Últimas notícias

Colunistas

RSS
NO PAIN, NO GAIN.

Roberto Henry Ebelt

15.04.2016

NO PAIN, NO GAIN.

PAIN significa DOR e GAIN significa GANHO

A ideia transmitida por NO PAIN, NO GAIN é a de que se não houver trabalho, não haverá recompensa. No século passado, um provérbio que eu ouvia com frequência e que transmitia, de certo modo, essa ideia, dava ênfase ao aspecto positivo da questão: O QUE ARDE CURA E O QUE APERTA SEGURA, ou, na forma negativa: se não arder, não haverá cura e se não houver aperto, nada ficara preso ou seguro. No provérbio inglês as negações imperam. No provérbio português as negações não ocorrem.

Os pensamentos que chamamos de “lugar comum” – em inglês COMMON SENSE – descrevem situações/declarações que imaginamos como axiomas. Axioma é uma afirmação que não exige prova para que se considere verdadeira.

AXIOM: An axiom or postulate as defined in classic philosophy, is a statement (in mathematics often shown in symbolic form) that is so evident or well-established, that it is accepted without controversy or question. Thus, the axiom can be used as the premise or starting point for further reasoning or arguments, usually in logic or in mathematics. The word comes from the Greek axí?ma 'that which is thought worthy or fit' or 'that which commends itself as evident.' (Wikipedia).

Frequentemente, o que é considerado COMMON SENSE, em uma determinada época, com o passar do tempo, deixar de ter o status de AXIOM. Os provérbios, portanto, refletem o pensamento vigente em uma determinada época e cultura. Para quem gosta de história é muito interessante examinar os provérbios e a época e local em que eram considerados verdades indiscutíveis.

Uma opção para NO PAIN, NO GAIN é THERE IS NO FREE LUNCH. Cabe ao usuário decidir qual das imagens transmitidas mais se adapta à situação em que a expressão será utilizada.

TRUQUES PARA APRENDER CHINÊS EM 10 MINUTOS.

Anúncios que estão prometendo mágicas no aprendizado de inglês estão entupindo a internet. São aqueles que prometem revelar TRUQUES, tipo TRUQUES PARA APRENDER INGLÊS EM x DIAS.

Informações importante: NÃO EXISTEM TRUQUES PARA APRENDER INGLÊS.

Desde a década de 1970 “escolas” (arapucas, na realidade) prometem ensinar inglês e outros idiomas em poucos dias para brasileiros desavisados. Algumas, mais atrevidas, chegam a prometer métodos para aprender inglês enquanto você dorme. Assim como o “truque” para não ser multado por excesso de velocidade é não superar o limite estabelecido, o truque para aprender um idioma é estudar. Existem métodos que ajudam o aluno nesta tarefa, e arremedos de métodos que mais atrapalham do que ajudam.  De uma coisa você pode ter certeza: se gramática for mais importante do que conversação no curso que você faz ou pretende fazer, você está perdendo tempo e dinheiro. O caminho certo para aprender inglês (e qualquer outro idioma estrangeiro) é através do desenvolvimento da capacidade de se expressar oralmente. A parte escrita é importantíssima, mas sempre deve ocorrer depois da parte oral.

Have an excellent day today.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.10

  • Dia da Praça
  • Dia de São João Paulo II
  • Dia de São Martinho de Dume
  • Dia do Anjo Haiaiel
  • Dia do Pára-quedista
  • Dia Internacional do Radioamador
  • Dia Nacional do Enólogo