Últimas notícias

Colunistas

RSS
Animais conquistam novos espaços na sociedade

Vininha F. Carvalho

30.06.2011

Animais conquistam novos espaços na sociedade

Desde os mais remotos tempos, os animais tem contribuído de alguma forma para que os homens possam construir um mundo melhor. Muitas das civilizações utilizaram os cavalos como meio de transportes, os gatos para proteger os celeiros dos ratos, os bois para arar as terras para o plantio, os pombos correio na comunicação a longa distância e os cães no auxílio á guarda das propriedades, permitindo o desenvolvimento econômico e cultural dos povos.

Através da confecção de selos, brasões, estátuas, desenhos e símbolos foram prestadas inúmeras homenagens a eles.

Os grandes gênios da humanidade foram verdadeiros amantes dos animais. Quem já não ouviu essa célebre frase de Leonardo da Vinci: ”Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e nesse dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade".

Com todos os avanços da ciência, o convívio com os animais, é ainda considerado um dos melhores recursos terapêuticos e eles fazem um bem enorme ás pessoas. São o melhor remédio para o corpo e para a alma.

Atualmente existem milhares de cães e gatos de raça ou não que fazem parte das famílias. Eles vivem ao lado de seu dono, sem se importar com a posição social do mesmo, seja um mendigo ou um importante presidente, oferecendo todo o seu amor. E amor, todos sabem, faz bem a saúde.

Por outro lado, alguns animais continuam sendo vítimas da irresponsabilidade e da crueldade humana, utilizados na vivissecção em nome da ciência e da pesquisa, como entretenimento, esporte e disputas, levando algumas espécies á extinção.

A proteção aos animais está deixando de ser apenas um ato de caridade e passa a ser considerada uma obrigação legal, devido a luta de abnegados, que conseguiram junto aos órgãos governamentais a implementação de leis, lhes proporcionando uma condição de vida mais digna.

Em nosso cotidiano, sentimos a necessidade de adquirir cada vez mais conhecimentos sobre este assunto, para compreender melhor os problemas e buscar as soluções.

Dentro dos espaços conquistados pelos animais, eles se tornaram nos últimos tempos estrelas de TV em todo o mundo. Que eles continuem brilhando com suas participações no meio artístico ,transmitindo ás pessoas muito mais que uma emoção passageira , ou pior, sendo usados como objeto para fazer sensacionalismo. Desejo de vê-los sempre respeitados e jamais explorados, com o único intuito de bons desempenhos de audiência.

Nos países desenvolvidos, visando o bem estar animal, foi implantada a identificação e o registro de animais, taxas adequadas, trabalho de esclarecimento e conscientização de posse responsável e a promoção de programas de esterilização.

As taxas de licença feitas nas prefeituras, são ajustadas de maneira a motivar os proprietários a esterilizar seus animais e os recursos servirem para construir e manter os abrigos. Podemos citar a Holanda e a Suécia, onde este método conseguiu tornar estável a população de cães e gatos e o grau de abandono é muito baixo. A maioria que chegam aos abrigos são adotados.

O engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza é fundamental para que as crianças passassem a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vivem, combatendo as atitudes do comportamento violento e criando uma sociedade melhor, onde viverão seus filhos e netos.

O futuro de todos os animais, inclusive dos humanos, depende do esforço e da vontade de todos os poderes públicos e da comunidade em manter o equilíbrio ecológico no planeta.


Tags: Vininha, cães, adoção, gato


Vininha F. Carvalho é jornalista, ambientalista e engajada na causa dos animais. Graduada em administração de empresas e economia, é especializada em temas que envolvem questões na área ambiental, principalmente relativas a animais, para veículos da mídia impressa e eletrônica. Atuante em entidades e projetos com enfoque social.
Presidente da Fundação Animal Livre.
e-mail: vininha@uol.com.br
Home page: www.animalivre.com.br





Opinião do internauta

  • Fernando dos Santos Wilges (30.06.2011 | 16.51)
    O problema é que muitos humanos estão se animalizando a pretexto de cuidar dos bichinhos. Hoje mesmo pisei em fezes de cachorro, deixando o meu carro com cheiro insuportável. Quanto egoísmo dessas pessoas hipócritas que dizem "amar" os cachorrinhos em detrimento da convivência em sociedade. Vai o meu desabafo e a minha declaração de que não tenho animais domésticos porque ADMITO que não posso cuidá-los dignamente.
  • Resposta do Colunista:
Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação