Últimas notícias

Colunistas

RSS
Você é adulto e objetivo o tempo todo?

Iane C. Alvares

30.09.2010

Você é adulto e objetivo o tempo todo?

Espero que não. Ser adulto, estar atento ao trabalho, aos problemas da família e da realidade social e política de nosso país, tudo isto cansa bastante. O ser humano necessita poder descansar de estar o tempo todo em contato com a realidade objetiva.

Poder descansar é entrar em um mundo onde o objetivo se mistura com o subjetivo, onde tem lugar a fantasia, o devaneio e a arte. É poder sonhar acordado, é se iludir, para só depois voltar ao mundo real.

Estar em contato com a realidade e ser adulto é necessário para viver, mas para se sentir realmente vivo é preciso saber sonhar, melhor ainda, saber circular entre o objetivo e o subjetivo.

O mundo objetivo é compartilhado por todos, já o subjetivo é individual, particular e íntimo de cada um, é diferente para cada ser humano. Ali estão as ilusões, fantasias e verdadeiros sentimentos dos seres humanos.

Existem pessoas que não sabem circular entre estes dois mundos, ou são totalmente objetivos, exatos e até frios; ou, ao contrário, perdem-se nas fantasias e afastam-se da realidade. Mas tudo tem sua hora e seu lugar.

Um adulto bem sucedido profissionalmente, ocupando um cargo de elevada responsabilidade, deve saber chegar em casa tirar o terno e a gravata e descansar: brincar com seus filhos, contar histórias para que eles durmam; ou assistir a um bom filme, podendo identificar-se com um personagem, sentindo-se como se fosse ele; e depois, quem sabe, ter um momento cheio de fantasias eróticas enquanto brinca com sua mulher e terminar indo dormir e sonhar.

Um homem adulto tem dentro de si todas as idades. Desde o bebê que dorme tranquilo, à criança inquieta que fantasia, brinca e ri; dos momentos de despreocupação infantil com o mundo que o rodeia até o compromisso com a situação financeira de sua família e os problemas de seu escritório.

Ser maduro é poder tirar a máscara de adulto e admirar o por do sol enquanto toma o seu chimarrão. É, acima de tudo, poder envolver e cuidar da criança que há dentro de si.


Tags: Iane Campos Alvares, psicologia, psicóloga


Iane Campos Alvares é psicóloga clínica.
e-mail: ianecalvares@gmail.com
fone (51) 9114-6853




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual