Últimas notícias

Colunistas

RSS
Conto De Natal!

Vininha F. Carvalho

24.12.2010

Conto De Natal!

Com muito brilho nos olhos as pessoas caminhavam apressadas pelas ruas da cidade, admirando as vitrines enfeitadas que davam um colorido diferente na paisagem. Tudo convidava para o bem e para a grande festa espiritual do ano.

Havia um clima de generosidade no ar, todavia para ele, isto parecia muito falso, devido às profundas marcas que trazia no peito, fruto da falta de compreensão, quando não lhe deram chance de reparar seus erros, para que pudesse crescer e desenvolver seus sentimentos, não lhe mostraram que existiam outros caminhos que o levariam à luz, à paz e a vitória.

O que ele mais precisava naquele momento era de um amigo, para que pudesse tratá-lo como um irmão, incentivando-o a nutrir seu corpo e sua mente de novos sonhos, mostrando que a vida é um dom maravilhoso e que é preciso vivê-la intensamente.

Depois de ter se alimentado a sós em uma farta mesa, saiu pela cidade buscando encontrar o sustento para seu coração tão carente de afeto.

Já quase sem forças de tanto procurar uma palavra sincera, sentou-se numa praça distante, onde mal podia ouvir as comemorações que as pessoas faziam em suas casas, comendo, bebendo e trocando presentes, não se lembrando que o Natal é uma festa de interiorização, onde o principal alimento deveria ser o amor ao próximo.

Ficou ali por muito tempo, até que dele se aproximou alguém que possuía beleza sem orgulho, força sem violência, coragem sem ferocidade e, ao se olharem, descobriram que poderiam ser bons amigos e juntos saíram felizes, caminhando na certeza que nunca mais estariam sozinhos.

O seu melhor amigo agora é este cão que soube lhe dedicar todo o seu amor sem nada pedir em troca, somente que ele existisse!

Feliz Natal a todos!


Tags: natal, ano novo


Vininha F. Carvalho é jornalista, ambientalista e engajada na causa dos animais. Graduada em administração de empresas e economia, é especializada em temas que envolvem questões na área ambiental, principalmente relativas a animais, para veículos da mídia impressa e eletrônica. Atuante em entidades e projetos com enfoque social.
Presidente da Fundação Animal Livre.
e-mail: vininha@uol.com.br
Home page: www.animalivre.com.br





Opinião do internauta

  • Seila Albornoz (27.12.2010 | 10.54)
    Bom dia Jornalista Vininha. Excelente metáfora. E esta é, sem dúvida, a realidade de muitos moradores de rua de nossa Cidade. Lendo seu conto visualizei a cena e comoveu-me profundamente. Cumprimentos pela sensibilidade e habilidade de colocar o leitor dentro da cena. Forte abraço, e um 2011 com a realização de seus projetos pessoais e profissionais. Seila A.
  • Carlos Mello (27.12.2010 | 08.34)
    Ainda bem que terminou o natal. Deviam trocar o nome para NOITE da HIPOCRISIA. Pois tudo é falso, desde as neves, o Papai Noel vestido de pijama vermelho dizendo ser uma pessoa que nem existe de verdade, sempre enganando alguma criança. A felicidade exagerada nos rostos, geralmente movidos a álcool. A falsa data de nascimento do Cristo. A hipocrisia de pessoas falando como ajudar os pobres. As mensagens de natal recheadas de clichês, etc. A única verdade é a mostra da face cruel da desigualdade social. Não existe nada agradável no natal, nada mesmo. Pois tudo que acham bom no natal, incluindo a solidariedade, encontros familiares, panetones e 13º Salário, poderia ser melhor distribuído durante o ano.
  • Resposta do Colunista:
  • Resposta do Colunista:

    É sua opinião Carlos.

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem