Últimas notícias

Colunistas

RSS
NUMBER SIGN  - # -  e batatas suíças.

Roberto Henry Ebelt

22.02.2016

NUMBER SIGN - # - e batatas suíças.

O símbolo conhecido como jogo da velha em português ( # ), em inglês, desde que foi criado (com o propósito de ser uma abreviação para a unidade de peso libra) servia basicamente a dois propósitos: na Europa era uma abreviação de libra (pound) – 454 gramas – e nos EUA servia à função do nosso símbolo (nº).

Nos últimos 30 anos do século 20, com o advento dos personal computers e seus teclados (keyboards), este símbolo passou a ter um uso mais disseminado ocorrendo na parte superior da tecla do número 3.

Se você o encontrar em um texto inglês, certamente terá o significado da palavra número, de modo que a frase Ele mora no apartamento 703 será escrita assim HE LIVES IN APARTMENT # 703.

O fato de ter um lugar específico nos teclados o transformou em símbolo muito mais comum do que o de NUMBER SIGN, na Internet. O nome deste símbolo é HASH.

Qualquer palavra ou frase (sem separar suas palavras por espaços) precedida de um # passou a se chamar HASHTAG.

A hashtag is a word or an unspaced phrase prefixed with the hash character, #, to form a label. It is a type of metadata tag. Words or phrases in messages on microblogging and social networking services such as Facebook, Google+, Instagram, Twitter, or VK may be tagged by entering # before them, either as they appear in a sentence, e.g., "New artists announced for #SXSW2014 Music Festival" or appended to it.

HASHTAG é uma junção de HASH + TAG, sendo HASH, neste caso, o símbolo # e TAG o substantivo etiqueta, rótulo ou qualquer coisa que possa identificar alguma coisa. Definição em inglês:

A hashtag is a word or an unspaced phrase prefixed with the hash character, #, to form a label.

Culinária: HASH BROWN POTATOES é um prato ou lanche incrivelmente gostoso feito com batatas raladas, cebolas e fritado com pouco óleo.  Uma boa receita você encontra em https://www.youtube.com/watch?v=xznjentYJbg

Originalmente o nome deve ter sido HASHED BROWN POTATOES, pois HASH, neste caso, é um verbo regular (TO HASH, HASHED, HASHED), no particípio passado, e significa picar, ralar, misturar descuidadamente, reaproveitar uma comida. A tradução literal desta gostosura é batatas raladas e douradas (pela fritura). Existe uma versão alemã que nós conhecemos como batatas suíças.

HASH também pode significar maconha, substância também conhecida como GRASS (grama) POT (pote), MARIJUANA e HASHISH.

Weekly tips on English you will find at: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc

Have an excellent week.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.05

  • Dia da Ascensão do Senhor
  • Dia da Congregação Mariana
  • Dia de Mjollnir, o martelo mágico de Thor, o deus dos trovões (Mitologia Nórdica)
  • Dia de São Bernardino de Sena
  • Dia do Comissário de Menores
  • Dia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Dia Nacional do Medicamento Genérico