RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Filosofia pedagógica ou como atacar o problema de aprender inglês.

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Filosofia pedagógica ou como atacar o problema de aprender inglês.

Roberto Henry Ebelt

27.10.2017

Filosofia pedagógica ou como atacar o problema de aprender inglês.

O que segue vale para o aprendizado de qualquer idioma estrangeiro, mas especialmente para brasileiros que querem aprender a falar inglês.

As ideias que norteiam este trabalho são definidas como FILOSOFIA PEDAGÓGICA ou PEDAGOGICAL APPROACH, em inglês.

Qualquer método que mereça ser assim chamado precisa ter um APPROACH que sustente os seus procedimentos. Uma determinada FILOSOFIA PEDAGÓGICA pode dar origem a um número infinito de métodos. Assim sendo, antes de saber sobre o método utilizado no curso que você vai fazer (o que não vai lhe dizer nada) é infinitamente mais importante saber qual a FILOSOFIA PEDAGÓGICA que orienta o método que a escola utiliza. Ao se informar sobre o curso que você pretende fazer, não pergunte sobre o método. Pergunte sobre as ideias atrás do método, a filosofia pedagógica. Se o APPROACH for áudio-lingual, as chances de você ter sucesso são sólidas. Se o APPROACH não for esse, nem perca tempo. E se não souberem informar sobre o APPROACH, tome cuidado, pois ainda existem “professores” que acham que é possível ensinar um idioma estrangeiro através de aulas de gramática. Ou de literatura.

O APPROACH que dá resultados satisfatórios é conhecido como AUDIO LINGUAL APPROACH ou, em português, FILOSOFIA PEDAGÓGICA AUDIO LINGUAL (os nomes podem mudar, mas a essência deve ser a mesma)

Não é por acaso que uma criança aprende seu idioma nativo dentro dos princípios deste APPROACH, que se resume em aprender através da AUDIÇÃO (ouvir o idioma a ser aprendido) e repetição LINGUAL (repetir e falar o que ouviu). Se errar, deve ser corrigida, exatamente como aconteceu quando aprendemos o nosso idioma nativo.

Foi apenas no fim do século 19 que um alemão lançou um manifesto sob o título O ENSINO DE IDIOMAS DEVE MUDAR. Até então as pessoas aprendiam um idioma estrangeiro de duas maneiras: morando no país em que se falava o idioma a ser aprendido ou através de pseudo-métodos que misturavam o ensino de gramática com literatura e pouquíssima repetição oral. Só aprendiam um segundo idioma os filhos de pais bilíngues ou os que passavam algum tempo no país que falava a língua que lhes interessava aprender.

Nos anos 50 do século passado, alguns linguistas brasileiros, com o suporte financeiro e intelectual de um senhor de origem árabe, Sr. Yázigi, formaram um centro de linguística aplicada e produziram os primeiros materiais didáticos baseados no AUDIO LINGUAL APPROACH para o ensino de inglês para falantes da língua portuguesa. O método Yázigi foi extremamente bem-sucedido durante décadas. Posteriormente, com a morte dos fundadores, entre eles os homens que lançaram o Yazigi no RS, o meu ex-patrão, Sonilton Alves, e o cérebro atrás do empreendimento, o meu guru e amado mestre MOACIR AKUI, a aura deste magnífico empreendimento desapareceu.

Atualmente os maiores grupos editoriais do mundo, entre eles, Pearson Education (ex-Longman), Oxford University Press, Cambridge University Press dominam o mercado com excelentes materiais didáticos, que são insuperáveis em termos de qualidade.

Isso posto, cabe a você fazer a escolha correta para atingir o indispensável status de bilíngue, condição indispensável para ter sucesso no mundo dos negócios. Se quiser saber mais sobre este assunto, certifique-se de ler o meu livro sobre o assunto, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.08

  • Dia da Habitação
  • Dia do Haziel
  • Dia do São Pio X