Últimas notícias

Colunistas

RSS
Function words.

Roberto Henry Ebelt

05.06.2015

Function words.

Existe um grupo de pouco mais de 100 palavras, em inglês, que se repetem com uma frequência muito maior do que se pode imaginar. Esse grupo, conhecido em inglês como FUNCTION WORDS, também existe em português e, provavelmente, em todos os idiomas do mundo. Como o que nos interessa é inglês e, eventualmente, português, esclareço que o grupo em português tende a ser um pouco maior do que em inglês, devido ao fato de algumas dessas palavras terem formas diferentes para o plural e para cada um dos gêneros em português (masculino e feminino). Por sinal, a não existência de diferença de gênero em muitas situações em inglês é algo que simplifica muito a vida de quem usa esse idioma. Em tempos de correção política aguda é muito conveniente não ter que se preocupar em usar algum gênero específico, visto que os/as transgêneros (essa palavra ainda não existe, oficialmente, em português, portanto cuidado ao utilizá-la) ainda não criaram pronomes específicos para se referirem a si mesmos.

Voltando ao assunto de hoje, FUNCTION WORDS:

Para chamar a atenção sobre a frequência da ocorrência dos (das) FUNCTION WORDS, reparem que todas as palavras do parágrafo acima, sublinhadas, são function words. São mais de 60 palavras num texto de cerca de 160 palavras. Aproximadamente um terço de todas as palavras de um texto, falado ou escrito, tanto em inglês como em português, é constituído de function words.

O número destas palavras é um pouco superior a 100; isso significa que, em inglês, se você memorizá-las, já estará dominando um terço de todas as palavras do texto. É claro que ninguém, em sã consciência, ainda aprende um idioma estrangeiro através da memorização de listas de palavras, mas fica claro que, tão logo você se acostume a tais palavras, você estará dominando um terço de todas as palavras inglesas que você vai enfrentar.

Como você talvez tenha notado no parágrafo inicial, function words são os artigos, os pronomes pessoais retos, oblíquos e reflexivos, os pronomes demonstrativos e possessivos, os adjetivos possessivos e demonstrativos, os pronomes relativos, as preposições, as conjunções, alguns advérbios, etc.

No meu livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, existe um capítulo específico sobre function words.

Você pode apressar o seu aprendizado de inglês quando domina esses detalhes, portanto leia o máximo que puder sobre o assunto que lhe interessa aprender.  Quanto melhor você conhecer a sua tarefa, mais fácil será executá-la.

Have an excellent week.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 13.11

  • Dia de São Diego de Alcalá
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Mau Humor
  • Dia do Moço Espírita
  • Dia Nacional da Família na Escola