Últimas notícias

Colunistas

RSS
Como são as terapias com bebês?

Iane C. Alvares

09.11.2010

Como são as terapias com bebês?

Melhor seria dizer: terapias da relação pais-bebês. Geralmente é a mãe com seu bebê que procura atendimento, mas o ideal seria que o pai também pudesse participar.

Os primeiros sinais de que algo não vai bem com um bebê, geralmente aparecem através do corpo, pois ele é a principal via de expressão de suas emoções antes da aquisição da fala.

A mãe comum traduz os sinais emitidos pelo bebê estabelecendo um diálogo não verbal e exclusivo entre eles. Mas nem sempre uma sintonia especial se desenrola. Alguns desencontros passageiros costumam aparecer, como por exemplo, algum distúrbio intestinal quando a mãe volta ao trabalho; ou, uma febre inexplicável quando a mãe se envolve com algum problema fora da dupla; ou ainda, um episódio de vômitos ou, quem sabe, uma insônia, na época da troca do peito pela mamadeira. São sinais que o bebê vai enviando e a mãe sensível vai entendendo e ajudando o filho a superar estas dificuldades.

No entanto, algumas dissintonias surgem de maneira persistente. Nestas ocasiões é que se deve procurar a ajuda de um psicoterapeuta especializado na relação pais-bebês. São terapias breves que visam reestabelecer a sintonia perdida. O terapeuta tenta entender o que se passa com aquela dupla mãe-bebê ou pais-bebê.

Estas intervenções precoces têm sido extremamente proveitosas agindo profilaticamente e impedindo o desenvolvimento de algum distúrbio emocional no futuro.

Como já comentei nesta coluna, a prevenção é o melhor remédio. Hoje em dia, mulheres procuram cursos de gestantes ou psicoterapia, para terem um espaço onde possam falar de suas angústias frente à maternidade, angústias comuns, mas que incomodam este momento tão especial que é a gestação.


Tags: Iane Campos Alvares, psicologia, psicóloga


Iane Campos Alvares é psicóloga clínica.
e-mail: ianecalvares@gmail.com
fone (51) 9114-6853




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual