUA FRIA.

A mesma ideia pode ser transmitida com palavras parecidas com as do ditado em português: A SCALDED CAT FEARS COLD WATER. O verbo TO FEAR (regular) significa temer.

Voltando ao título: ONCE é a forma abreviada de ONE TIME.

 TWICE é a forma abreviada de TWO TIMES, o que todas as pessoas que já estudaram um mínimo de inglês sabem. O que é bastante raro é encontrar a palavra THRICE (three times) e alguém a conheça, mas, por mais estranho que pareça, ela realmente existe.

A segunda palavra do título deste texto, BITTEN, é o past participle (particípio) do verbo irregular cujas formas básicas são TO BITE, BIT, BITTEN (morder).

Quando falamos de formas básicas, é indispensável lembrar que elas representam um caminho para chegar a qualquer tempo verbal em inglês. Por essa razão, é de suma importância, sempre que aprender um verbo, aprender as suas três formas básicas.  Bons dicionários sempre apresentam, quando se trata de verbos irregulares, as suas três formas básicas. Ao comprar um dicionário de inglês, verifique sempre se ele apresenta as três formas básicas dos verbos irregulares. Como fazer isso? Consulte um verbo irregular que seja de seu conhecimento e verifique se as três formas dele são apresentadas. Se não constarem as três formas, procure outro.

Verbos regulares não precisam ter as suas três formas básicas descritas, pois a segunda sempre é derivada da primeira + a terminação ED, e a terceira forma sempre é igual à segunda. Se um verbo regular terminar em Y, a coisa complica um pouco: se o Y ocorrer depois de uma vogal, como o verbo PLAY, a regra geral se aplica e a segunda forma será PLAYED e a terceira também será PLAYED.

Porém se o Y final ocorrer depois de uma consoante, como acontece com o verbo TO STUDY, será necessário transformar o Y em I e só então acrescentar ED. As formas básicas do verbo regular TO STUDY são, portanto, TO STUDY, STUDIED, STUDIED.

A última palavra do provérbio de hoje é o adjetivo SHY. Conforme o Oxford Concise Thesaurus, SHY significa, entre outras coisas ENCABULADO, TEMEROSO. Veja os sinônimos em inglês:

BASHFUL, diffident, timid, sheepish, reserved, reticent, introverted, retiring, self-effacing, withdrawn, timorous, mousy, nervous, insecure, unconfident, inhibited, repressed, self-conscious, embarrassed.

A tradução literal (aquela que não a é melhor, pois traduz palavra por palavra e não necessariamente a ideia transmitida pelo texto) é UMA VEZ MORDIDO, DUAS VEZES TEMEROSO.

Lembro mais uma vez que, no século 21, não dominar a língua inglesa torna um indivíduo uma espécie de analfabeto em termos globais.

Lets study English. Remember that it's never too late to learn. MERRY CHRISTMAS.


Tags: Roberto Henry Ebelt, ensino, inglês


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.08

  • Dia da Nossa Senhora Rainha
  • Dia do Anjo Aladiah
  • Dia Internacional do Folclore