Últimas notícias

Colunistas

RSS
O Sole Mio, a canção que é a imagem da Itália.

Carlos Mello

05.09.2012

O Sole Mio, a canção que é a imagem da Itália.

Uma das coisas que é comum na raça humana é o gosto pela música, é uma coisa natural, é impensável alguém não gostar de música.

Claro que o gosto musical é discutível, alguns estilos devem fazer mais mal do que bem, na verdade são barulhos como uma poluição sonora. Mas fora a questão da escolha de um estilo, algumas musicas são unanimidade, até para os de mau gosto. São as chamadas clássicas, não no sentido erudito e sim no de ter conseguido agradar sem sofrer desgaste com o tempo.

 

Dentre as milhares e maravilhosas melodias, destaco a canção “O Sole Mio”. Os entendidos a definem como uma canção folclórica italiana.

Esta música foi escrita há mais de um século atrás, em 1898. É a canção napolitana mais cantada no mundo.

A letra da música foi composta por Giovanni Capurro e Alfredo Mazzucchi.

A primeira gravação foi feita por Giuseppe Anselmi em 1907, que apesar dos poucos recursos empregados, um piano e a voz de Giuseppe, e um estilo que deveria ser agradável para a época, mostra que a canção nasceu contagiante.

Desde então já foi interpretada por quase todos os cantores de bom gosto.

A música é tão linda que, nestes 114 anos, não resistiu a composição de outras letras para satisfazer ao gosto de praticamente todas as nacionalidades, tornando-se um clássico de domínio internacional de forma natural, por necessidade de escutá-la em outros idiomas.

Só nos últimos cinquenta anos existe desde a versão clássica do tenor lírico Luciano Pavarotti até uma versão muito interessante em estilo rock pesado da banda “Me First And The Gimme Gimmes”. 

Os EUA, tiveram a sua primeira versão no idioma inglês em 1949, gravada por Tony Martin sob o nome de "There's no Tomorrow".  

Mas em 1960 Elvis Presley gravou com uma letra composta por Aaron Schroeder e Wally Gold, chamada “It's Now Or Never”, que simplesmente arrasou. Até agora, passados 42 anos, está longe de ser superada.
 Eu adoro esta gravação dele brincando com a banda.

Algumas curiosidades sobre O Solo Mio:
O autor, Eduardo Di Capua, quando se inspirou para fazer a música, não estava nem perto de Nápoles, sequer na Itália ele estava. Foi na cidade de Odessa, na Ucrânia, Rússia, onde estava fazendo turismo.

Yuri Gagarin, o astronauta russo, ao vislumbrar o sol por um ângulo que jamais algum ser vive o tinha feito, não resistiu e de dentro de sua nave Volstok cantarolou “O Sole mio.”

Eduardo Di Cápua, Giovanni Capurro e Alfredo Mazzucchi, os autores da música, não conseguiram ganhar dinheiro com sua obra, morreram na miséria.

O Sole Mio, em 1911, participa de um concurso promovido pelo jornal “La tavola rotonda” e ficou em segundo lugar, perdendo para a canção “Napule bello”.

Na abertura das Olimpíadas de Antuérpia, em 1920, a banda que encarregada de cantar a hino italiano, perdeu a partitura e não pensaram duas vezes, tocaram “O Sole mio”, que foi acompanhado por todos de todas as nações presentes.


Tags: Carlos Mello, artigo


Carlos Mello é formado em Economia pela UFRGS, trabalha com Avaliações Financeiras e Cálculos Periciais. Reside em Porto Alegre.

Email: carlosmello@ufrgs.br
Telefone: (51) 99113-2232




Opinião do internauta

  • Alberto Muller (05.09.2012 | 16.40)
    Carlos Mello, eu concordo que essa melodia é uma das mais lindas. Quando inicia o primeiro acorde eu já fico em posição de reverencia para escutar. Me lembro que uma vez colocaram o Roberto Carlos junto com o Pavarotti a cantar essa música, foi a única vez que quase estragaram o Sole Mio. Confere se o primeiro cantor americano não foi Dean Martin em vez de Tony Martim. Saudações.
  • Resposta do Colunista:

    Alberto, é que o pessoal que fazia parte do seleto grupo de amigos dele, como eu, chamávamos ele de Tony, e esqueci que aqui ninguém sabia disto.
    É brincadeira, eu pensei em Dean Martin e escrevi Tony Martin. O correto é mesmo Dean Martin sim.
    Obrigado pela correção e participação.

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 19.03

  • Dia da Escola
  • Dia de São José (feriado municipal em Fortaleza - CE)
  • Dia do Carpinteiro e Marceneiro
  • Dia do Diplomata
  • Dia do Funcionário Público Municipal
  • Dia dos Moribundos
  • Dia Mundial do Artesão