RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - HOW DO YOU DO?

Últimas notícias

Colunistas

RSS
HOW DO YOU DO?

Roberto Henry Ebelt

02.05.2014

HOW DO YOU DO?

Esta expressão, HOW DO YOU DO?, apesar do que nos informam muitos bons dicionários, não é mais usada como sinônimo de HOW ARE YOU?

HOW DO YOU DO, para início de conversa, é uma expressão descrita como FORMAL GREETING (saudação formal). Nos tempos atuais, ela deve ser usada somente numa apresentação. Seu significado é equivalente ao nosso MUITO PRAZER.

Como durante séculos ela foi usada com o sentido de COMO VAI?, mesmo durante uma apresentação, ela transmite esse significado. O detalhe é que o interlocutor não vai responder VOU BEM, OBRIGADO (I AM FINE, THANKS).

O que o interlocutor saudado com essa expressão vai responder é HOW DO YOU DO, também.

Ao interpretarmos esse pequeno diálogo, o que vamos entender é que o primeiro a falar disse MUITO PRAZER, e o segundo respondeu com a mesma expressão HOW DO YOU DO (MUITO PRAZER).

Para evitar confusões, use HOW DO YOU DO? apenas em apresentações. Se o seu interlocutor, por acaso responder I AM FINE, THANK YOU, provavelmente ele não é um native speaker.

Se ele for um native speaker, certamente ele responderá com a mesma expressão: HOW DO YOU DO?

Quando você encontrar uma pessoa à qual já foi apresentado, diga HELLO, HOW ARE YOU? E espere ouvir

I AM FINE THANKS. HOW ARE YOU?

Resolvi mencionar este aspecto hoje, pois depois de muitos anos de tentativas frustradas, consegui finalmente ver, no computador, o filme KIND HEARTS AND CORONETS (um dos 100 melhores filmes britânicos de todos os tempos). Na década de 80, devido a um feliz acaso, tive a oportunidade de ver esse filme durante uma madrugada insone e nunca mais consegui revê-lo. Há pouco tempo atrás consegui baixá-lo no computador, inclusive com legendas em inglês.

Lembrando: MURDER significa ASSASSINATO (substantivo) ou ASSASSINAR (verbo).

MURDERER significa ASSASSINO.

O título deste filme em português é “AS OITO VÍTIMAS”. Os papéis de todas as oito vítimas são desempenhados pelo magnífico ALLEC GUINNESS. O papel do Duke of Chalfont é desempenhado por DENNIS PRICE. Ambos desempenham seus papéis magnificamente.

O título inglês, KIND HEARTS AND CORONETS, tem sua origem em um poema de Tennyson de 1842, onde ocorre a frase "Kind hearts are more than coronets, and simple faith (more) than Norman blood." (Corações bondosos são mais [valem mais] do que coroas, e a simples fé vale mais do que sangue normando).

Coronet é a uma coroa pequena, usada por nobres, diferente das coroas (crown,s) usadas por reis e rainhas

Existe um video player (BS.Player) com uma versão gratuita para uso doméstico (home use)que faz maravilhas em termos de sincronização de legendas (sub-titles). Utilizando esse player você não precisa sincronizar nada. O programa inclusive faz o trabalho de pesquisar nos sites de legendas (captions) o arquivo (.srt) adequado ao filme que você está vendo. E você ainda pode configurar o programa para procurar sub-titles no idioma de seu interesse.

Quem gosta de clássicos certamente se deliciará com essa deliciosa black comedy de 1949 dos EALING STUDIOS.

É impressionante como, menos de quatro anos depois do fim da segunda guerra, os ingleses já estavam produzindo uma obra prima cinematográfica.

Mais sobre esse filme, que começa com a expressão HOW DO YOU DO, no sentido em que não é mais usada, você pode obter em http://en.wikipedia.org/wiki/Kind_Hearts_and_Coronets.

If you have any questions about English, send me an e-mail.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, PontoNET


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.08

  • Dia da Nossa Senhora Rainha
  • Dia do Anjo Aladiah
  • Dia Internacional do Folclore