Últimas notícias

Colunistas

RSS
Fake, Hoax, Troller & Prank.

Roberto Henry Ebelt

14.10.2016

Fake, Hoax, Troller & Prank.

Estamos nos acostumando a conviver, em português, com novos vocábulos, provenientes da língua inglesa, mais e mais, a cada dia que passa, e frequentemente os usamos sem saber exatamente o que eles realmente significam em inglês.

Um exemplo divertido é a palavra FAKE que sempre aparece ou como uma marca registrada ou em comentários na internet. Pois a palavra FAKE não tem uma conotação positiva. Ao contrário, FAKE é um adjetivo cujo significado é FALSO, FALSIFICADO e serve para desacreditar aquilo que qualifica. Em termos de marca registrada, parece que procura atingir aqueles que gostam de contrariar o imbatível establishment.

Como substantivo, FAKE, cuja pronúncia é [fêik] significa:

1. fraude, algo ou alguém que é falso, falsificação.

2. impostor, charlatão, farsante. He’s a fake / ele é um farsante.

Como verbo:   

1 falsificar, imitar falsificando.

2 fingir, disfarçar. 3 improvisar.

Outra palavra muito comum na internet é TROLLER, e alguns derivados seus, via de regra, com uma conotação negativa. Tal palavra originalmente tem a ver com um tipo de barco pesqueiro que faz pesca do tipo arrastão. Pode ser também um pescador que pesca em um barco em movimento, arrastando a isca em velocidade lenta de modo a permitir que peixes se interessem pela falsa presa.

O aspecto negativo de TROLLER provavelmente tem a ver com a palavra TROLL:

A troll is a supernatural being in Norse mythology and Scandinavian folklore. In Old Norse sources, beings described as trolls dwell in isolated rocks, mountains, or caves, live together in small family units, and are rarely helpful to human beings.

Tudo isso deu origem ao verbo brasileiro TROLLAR, (ainda não dicionarizado) cujo significado é:

Uma gíria da internet que significa zoar, chatear. Consiste em sacanear (sic) os participantes de uma discussão em fóruns da internet, com argumentos sem sentido, apenas para enfurecer e perturbar a conversa. Atualmente, o ato de trollar alguém não acontece só no ambiente virtual. Também pode acontecer entre amigos, colegas ou familiares, quando é preparada alguma brincadeira com esse objetivo. As brincadeiras (ou armadilhas) para trollar alguém são variadas e algumas muito sofisticadas (https://www.significados.com.br/trollar/).

Em inglês, esse tipo de brincadeira, um tanto abusiva, se chama PRACTICAL JOKE ou PRANK. Veja uma das melhores dos últimos anos. Note que, para pregar uma peça dessas, dá algum trabalho para quem a prepara: https://www.youtube.com/watch?v=aPyYK_mhtwg

Uma mensagem falsa, tipo LULALELÉ FOI PRESO NESTA MADRUGADA E JÁ SE ENCONTRA NA CARCERAGEM DE CURITIBA para causar confusão e mal-estar, chama-se HOAX. Por causa de HOAXES devemos ter cuidado ao passar adiante notícias estranhas. Um excessivo fluxo de notícias espetaculares pode (MAY) congestionar o tráfego da internet.

Veja uma definição de HOAX: Dá-se o nome de HOAX ("embuste" numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns HOAXES que circulam pela internet informando que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia em centavos para cada e-mail repassado.

HOAX (segundo Ivo Korytowski): Trote. Mensagem falsa alarmando sobre alguma ameaça ou vírus, bastante convincente, cujo objetivo é persuadir o destinatário a reenviá-la para o maior número possível de pessoas.

Logo, se você não for fluente em inglês, você terá dificuldades de entender textos modernos escritos em português. Se precisar de ajuda, entre em contato. Tenho muito prazer em explicar esses assuntos.

HAVE AN EXCELLENT WEEKEND.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.10

  • Dia da Praça
  • Dia de São João Paulo II
  • Dia de São Martinho de Dume
  • Dia do Anjo Haiaiel
  • Dia do Pára-quedista
  • Dia Internacional do Radioamador
  • Dia Nacional do Enólogo