Últimas notícias

Colunistas

RSS
Idioleto e dialeto.

Roberto Henry Ebelt

26.01.2018

Idioleto e dialeto.

Todos nós conhecemos a palavra dialeto, cuja descrição, segundo a Wikipedia, é a seguinte:

Maneira de falar, linguagem própria de um país. É a forma como uma língua é falada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística. A variante dialetal é também chamada diatópica ou geolinguística.

Falantes de uma mesma língua apresentam diferenças nos seus modos de falar, de acordo com o lugar em que estão (variação diatópica), com a situação de fala ou registro (variação diafásica) ou, ainda, de acordo com o nível socioeconômico do falante (variação diastrática).

Dialeto é uma variante linguística constituída por características fonológicas, sintáticas, semânticas e morfológicas próprias.

Uma língua pode-se dividir em inúmeras variedades dialetais, desde as mais abrangentes (e. g. português europeu e português brasileiro) até às subvariedades mais específicas - a exemplo do grupo dialetal transmontano-alto-minhoto, que se inclui nos dialetos portugueses setentrionais e o grupo dialetal gaúcho, que se inclui no grupo dialetal do sul do Brasil.

Os critérios que levam a que um conjunto de dialetos seja considerado uma língua autónoma e não uma variedade de outra língua são complexos e frequentemente subvertidos por motivos políticos. A Linguística considera os seguintes critérios para determinar que um conjunto de dialetos faz parte de uma língua:

  1. Critério da compreensão mútua: se duas comunidades conseguem facilmente compreender-se ao usarem o seu sistema linguístico, então elas falam a mesma língua.
  2.  Critério da existência de um corpus linguístico comum: se entre duas comunidades existe um conjunto de obras literárias que são consideradas património de ambas (sem que haja necessidade de tradução), então elas falam a mesma língua.

Um dialeto, para ser considerado como tal, tem de ser falado por uma comunidade regional. As características da língua que não são específicas de um grupo regional são consideradas socioletos (variedades próprias de diferentes grupos sociais, etários ou profissionais) ou idioletos (variedades próprias de cada indivíduo).

As regiões dialetais são estabelecidas por linhas de fronteira virtuais a que se dá o nome de isoglossas.

Voltando: o que não é uma palavra corriqueira é IDIOLETO. Confesso que desde os tempos de faculdade não escutava esta palavra. Em dezembro passado (2017) comecei a assistir o seriado UNABOMBER no Netflix e a palavra IDIOLETO surgiu inesperadamente e com a capacidade de orientar as investigações que levaram à prisão do Unabomber, Theodore Kaczynski, cuja foto se encontra abaixo.

Theodore John Kaczynski (/kəˈzɪnski/; born May 22, 1942), portrayed in the media as the "Unabomber", is an American mathematician, anarchist and domestic terrorist serving a lifetime prison sentence in Colorado. A mathematical prodigy, he left a university career in 1969, pursued a primitive lifestyle in Montana, and then, between 1978 and 1995, killed 3 people and injured 23 others in a nationwide bombing campaign that targeted people involved with modern technology. In conjunction, he issued wide-ranging social critiques opposing industrialization and advancing a nature-centered form of anarchism.

A definição de IDIOLETO (IDIOLECT in English) é:

Idiolect is an individual's distinctive and unique use of language, including speech. This unique usage encompasses vocabulary, grammar, and pronunciation.

Idiolect is the variety of language unique to an individual. This differs from a dialect, a common set of linguistic characteristics shared among some group of people.

Isso esclarecido, fica a recomendação para assistirem esta série que, IMHO (In My Humble Opinion), é bem interessante.

Have an excellent weekend.


Tags: Roberto Henry Ebelt, inglês, artigo, coluna, Ebelt


Roberto Henry Ebelt é professor, escritor, escreveu uma coluna semanal para o Jornal do Comércio de Porto Alegre entre 2001 e 2013, e é diretor do curso HENRY'S BUSINESS ENGLISH desde 1971.

Seu mais recente livro, O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS, pode ser encontrado nas livrarias Disal, Cultura e SBS ou à rua Hoffmann, 728 em Porto Alegre.

E-mail: roberto@henrys.com.br
Fone (51) 3222-3144
www.henrys.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/henrysbusinessnglish/?pnref=lhc




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.04

  • Descobrimento do Brasil
  • Dia da Comunidade luso-brasileira
  • Dia da Força Aérea Brasileira
  • Dia de Santos Mártires de Lião
  • Dia de São Sotero
  • Dia do Planeta Terra