Últimas notícias

Colunistas

RSS
Porque devemos Questionar.

Carlos Mello

07.03.2012

Porque devemos Questionar.

Questionar é aprender, é dar a oportunidade de quem nos apresenta um fato poder mostrar que domina o assunto. Nunca devemos aceitar explicações como verdades absolutas, se assim o fizermos estaremos perdendo uma oportunidade de aprender mais.

Quando eu era guri, tinha 14 anos, estudava num internato de padres salesianos em Taquari/RS, assisti um professor de religião, depois de ficar irritado as dúvidas sobre o que ensinava, dar uma resposta quando um colega aluno perguntou se questionar era pecado.

Resposta: “Sim é pecado, porque se tu questionas é porque duvidas. Deus não é homem para errar nem homem para ser questionado, tudo que ele faz é perfeito e para o bem de todos”.

Eu nunca consegui esquecer a estúpida resposta.

Levei anos para entender que a verdade era que aquele “professor” não sabia responder, simplesmente porque não existiam respostas. Então usou a estratégia de proibir perguntas sob ameaça de que questionar a fé era blasfêmia.

Um bom professor, como é todo o conceito da ciência, nunca se importa que alguém mostre um erro, e, quando acontece, aceita e corrige.

Ao contrario disto, nenhum líder religioso aceita de bom grado quando é contestado, porque invariavelmente as perguntas sempre o fazem cair em descrédito.

Atualmente com a ampliação e democratização dos meios de comunicação, os evangelizadores estão cada vez com mais dificuldade de apresentar seus dogmas.

Não é fácil, sem a saudosa filosofia do “aceite com fé e cale a boca”, convencer que existe um homem invisível, que mora no céu observando e controlando tudo, que possui uma listinha de com dez leis a serem seguidas, que ele ama as pessoas, que é só bondade e exige ser adorado. MAS se não seguir suas determinações ele colocará, por TODA A ETERNIDADE, num lugar sendo queimado.

Ainda assim, inacreditavelmente, em pleno século 21, esta ainda é uma mercadoria das mais vendidas e a cada dia aparecem mais padres, bispos, pastores, etc, buscando e conseguindo arrancar fortunas de crentes com a promessa de recompensa depois da morte, num outro mundo.

É humilhante para a raça humana, em plena época de predomínio da ciência, existir quem escolha o sobrenatural em detrimento das explicações científicas e perdem uma parte da vida, que é efêmera, acreditando em deuses, mitos, poderes psíquicos e pseudociências.

Portanto, quando lhe apresentarem um dogma, QUESTIONE. Depois pense se a explicação é razoável!


Tags: Carlos Mello, artigo


Carlos Mello é formado em Economia pela UFRGS, trabalha com Avaliações Financeiras e Cálculos Periciais. Reside em Porto Alegre.

Email: carlosmello@ufrgs.br
Telefone: (51) 99113-2232




Opinião do internauta

  • Jumar Adorno (16.10.2013 | 21.20)
    Talvez a questão seja por o amputado não ter fé o suficiente. O milagre depende de quem esta necessitando dele. Jesus fez questão de deixar isso claro. Sem fé, sem milagre. O fato de ter um membro amputado parece mais difícil de acontecer o milagre, imagina uma perna crescendo de um toco de fêmur? Se creres verás a glória de Deus.
  • Maria Gourgues (09.03.2012 | 10.19)
    Nunca tinha pensado que os amputados nunca recebem milagres. Fiquei curiosa para ver se algum padre ou pastor explicasse porque os amputados não são atendidos, mas nao apareceu ninguem.
  • Resposta do Colunista:

    Que explicação heim Jumar?  Mas pensas a respeito!

    Tu estás afirmando que nunca apareceu NENHUM crente, em milhares de anos, que não teve fé suficiente?

    Mas para curar coisas sem qualquer controle médico e que não são visíveis e comprováveis aparecem aos milhares?

    A perna foi só um exemplo, mas então qual a desculpa para um dente cariado, um olho vazado, uma espinha quebrada? Também não aparece ninguém com fé suficiente?

    Pensa a respeito e vais ver que estás se enganando.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Maria Gourgues. Há pelo menos dois mil anos não aparece alguém para explicar. Na verdade os religiosos FOGEM de qualquer explicação. Fica muito ridículo para eles.

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 20.05

  • Dia da Ascensão do Senhor
  • Dia da Congregação Mariana
  • Dia de Mjollnir, o martelo mágico de Thor, o deus dos trovões (Mitologia Nórdica)
  • Dia de São Bernardino de Sena
  • Dia do Comissário de Menores
  • Dia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Dia Nacional do Medicamento Genérico