Últimas notícias

Colunistas

RSS
SWAMPCOOLERS/ Evaporative coolers.

Roberto Henry Ebelt

29.07.2016

SWAMPCOOLERS/ Evaporative coolers.

AIR CONDITIONING ≠ SWAMP COOLERS.

Ao ver as fotos abaixo fiquei sabendo de coisas surpreendentes.

Local: MECA. Em Meca, Arábia Saudita, há uma verdadeira cidade de tendas subutilizadas que poderiam abrigar os muçulmanos que migram para o mundo inteiro, fugindo das guerras que eles próprios provocam e da tirania de governos muçulmanos. A Arábia não acolhe um só migrante. A cidade de tendas sofisticadas fica vazia quase o ano inteiro, aguardando a visita anual dos fiéis, durante o Ramadã. Agitação, confusão, quebra-quebra e reivindicações absurdas? Isto só nos diabólicos países do Ocidente! Essas tendas não são inflamáveis, são climatizadas e têm, cada uma, um aparelho de televisão, um alto falante, termômetro e alarme de incêndio e passam 360 dias por ano sem ser usadas.

As fotos mostram mais de 100.000 tendas com capacidade de alojar 3.000.000 de muçulmanos. Confesso que fiquei encantado com a infraestrutura dos árabes para sua grande festa religiosa. Pelo visto, eles conseguem acomodar melhor mais de 3.000.000 de peregrinos do que o Rio de Janeiro tenta fazer com algumas centenas de atletas.

Vejam mais:

Não é invejável? Lamentável que estas tendas de alto nível sejam usadas durante APENAS 5 DIAS POR ANO, quando poderiam absorver todos os muçulmanos que invadiram a politicamente correta Europa  e a explodem um pouco a cada dia que passa. Porém, o assunto é o aparelho visível nas três fotos acima (mais facilmente visível na primeira foto) e que parece o condensador de um aparelho de ar refrigerado, conforme se vê na foto abaixo.

Não é um aparelho para refrigerar o ar (condicionador de ar). É um aparelho sem compressor conhecido como COOLER ou SWAMP COOLER.

São aparelhos inexistentes no Brasil, ou pelo menos no sul do Brasil (já somos quase um outro país), pois são resfriadores de ar que usam água, e sua evaporação do ar no qual ela foi misturada, para produzir uma queda de temperatura no ambiente em que o ar é insuflado. Este aparelho funciona com resultados razoáveis em locais extremamente secos, umidade relativa do ar menor do que 10%, tais como a Arábia, o oeste americano, provavelmente Brasília, etc. Jamais funcionariam em regiões úmidas como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, pois o seu funcionamento consiste em jogar, com a utilização de ventiladores, ar extremamente seco sobre uma trama de madeira, conhecida em inglês como wood wool ou excelsior, encharcada de água. Veja a aparência desta trama de madeira, cujo nome em português é palha de madeira.

Detalhe interessante: a palavra excelsior, nome desta palha de madeira em inglês, NÃO existe em português como substantivo comum.

Veja a descrição do funcionamento de um SWAMP COOLER:

An evaporative cooler (also swamp coolerdesert cooler and wet air cooler) is a device that cools air through the evaporation of water. Evaporative cooling differs from typical air conditioning systems which use vapor-compression or absorption refrigeration cycles. Evaporative cooling works by employing water's large enthalpy of vaporization. The temperature of dry air can be dropped significantly through the phase transition of liquid water to water vapor (evaporation), which can cool air using much less energy than refrigeration. In extremely dry climates, evaporative cooling of air has the added benefit of conditioning the air with more moisture for the comfort of building occupants.

The cooling potential for evaporative cooling is dependent on the wet bulb depression, the difference between dry-bulb temperature and wet-bulb temperature. In arid climates, evaporative cooling can reduce energy consumption and total equipment for conditioning as an alternative to compressor-based cooling. In climates not considered arid, indirect evaporative cooling can still take advantage of the evaporative cooling process without increasing humidity. Passive evaporative cooling strategies offer the same benefits of mechanical evaporative cooling systems without the complexity of equipment and ductwork.

Visto que SWAMP significa PÂNTANO, por que o nome SWAMP COOLER? Os primeiros modelos destes climatizadores exalavam forte cheiro de algas, que é parecido com o cheiro caraterístico dos pântanos, daí SWAMP COOLERS.

Conclusão: nem pense em comprar aqueles ventiladores enormes que aspergem água na cara das pessoas, pois aquilo é imitação barata de um sistema que, mesmo em climas extremamente secos, produz resultados apenas razoáveis, pois aumentam drasticamente a umidade relativa do ar, o que impede o corpo humano de se refrescar com a evaporação de seu próprio suor.

Have a nice weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.02

  • Dia da conquista do Voto feminino no Brasil
  • Dia de São Sérgio
  • Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)