Últimas notícias

Colunistas

RSS
HORNY & CORNUDO

Roberto Henry Ebelt

03.06.2016

HORNY & CORNUDO

CORNUDO é um adjetivo obtido do substantivo CORNO que significa muitas coisas:

1. Em anatomia e zoologia, significa o mesmo que chifre.

2. O material de que é feito o corno, usado na fabricação de vários objetos.

3. Instrumento de sopro, espécie de trombeta feita com corno, mais conhecida com corno inglês (English horn).

4. Em linguagem popular, corno descreve o marido da mulher que tem ou teve relações sexuais com outros homens (com ou sem conhecimento ou consentimento dele); CABRÃO; CHIFRUDO; CORNUDO; GALHUDO.

HORNY.

A utilização básica do adjetivo HORNY é descrever algo que é feito de osso, de corno, de chifre. Para descrever o macho cuja fêmea copula com outros machos, não cabe a utilização do adjetivo HORNY.  Em linguagem vulgar, o adjetivo HORNY descreve uma pessoa sexualmente muito excitada. Observem a ironia: uma “mesma” palavra HORNY/CORNUDO tem significados totalmente diferentes em inglês e português.

Como descrever, em inglês, o macho cuja fêmea copula com outros machos?

A resposta vem sob a forma do nome de um pássaro cujos hábitos refletem tal comportamento e que foi copiado/imitado/aceito por alguns representantes da espécie sapiens do gênero Homo.

Este pássaro, que não existe no Brasil, é europeu, e a palavra que o descreve existe, de forma similar, em francês, inglês e alemão, idiomas que representam culturas muito mais próximas entre si do que geralmente imaginamos.

O pássaro é o CUCO.

Nas culturas (línguas) inglesa, francesa e germânica, tal indivíduo é denominado, informalmente, de CUCKOLD. A origem desta palavra é francesa, do pássaro CUCO, cuja fêmea se acasala com mais de um macho e ainda não tem a menor preocupação com o ninho para chocar os ovos (uma doidivanas, por assim dizer) deitando seus ovos em ninhos de outros pássaros, geralmente eliminando os ovos que lá já estão, para que os ovos a serem chocados sejam os seus.

A palavra CUCO deu origem à palavra que descreve o macho cuja fêmea copula com vários machos: CUCKOLD.

Existe até um substantivo, em inglês, que descreve esta pratica: CUCKOLDRY.

Resumindo: saber falar um idioma e não conhecer a cultura deste idioma representa menos da metade da história.

Ao estudar inglês, comece imediatamente a ler livros em inglês. Sem literatura, você não vai muito longe. As livrarias dispõem de livros em inglês com vocabulário simplificado apara justamente atender àqueles cujos vocabulários ainda são restritos.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.02

  • Dia da conquista do Voto feminino no Brasil
  • Dia de São Sérgio
  • Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)