RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Words

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Words

Roberto Henry Ebelt

08.09.2017

Words

A expressão UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS é o que chamamos de COMMON SENSE (bom senso), isto é, algo aceito pela maioria das pessoas. Assim sendo, é natural que essa expressão exista em outros idiomas, além do nosso.

Em inglês temos “A PICTURE IS WORTH A THOUSAND WORDS” ou “A PICTURE IS WORTH MORE THAN A THOUSAND WORDS”.

Em português, alguém, com muita propriedade, acrescentou a pergunta: “MAS COMO DIRÍAMOS ISSO SEM PALAVRAS? ” o que tornou ainda mais interessante a afirmação original, além de chamar a nossa atenção para o fato de que esforços conjugados valem muito mais do que a simples soma de seus valores intrínsecos.

Lembro sempre da ideia de que duas crianças travessas produzem, separadas, digamos, 10 travessuras cada, por dia, totalizando 20 travessuras diárias, mas juntas, elas interagem, e o que temos não é a soma de travessuras (20), mas o quadrado: 100 travessuras. Como tenho apenas um filho, não posso confirmar esse fato através de experiência pessoal, mas, se non è vero, è ben trovato (EVEN IF IT IS NOT TRUE, IT IS WELL CONCEIVED).

Isso posto, segue uma ilustração com as 100 palavras mais comuns da língua inglesa, sem as quais você não consegue nem pedir uma informação. Que fique claro que esta lista não é a única. Existem outras com pequenas diferenças.

Como sempre tenho dito aqui, para falar inglês (ou qualquer outro idioma) precisamos dispor de dois tipos de conhecimento, a saber, (1) vocabulário e (2) capacidade de usar o vocabulário de que dispomos de maneira correta (conhecimento das estruturas gramaticais corretas, que basicamente são poucas – formas afirmativas, negativas e interrogativas e capacidade de nos expressar no presente, no passado e no futuro).

Aproveitem, então, para verificar se todas as palavras apresentadas a seguir, fazem parte de seu vocabulário.

Sei, há mais de 40 anos, que não se aprende palavras memorizando listas, mas as listas servem para avaliar os nossos conhecimentos sobre o nosso vocabulário, e é sempre bom fazer um balanço de nossos patrimônios, sejam eles intelectuais ou materiais.

Espero que tenham um EXCELLENT HOLIDAY WEEKEND, caso não tenham que trabalhar na sexta-feira. Se trabalharem na sexta-feira, desejo-lhes AN EXCELLENT HOLIDAY on Thursday and an EXCELLENT WEEKEND on Saturday and Sunday.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.08

  • Dia da Habitação
  • Dia do Haziel
  • Dia do São Pio X