Últimas notícias

Colunistas

RSS
O que significa falar um idioma?

Roberto Henry Ebelt

18.11.2016

O que significa falar um idioma?

Se você prestar atenção, verá que uma conversação, na realidade é uma troca de afirmações, perguntas e respostas. As frases podem se longas (os períodos compostos por várias frases), ou curtas, mas, no fim, tudo se resume a afirmações ou negações, perguntas e respostas.

O primeiro passo ao aprender inglês, portanto deve ser buscar a capacitação de fazer afirmações corretamente. A estrutura de uma frase afirmativa em inglês é basicamente a mesma que usamos em português, a saber,

SUJEITO, VERBO e OBJETO. Veja:

Nelson (sujeito) comprou (verbo) um livro (objeto).

Nelson (subject) bought (verb) a book (object).

A estrutura da língua inglesa, quando se trata de produzir frases afirmativas, é tão simples quando comparada à do português, que o único problema que temos que enfrentar é o vocabulário. Precisamos conhecer o verbo comprar (to buy, bought, bought), o substantivo livro (book), além do artigo indefinido um (a).

VOCABULÁRIO.

Quanto ao vocabulário, o problema pode parecer enorme, mas não é, porque as pessoas cultas, em qualquer cultura e idioma, usam, no dia a dia, um máximo de 3.000 vocábulos.

Para que não restem dúvidas, lembre-se que uma criança, ao entrar no colégio, já se comunica razoavelmente bem, e seu vocabulário é bem restrito, cerca de 500 palavras.

Isso significa que se você conhecer as três estruturas básicas (afirmações, negações e interrogações) e dispor de um vocabulário ativo de 500 palavras você já poderá se comunicar em inglês como uma criança de 7 ou 8 anos de idade.

É importante saber a razão pela qual muitos adultos, com um vocabulário de cerca de 500 palavras em inglês, não conseguem se comunicar. A razão é que não é possível desenvolver uma conversa de adultos com apenas 500 palavras. Essa quantidade de vocábulos é satisfatória para uma criança, mas, se você quiser discutir a eleição de Donald para a presidência dos States, esse vocabulário não funcionará. Porém se você quiser dizer que está com fome e que quer comer um hot-dog, não haverá problema algum.

Se você quiser perguntar a que horas o trem chega, também não haverá nenhum problema. Portanto, durante o seu período de aprendizado, não tente falar sobre assuntos sobre os quais você ainda não leu o suficiente para poder manter uma conversação. Um conselho fácil de seguir: em suas leituras, quando se deparar com um vocabulo desconhecido, ESCREVA-O JUNTO COM SEU SIGNIFICADO. As pesquisas sobre aprendizagem indicam que apenas ouvir ou ler uma palavra não é suficiente para memorizá-la. Você precisa, além de repeti-la, escrevê-la. E depois usá-la em uma frase que faça sentido. Ter uma ideia do seu patrimônio vocabular é muito importante e lhe dará um prazer semelhante ao que você tem ao analisar os seus ativos financeiros (quando eles estão crescendo).  Para tanto eu escrevi as instruções sobre como listar e contar corretamente, e sem repetições, os vocábulos que você já conhece em inglês. Se quiser, mande-me um e-mail para roberto@henrys.com.br pedindo uma cópia das INSTRUÇÕES SOBRE COMO CONTAR O SEU VOCABULÁRIO.

Eu vejo as estruturas como se fossem trens com vagões vazios. Os vocábulos são as cargas que colocamos nos vagões para que eles executem sua função de transportar, nesse caso, as informações que você quer transmitir.

Um trem sem carga não executa nenhuma função, assim como estruturas gramaticais não servem para nada sem vocábulos que transportem uma ideia.

Continuaremos com o assunto COMUNICAÇÃO na próxima semana.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)