Últimas notícias

Colunistas

RSS
Staten Island Railway & Madeira-Mamoré Railroad.

Roberto Henry Ebelt

15.07.2016

Staten Island Railway & Madeira-Mamoré Railroad.

A primeira liga o extremo norte de Staten Island com o sul da ilha e a E. F. Madeira-Mamoré tentou, mas nunca conseguiu ligar duas coisas.

O que essas ferrovias têm a ver uma com a outra?

Staten Island é um dos cinco boroughs de New York.

Borough: (apenas em New York é o nome que se dá a cada uma das cinco subdivisões da cidade). A origem da palavra borough é latina e chegou ao inglês através do alemão: burg = cidade.

A pronúncia de borough é [ brôu ].

A pronúncia de island é [ai-land]

Staten Island é o borough menos conhecido dos turistas. Provavelmente por que é uma ilha ao sul de Manhattan que só pode ser acessada de duas maneiras: por água - usam-se os famosos ferry-boats cor de laranja, que são excelentes e de uso gratuito, e através da famosa ponte Verrazano Narrows Bridge que só foi completada em 1964.


*Verrazano Narrows = estreito de Verrazano (é o local onde o estuário do Rio Hudson – ao sul de Manhattan – é mais estreito. Narrow significa estreito – tanto como adjetivo como na função de substantivo).

Giovanni da Verrazano (1485–1528) was a Florentine explorer of North America, in the service of the King Francis I of France. The bridge over the opening of New York Harbor is one of his numerous eponymous honors.

Em um voo que fiz entre Orlando e New York, ainda na década de 1980, tive a prazer de conhecer um steward ou flight attendant brasileiro. Como o avião estava quase vazio, tivemos oportunidade de conversar e fiquei sabendo que o mais barato tour de New York era ir de ferryboat de Manhattan a Staten Island (ida e volta). A vista é magnífica e o custo era de 50 centavos de dólar. A partir de 1997, a prefeitura aboliu a tarifa. O percurso é de 8,4 quilômetros e é percorrido em 25 minutos. Esse serviço, originalmente privado, tornou-se público em 1905, sendo que foi explorado pela iniciativa privada de 1817 até 1905.

Para ir de carro, de Manhattan a Staten Island. além de ter de pagar vários pedágios, inclusive o da Verrazano Narrows Bridge, você leva quase tanto tempo quanto ir do centro de Porto Alegre à Ipanema em dia de jogo no estádio do Inter.

A pronúncia de Staten é [ státen ]. Não é [ steiten ].

Pois esse borough, que é uma ilha, tem uma linha férrea conhecida pela sigla SIR (Staten Island Railroad) com 22,5 km de extensão.

Staten Island Railway e Madeira - Mamoré Railroad. Pois essa história envolve até um gaúcho nascido em São Gabriel. Refiro-me a José Plácido de Castro. Quando se fala em Plácido de Castro imediatamente lembramo-nos do ACRE. A Staten Island Railway e a Madeira – Mamoré Railroad foram financiadas/dirigidas, pelo menos em parte, por Percival Farquhar.


Percival Farquhar
 (York, Pennsylvania, 1864 — New York, August 4, 1953) was an American businessman with extensive interests in Latin America and Russia.

Born to a wealthy Pennsylvanian Quaker family, Farquhar studied engineering at Yale University.

He was vice-president of the Atlantic Coast Electric Railway and the Staten Island Railway, which controlled rail services in New York. He was also partner and director of the "Compañía de Electricidad de Cuba" and partner and vice-president of the Guatemala Railway.

He developed businesses in Cuba and Central America. He owned railways and mines in Russia and dealt personally with Lenin.

Na novela da rede Globo, MAD MARIA, seu papel foi desempenhado por Tony Ramos. Plácido de Castro foi desempenhado por Antônio Fagundes.


Plácido de Castro, natural de São Gabriel, tornou o Acre um território brasileiro e morreu assassinado aos 34 anos.

Pode-se dizer que tanto Plácido de Castro como Percival Farquhar foram importantíssimos para que o Brasil pudesse adquirir, ao preço de 2 milhões de libras esterlinas mais a construção da EFMM (MMRR), o estado independente do Acre, originalmente pertencente à Bolívia. Até a saudosa VFRGS teve suas origens estabelecidas pelo investidor Percival Farquhar.

Have an excellent week.


Tags: color, dia, imagens, rss, alegre, coluna, hoje, porto, pensar, pontonet, deos, vídeo, ricardoorlandini, do, em, destaque, da, esportes, colunistas, informa


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 28.05

  • Dia da Saúde
  • Dia de São Germano de Paris
  • Dia do Ceramista
  • Dia do Desafio
  • Dia do Gráfico
  • Dia Internacional de Luta Contra a Mortalidade Materna