Últimas notícias

Colunistas

RSS
Mudanças climáticas

Vininha F. Carvalho

20.10.2010

Mudanças climáticas

Os efeitos das mudanças climáticas, já não são mais uma ficção futurista e podem ser confirmados por meio de alguns dos principais efeitos adversos observados nos dias atuais, mostrados em publicação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia: elevação do nível do mar; alteração no suprimento de água doce; maior número de ciclones; tempestades de chuva e neve mais fortes e frequentes; e intenso e rápido ressecamento do solo. Os estudos atuais sobre o aquecimento ainda não são conclusivos sobre as interferências humanas nas alterações que estão ocorrendo em nível global. Alguns estudos sobre as transformações em outras eras indicam uma variação climática cíclica que passa de períodos úmidos a períodos secos (glaciações). Entretanto, o que se pode afirmar é que em termos de microclimas as alterações são facilmente comprováveis .

O Furacão Katrina, é consequência de que? É um fenômeno natural pura e simplesmente, ou está associado a alguma alteração climática? Ainda que seja um fenômeno natural, por que causou tantos estragos?

Nas alterações globais é grande a probabilidade de ter uma relação com o processo de industrialização que vem ocorrendo nos últimos 200 anos, sobretudo pela transferência do carbono fóssil do presente no subsolo (carvão e petróleo para a atmosfera, mediado pelas transformações industriais).

Contudo ainda não se pode afirmar que as alterações são decorrente diretamente das ações antrópicas. Possivelmente, elas, acentuam as transformações que naturalmente já vem ocorrendo em escala global.
Suspeita-se, até, que os aviões causam impacto sobre a camada de ozônio da terra. As explosões vulcânicas, já foram mencionadas por pesquisadores, como causa do aumento do buraco na camada de ozônio. Existem muitas especulações sobre os impactos do efeito estufa no planeta, mas, certamente, os países em desenvolvimento, como o Brasil, sofrerão mais, pois são mais vulneráveis à escassez de alimento e água, a secas intermitentes e chuvas intensas.

Nas questões ambientais, o inesperado pode prejudicar muitas pessoas, e as perdas não serão registradas apenas em valores monetários ou credibilidade de empresas. Neste tema, as perdas serão irreparáveis, pois envolvem vidas, muitas vidas que podem ser destruídas, as vezes de maneira coletiva, como as que foram vítimas das catástrofes climáticas ou até mesmo do recente acidente aéreo.

O clima possui suas variações naturais, sendo que o ser humano pode ainda desconhecer seus reais efeitos. O clima varia de tempos em tempos. Porém, este tempo costuma ser muito longo, cerca de milhares de anos. Cem anos para o planeta não é nada. Mas, alterações significativas podem estar se manifestando. Como no passado não existia uma tecnologia avançada que permitisse registrá-las, precisamos saber identifica-las e mensurá-las, visando salvar muitas vidas. Sem restrições, somos todos, filhos da natureza e, precisamos aprender a desvendar os seus mistérios.


Tags: meio ambiente, clima, animais, ecologia


Vininha F. Carvalho é jornalista, ambientalista e engajada na causa dos animais. Graduada em administração de empresas e economia, é especializada em temas que envolvem questões na área ambiental, principalmente relativas a animais, para veículos da mídia impressa e eletrônica. Atuante em entidades e projetos com enfoque social.
Presidente da Fundação Animal Livre.
e-mail: vininha@uol.com.br
Home page: www.animalivre.com.br





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação