Últimas notícias

Colunistas

RSS
Jonas e a baleia - A história mais ridícula da Bíblia.

Carlos Mello

16.10.2013

Jonas e a baleia - A história mais ridícula da Bíblia.

Deus inicia o livro de Jonas com seu ímpeto raivoso normal, querendo destruir as pessoas.

Jonas 1:1 Certo dia, o SENHOR Deus disse a Jonas, filho de Amitai:

Jonas 1:2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.

Jonas 1:3 Porém, fugiu da missão tomando um navio para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Jonas tentou fugir do ataque de loucura de Deus, como era esperto fugiu de barco. Mas Deus ficou muito brabo porque quando diz para fazer alguma coisa não existe livre arbítrio, é ordem. Estranhamente esse Deus que se apresenta como onisciente, que sabe tudo, comete um erro assim não sabendo que Jonas fugiria.

Deus todo amor ficou com tanto ódio que criou uma tempestade com ventos que quase partiu o navio ao meio:

Jonas 1:4 No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio.

Atitude típica de Deus, quando alguma coisa não lhe agrada resolve matar pessoas, não importando se são inocentes.

No meio da tempestade Jonas confessa aos marinheiros que estava fugindo de seu Deus e dá a ideia de ser jogado ao mar.

Jonas 1:12 Jonas respondeu: - Joguem-me no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.

Jonas 1:15 Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou.

Então com o mar calmo Deus que queria matar todos, que não tinham nada a ver com Jonas, resolveu ficar bonzinho e enviou uma baleia que engoliu Jonas. As versões atuais, sabendo que baleias não tem espaço para engolir mais do que sardinhas, com a graça de Deus, alteraram de baleia para um genérico “Peixe grande”

Jonas 1:17 O SENHOR ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

Na escuridão junto aos sucos gástricos da baleia, o azarado Jonas reza e pede perdão por não ter obedecido a divina determinação.

Então Deus fica bonzinho e manda a baleia vomitar Jonas na praia, e a baleia, mesmo sabendo que não vai para o céu porque os bichos foram descriminados e não tem “alma”, não fez como o Jonas e obedeceu.

Também ordenou que Jonas cumprisse a determinação. Lógico que Jonas, depois de um grande banho, desta vez não pensou em cair fora.

Jonas 2:10 Então o SENHOR deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.

Jonas 3:2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou te dar.

Os métodos de Deus e seus adoradores não mudaram nada, ainda atualmente os crentes usam as ameaças como forma de convencimento.

Jonas 3:4 Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar que “Dentro de quarenta dias, Nínive seria destruída”!

Depois do susto porque passou, Jonas não deixou por menos e foi muito convincente em suas ameaças, pois ao habitantes de Nínive acreditaram e se arrependeram. Segundo a bíblia 120.000 mil homens iriam ser mortos.

Deus, como é “muito misericordioso” se arrependeu do que ia fazer e poupou os habitantes da cidade.

Jonas 3:10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

Arrepender-se do que iria fazer soa muito estranho para um Deus que tem o poder de saber tudo antecipadamente. Mas lógica é o que menos existe na tal de bíblia.

Com este arrependimento de Deus, o coitado do Jonas virou motivo de chacota por fazer uma profecia que não aconteceu, passou por falso profeta.

Jonas 4:1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.

Jonas 4:2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

Jonas então fez um dramalhão:

Jonas 4:3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Incrivelmente Deus censura Jonas por ele ter ficado brabo, dizendo que há pessoas inocentes em Nínive:

Jonas 4:11 Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas e também muitos animais!

Esse Deus do Jonas é muito instável emocionalmente. Alguns dias antes estava afundando um barco com pessoas inocentes por causa do Jonas, e há pouco tempo iria destruir e matar uma cidade inteira também com centenas de pessoas inocentes nela. Agora diz estar com pena das pessoas e dos animais. Tem que ser um Deus muito terrorista para agir assim.

A estória completa é muito mais estúpida. Jonas estava indignado com sua perda de tempo, mas subiu num monte e construiu uma cabana, então Deus fez crescer um pé de abóboras, para fazer sombra para Jonas, mas se não bastasse tanta bobagem, envia um verme para destruir o pé de abóbora junto com um vento seco para incomodar Jonas, e por ai vai o besteirol.

Esta tola história, de tão ruim que é, atualmente é considerada uma parábola, que é uma narração alegórica para passar algum preceito de moral, uma lição de vida.

Então esta para quê? Para peixes não engolirem humanos?

Não. Serve para mostrar que ele tem que ser obedecido sem quaisquer questionamentos, que seja suplicado, adorado.

E tem quem acredite que isto tudo seja verdade porque está naquele livro sagrado e seguem adorando esse Deus exageradamente carente.

Ainda bem que é só um mito.

Moral da historia: O fanatismo cega a razão e o bom senso.


Tags: Carlos Mello, artigo


Carlos Mello é formado em Economia pela UFRGS, trabalha com Avaliações Financeiras e Cálculos Periciais. Reside em Porto Alegre.

Email: carlosmello@ufrgs.br
Telefone: (51) 99113-2232




Opinião do internauta

  • Edson Reis (20.11.2016 | 16.43)
    Excelente matéria. Claro que ainda hoje, com toda tecnologia à disposição para pesquisas, existem aqueles que embotaram suas mentes, ouvindo discursos ridículos de pastores tão apedeutos quanto aquelas. Os crente pira!
  • Antonio (29.05.2016 | 17.40)
    A minha opinião e que vc e digno de pena oro por vc.
  • kooboo (22.05.2016 | 13.21)
    Eu estava pensando nessa fábula agora (digo, HISTORIA) e vejo muitos problemas - não caber um homem no estomago de um peixe, não haver oxigenio para sobreviver e o mais incrivel - não ser digerido em tres dias! Realmente, o crente tem de fechar a mente a muitas perguntas para aceitar as coisas.
  • Sandra Maria da silva (12.04.2016 | 11.05)
    A vantagem de tudo é que Deus não depende de sua crença de todo jeito o juízo do todo poderoso chegará em sua vida aí vc se arrependerá dessas loucuras mais pra onde vc vai não existe misericórdia.Se eu não conseguir alcançar a tão sonhada salvação certamente nos encontraremos no inferno
  • Borba Dignatto (27.03.2016 | 16.15)
    Ateu desgraçado...
  • Raiane (26.03.2016 | 21.33)
    Me desculpe pelo que vou ti dizer, mais vc com todas essas palavras não estar fazendo com que as pessoas pense. Você ta atacando pra ter sua própria razão. Colocar as pessoas para PENSAR significa mostrar os dois lados sem ofencas, deixando que cada um por si escolha no que acreditar. Eu acredito em um Deus invisível e você acredita em uma teoria nunca comprovada. Respeito sua opinião, mais sinceramente não ataque pois para quem acredita a palavra de Deus e sagrada.
  • reginaldo (20.12.2015 | 17.36)
    concordo com voce e uma opiniao sua e Deus deixou o livre arbtriu voce como jonas fez sua escolha ficar contra Deus isso niquem pode muda so Jesus pode nos perdua e da outra chance como fez com ninive e com jonas ai vem a pergunta voce tera outra oportunidade so Deus o sabe eu espero que sim mas nao sou Deus para tida esta oportunidade so voce e ELe beleza amigo Ele ti ama assim como amol eles
  • Diogo (12.09.2015 | 13.16)
    Olá, percebo que você tem vários argumentos razoáveis e outros extremamente questionáveis... Só vou colocar aqui um link, de fatos históricos de homens que foram engolidos, um deles por uma baleia de 30m, tais acontecimentos foram registrados em revistas, jornais e livros, como acontecimentos históricos... A maioria do seus argumentos é apenas de reflexão própria e tão tendenciosa como de um cristão só que de orientação oposta... Em todas suas análises não vi argumentos científicos, como medidas de baleias e histórias correlativas...
  • Belenzer (17.07.2015 | 16.53)
    Caro Carlos Melo: vejo que todo o seu estudo que diz no fim da matéria , não o ajudou a escrever este artigo. erros estúpidos de História acabou cometendo. Quero apenas pedir que estude a História de Nínive? veja o que acontecia naquele lugar, pois seu artigo visivelmente não tem tese alguma de historia. Digo que qualquer pessoa que se interessar em Estudar a história vai acabar chegando em uma opinião diferente da sua. Hoje as pessoas querem falar, mas não buscam ter o conhecimento. Estude um pouco mais, para não passar vergonha sobre História. Deus o abençoe.
  • HENRIQUE CARVALHO (07.06.2015 | 15.32)
    DEUS TE PERDOE DA TUA IGNORÂNCIA! NÓS DEVEMOS TE INCOMODAR BASTANTE!! MAS DEVE SER PORQUE SABEMOS A VERDADE E A VIVEMOS, NÃO FICAMOS TEORIZANDO E FILOSOFANDO COISA VÃS...ACORDA, MEU QUERIDO!
  • Edna (02.06.2015 | 15.43)
    Olá Carlos Melo!! Quero só dizer uma coisa, já que este Deus que os crentes pregam não existe, zomba dele, escarnece dele, diz para ele tirar tudo que vc conquistou até agora. Dinheiro, família posição social etc,diz para ele, se ele existe mesmo e tudo que vc conquistou foi porque ele tem te sustentado e tido misericórdia de vc, que ele tire tudo isto de vc que vc fique na sarjeta,Pede com toda tua alma já que ele não existe vc não esta correndo nenhum risco né...
  • Aureo Fernandes (16.04.2015 | 10.36)
    Caro Carlos Mello, as coisas de Deus não tem explicação são mistérios , ou você crer ou você nunca vai entender e sempre vai querer contradizer. Sua colocação aos sucos gástricos do Peixe muito boa, realmente a nossa ciência mostra que é impossível alguém resistir, mas o Deus que Jonas servia e que sirvo é o dono da vida, Jonas poderia ate ter morrido lá dentro do peixe mas o meu Deus é quem faz tornar a viver, mas o que mais me intriga na sua colocação quanto a uma questão bíblica e quanto a existência de Deus, é como uma pessoa pode relutar tanto em falar, expor algo que sabe que não existe? Porque eu mesmo não teria motivo algum para perder meu tempo, onde nos dias de hoje tempo é algo muito importante para demonstrar minha ira com algo que sei que não existe. poderia me dizer? Até a ciência já tem evidencias mais que concretas que Deus existe. Então caro a questão é crer ou não crer. Se você não crer, esquenta não eu creio por você.
  • Fábio Moura (12.04.2015 | 18.06)
    kkkk Só rindo mesmo!!! Parabéns!!! Você encontrou uma mina para as suas"elucubrações". Mas tudo bem, normal. A internet é assim. Local livre para as pessoas escreverem todo tipo de assunto. É muito cômodo, pois se sentem seguras e confiantes pelo anonimato que a internet proporciona. Assim fica fácil questionar e opinar sobre temas que não dominam. Algumas usam o sarcasmo e cinismo para se divertir e sentir prazer. Aliás até agradecem a participação das pessoas que se sentiram ofendidas. Sabe, esse é um tipo de manifestação de agressividade dissimulada. Que tal consultar um psicanalista? Conheço um excelente! PS. Ah! Não me agradeça pela participação. Foi um prazer!
  • paulo (18.03.2015 | 18.17)
    DEUS te ama Mano e o seu amor e incondicional Deus ama todos que comentaram e que comentarem, se Deus fosse um "Deus terrorista" Pensa bem vcs nem eram pra estar vivos hoje, nem comendo,bebendo,se divertindo,sorrindo respirando etc.. Então pense
  • luiz carlos ziliotti (20.01.2015 | 08.54)
    Cuidado com o que voces falam de Deus. ´Pode ser que voces o conheçamm de vê-lo pessoalmente, e não só de ouvir falar, como os crentes o conhecem e como Jó o conheceu, da forma mais dura possível.
  • Aragão, sebastião. (10.11.2014 | 17.42)
    Moral da historia: O fanatismo cega a razão e o bom senso. E a ESTUPIDEZ faz com que as pessoas se esqueçam de que tudo pode ser verdade e ela passar TODA A ETERNIDADE no inferno por ter ofendido a Deus, que é Santo, Santo e Santo. quero ver na tua última hora, que pode ser daqui a uns minutos (e tomara que não seja) para ver quais serão tuas últimas palavras.
  • Alessandro Pacheco (26.06.2014 | 10.21)
    Muito preocupante quando leitores, que se dizem religiosos, misericordiosos, etc, utilizam o espaço de Opinião para ameaçar o colunista.
  • Iara Caldas Manso Gonçalves (25.06.2014 | 21.35)
    Um dia você terá que reconhecer que esta GRANDE DEUS existe.Ele o ama também. Você é muito importante para ELE. Pessoas como você são também muito queridas por DEUS.Creia você e ou não DEUS o ama.Isto é formudável!!Nada que você fizer ou pensar O fará o amar menos!!! Oro para que você o encontre bem rápido.ELE (JESUS) é MARAVILHOSO!!!Grande abraço!!!
  • Iara Caldas Manso Gonçalves (25.06.2014 | 21.34)
    Um dia você terá que reconhecer que esta GRANDE DEUS existe.Ele o ama também. Você é muito importante para ELE. Pessoas como você são também muito queridas por DEUS.Creia você e ou não DEUS o ama.Isto é formudável!!Nada que você fizer ou pensar O fará o amar menos!!! Oro para que você o encontre bem rápido.ELE (JESUS) é MARAVILHOSO!!!Grande abraço!!!
  • Iara Caldas Manso Gonçalves (25.06.2014 | 21.33)
    Um dia você terá que reconhecer que esta GRANDE DEUS existe.Ele o ama também. Você é muito importante para ELE. Pessoas como você são também muito queridas por DEUS.Creia você e ou não DEUS o ama.Isto é formudável!!Nada que você fizer ou pensar O fará o amar menos!!! Oro para que você o encontre bem rápido.ELE (JESUS) é MARAVILHOSO!!!Grande abraço!!!
  • Carlos (22.06.2014 | 07.40)
    cara.eu tenho vergonha de ter o mesmo nome que vc, pois tú é um quadrúpede.E mais ,vc pediu pra alguém trazer os fósseis de algum animal falante.É só vc dar uma olhada no espelho.
  • Helena Candido (17.06.2014 | 11.18)
    Olha, eu não tenho religião definida mas acredito fielmente que existe um Deus que cuida de nós e sem Ele nada somos. Eu leio a Bíblia Sagrada e tem muitas coisas que não entendo, como a história de Ló que queria entregar as filhas virgens aos homens violentos, para que fizessem o que quisessem com elas, e defendeu os dois anjos que estavam na sua casa. Mas mesmo assim, não consigo imaginar a vida sem Deus.
  • Gabriel (01.06.2014 | 16.17)
    Cara, a sua idiotice e tremenda, se você não acredita em Deus o problema e teu, se você acha que é alguem neste mundo, ´para falar isso, coitado de você, que pena que neste mundo temos pessoas tão nada assim.. Mas como o Meuu Deus e um Deus bondoso que nos deu o llivre arbitrio de escolhe em que acreditar, você que sabe oque deve falar, oque pensar, mas saiba que o dia do juízo vai chegar e você ai ver e vai creer no que estamos falando. Sabe quantos anos eu tenho? 13 e a resposta, Minha religião e a protestante, e sabe você e uma bela pessoa alvo de uma discurssão sobre o senhor, se quiser entender e estar com a mente aberta para ouvir meu numero e (75) 9240-4664
  • Flávio (18.05.2014 | 13.57)
    RAPAZ, PRA FALAR A VERDADE, NEM ME LEMBRO COMO ABRI ESSE SEU BLOG RIDÍCULO.!!! ESTAVA PESQUISANDO, ACHO, QUE SOBRE JONAS.... BEM, MAS NEM PRECISEI LER TODAS ESSAS SUAS AGRESSÕES GRATUITAS A BIBLIA E AQUELES QUE CREEM..... RISÍVEL E´VC, CIDADÃO.....KKKKK QUERENDO SER POPULAR ATACANDO ALGO QUE PODE TE DAR RETORNO....CRIATIVO, MAS DESPREZÍVEL, COMO SUAS IDÉIAS.... BEM, MAS NÃO TEREI TEMPO NEM VONTADE DE LER SUAS RESPOSTA NEM SEU ATAQUE RISÍVEL, COMO VC GOSTA DE TRATAR AS OPINIÕES DOS OUTROS, PQ SEU BLOG JAMAIS SERÁ ACESSADO POR MIM NOVAMENTE....JAMAIS!!!! SUAS IDÉIAS E BLOG, SÃO DISPENSÁVEIS, PQ NADA PODE ACRESCENTAR DE BOM..NADA!!! kkkkkkkkk
  • Lizandra (29.04.2014 | 08.19)
    Você é obrigado a acreditar? Não! Ninguém é obrigado a acreditar, isso é livre arbítrio. Existem leis que te dizem o que fazer ou deixar de fazer, mas elas não te obrigam, você decide, se vai obedecer as leis ou não. Da mesma forma, Deus em sua grande misericórdia, nos dá a aportunidade de crermos Nele e seguir os seus ensinamentos. Você decide, e você responderá por isso no final. Fique na Paz de Deus, pois mesmo você não acreditando, Ele te ama e te quer como filho, basta você acreditar.
  • Layne (26.03.2014 | 09.12)
    Karaaaaaca maluco, essa passagem da Bíblia é uma das mais loucas e arrepilantes. Vc mesmo já está pregando as maravilhas do Deus Vivo, o impossível que só Ele faz. Obrigada por suas palavras sobre Jonas e a Baleia, isso só aumentou a soberania e divindade de Deus, pessoas como VC e outros de mesma opnião, Deus mesmo coloca na terra para que Ele continue invicto, tudo passará mas Ele jamais passará. Vcs acham que isso "num tem nada haver", mas laá no inferno tem uma plaquinha na porta escrito "Inferno Lar dos Nada Haver", mas como não devem crer nisso também não precisam se preocupar né, aí quando chegarem lá e gritarem "INFERNO??" os demônios vão dizer "Nu mtem Nada Haver". Esse Deus é muuuito louco mesmo, muito doido e eu só espero nEle a recompensa dos salvos e dos Nada haver como vcs... Fiquem na Paz... Hahahahahaha...
  • Denis Junior (22.03.2014 | 02.30)
    Bom marcelo cada um tem sua opinião, não critico a sua, mas sempre gostei de estudar e fundamentar minhas ideologias. Bom poderia escrever 500 páginas que provam a existencia de fatos biblicos, porém perderia meu tempo em tentar te explicar isso, por isso caso haja interesse assim como um dia eu tive, leia o livro de josh MCdowell verdades que exigem um veredito, ele vai te trazer as respostas que vc tanto quer ouvir ou que pelo menos tem medo de ouvir!
  • Marcelo (04.02.2014 | 15.06)
    aos crentes, por favor, provas da existencia de uma divindade, tem?? podem começar trazendo fosseis de cobras falantes e jumentas falantes, sátiros, unicórnios, e claro, morcegos da ¨família¨ dos pássaros!!
  • eliane costa (23.01.2014 | 14.53)
    Vcs sao loucos em criticar as coisas que so Deus pôde e ainda pode. Seus idiotas Deus pode TUDO ele é capaz de ATE DE tirar seus dedos e cortar sua lingua. Meu Deus agora sei que escarnecedores existe e vcs sao um. Deus e maravilhoso o Deus que servimos este sim é maravilhooso. Ele é o Deus dos Deuses o dono ate da tua vida. Nao esqueça de uma coisa o que vc fala e planta e semeia e espalha tudo meu caro amigo vc vai pagar.. Que Deus tenha piedade da tua alma e da alma de quem critica nosso Deus e pai ele é dono do mjndo ate do teu Deus mediucre. Vou passar este blogger para os verdadeiros filhos do profeta. Amem amem amem e em nome de Jesus ele vai aaparecer para vc para provar q ELE EXISTE. JESUS CRISTO E O SENHOR O SANGUE DE JESUS TEM PODER É CHEGADO O REINO DE DEUS.....
  • Ramon Leonardo (20.01.2014 | 14.05)
    Quem nao vem pelo amor vem pela dor meu caro fique com Deus verdadeiro quando Jesus voltar vamos ver quem é quem , a paz do Deus vivo
  • Dilnês Duarte (19.01.2014 | 12.52)
    Não vou te criticar, nem tão pouco ironizar suas postagens, que me conforta como cristã, é que ao menos lê a Bíblia para fazer essas analogias atéias. É uma pena, simplesmente.
  • ALINE (17.01.2014 | 20.12)
    AGUARDEM ATÉ SE DEPARAREM COM ALGUMA SITUAÇÃO EM QUE A ÚNICA SALVAÇÃO, CONSOLO, AJUDA SERÁ A DE DEUS!
  • Everson Rodrigues (23.12.2013 | 13.06)
    Adorei o seu site. Um verdadeiro achado! Essa estória de Jonas e a Baleia é mais uma passagem bíblica que prova que o livro-arbítrio é uma piada, afinal, o Jonas não 'fez' o que queria, foi obrigado! hahahahaha Abraços e continuemos a usar nossos cérebros como representantes, não pastores evangélicos, como fazem as ovelhinhas intelectualmente perdidas.
  • JOAO DOS SANTOS OLIVEIRA (29.11.2013 | 12.34)
    Gostei muito de sua coluna sobre as histórias ridículas da Bíblia. Eu sugiro que você publique também, seus comentários outras histórias ainda mais ridículas que essa de Jonas e a Baleia. Vou sugerir algumas também altamente ridículas e IMORAIS: 1) A história do homem justo de Sodoma, chamado Ló (o único justo) e as suas duas filhas ninfetas. 2) A história de Jó, onde deus querendo se gabar para Satanás comete verdadeiras desgraças na vida de um ser que o próprio deus diz ser justo e puro. 3) A história ridícula da Torre de Babel. 4) A história ridícula de Balaão e sua Jumenta falante. 5) A história com o final imoral como a de Daniel na cova dos leões.... A Bíblia está abarrotada dessas histórias ridículas, imorais, confusas, sem lógica e sem fundamentos.
  • LUIZ EUGENIO MONTEIRO DE BARROS (25.10.2013 | 12.47)
    essa historia de jonas 3 dias na barriga de um peixe grande, E UMA DAS MUITAS HISTORIAS DE PESCADOR
  • LUIZ EUGENIO MONTEIRO DE BARROS (25.10.2013 | 12.46)
    essa historia de jonas 3 dias na barriga de um peixe grande, E UMA DAS MUITAS HISTORIAS DE PESCADOR
  • Roberto Henry Ebelt (18.10.2013 | 10.34)
    Mello, definitivamente, a mitologia judaica não tem nada a ver com o criacionismo sustentado pela teoria do Big Bang. A entidade que provocou o Big Bang escapa a nossa infinitamente pequena compreensão e está mais para um super-ser do que para um velho barbudo conforme retratado por Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni. Não podemos esquecer que o homem criou deus a sua imagem e semelhança. Gostei muito do teu artigo.
  • Resposta do Colunista:

    Edson, realmente é incrível em pleno século 21 ainda existirem quem acredite nestas estórias muito mal feitas.

    E pior é existir quem queira impor isto como verdades.

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Antonio, fico emocionado com a argumentação. NENHUMA.

    Mas só em escrever em vez de orar já é um avanço. Só falta começar a raciocinar e principalmente questionar o que te ensinaram.

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Kooboo, Tudo é exageradamente fantasioso, não dá nem pra caracterizar de infantil que seria ofender as crianças com mais de quatro anos.

    Incrível ainda existir quem acredite nisso.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Sandra, essas ameaças de inferno acho que não funciona mais nem entre os crentes.

    Mas se conseguires alcançar este tão sonhado paraíso certamente tua alma vai ganhar um roupão branco, um par de asas e vai ser feliz pra toda a eternidade, junto com outros bilhões de crentes, no colo de um velho barbudo.

    Boa sorte. Não desiste do teu sonho. Eu prefiro a realidade.

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Borba, Fico muito grato de, através desta falta de argumentos, demonstrar que tenho razão.

    Obrigado mais uma vez.

  • Resposta do Colunista:

    Raiane,

    As pessoas tem que ser respeitadas e não suas ideias e crendices, até o contrário, ideias tem que resistir às criticas para mostrar a veracidade ou não do que se afirmam e não evitar de serem desmascaradas.

    Porque na área científica nenhum cientista fica pedindo para não ridicularizar a leis da gravidade? E se alguém debochar podes ter certeza de que não ficará brabo, provavelmente vai explicar como funciona e esclarecer qualquer dúvida.

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Como ateu para mim isto diz absolutamente nada.

    Cada um acredita no que quiser. Ainda bem que existe esta liberdade.

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Diogo, não achas no mínimo estranho estas “comprovações” não terem apoio, comprovação ou divulgação por qualquer entidade científica de verdade como as revistas Nature, New Scientist, Science, Scientific American, Focus, Astronomy, etc.

    Se pensares vais ver que elas jamais chegarão a publicar alguma coisa sobre isto, porque para elas isto é considerado uma piada.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Belenzer.

    Toda a estória deste personagem chamado Jonas tem nada que seja histórico ou com o mínimo de racionalidade.

    Não abordei toda porque é muito fantasiosa.

    Começa pelo desejo de Deus de aniquilar mais uma cidade, era comum Deus ter vontade de matar tipo holocausto, mas porque era “muito bom” resolveu enviar este Jonas para a cidade Ninive para avisar que a cidade seria destruída por causa de seus pecados, o que obviamente inclui crianças, não pecadores e animais.

    Esta cidade realmente existiu, mas é a única mistura de fantasia com realidade, olha o resto:

    O Jonas pega um navio para fugir, mas Deus faz vir uma tempestade. Jonas é acusado de tê-la provocado e os marinheiros o jogam no mar (no Mediterrâneo). É engolido por um peixe e fica dentro dele 3 dias e 3 noites, até ser vomitado em terra firme. Finalmente o profeta decide ir a Nínive, anuncia aos seus habitantes a eminente destruição. O povo se converte e Deus decide ter piedade deles. Jonas fica brabo com isso e, no último capítulo, Deus explica a Jonas que não podia destruir porque a cidade se convertera de seus pecados.

    Só que Ninive foi destruída em 612 antes de Cristo, então esta cidade já tinha sido destruída quando a história foi escrita. Além do mais, a conversão de toda a cidade, como contada pela Bíblia, teria deixado documentos escritos, pois aquela zona e o período assírio são ricos de documentação extra-bíblica.

    Mais um besteirol: Não é explicado onde Jonas foi vomitado pelo peixe, pois em 2.11 diz simplesmente que "o peixe vomitou Jonas sobre a terra firme". Então sendo o peixe bonzinho o vomitou no Mediterrâneo, o ponto mais próximo até Nínive, em linha reta, não é menos do que 1000 quilômetros de deserto, como ele não pegou avião pode dobrar esta distancia a ser percorrida.

    E tu me mandas estudar historia?

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Henrique, concordo que sou ignorante em muitas coisas, por isto que questiono e procuro esclarecimentos. Isto de dizer que sabem a verdade mas ficam contrariados quando são mostradas as fantasias é que deveria ser motivo que se preocupar.

    Pensa meu querido, pensar é um dom maravilhoso, tenta pra ver.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Como fazer isto se Deus não existe? Pedir para um espírito?

    Pedir para me tirar tudo com toda a minha alma? Aliás alma é outra invenção religiosa.

    Fora que se ele tem me sustentado e sou um ateu, se for assim como justificar a existência de crente na miséria?

    Pensa um pouco Edna. Não tem lógica pedir para um ateu rezar.

    Obrigado pela participação

    Carlos Mello

  • Resposta do Colunista:

    Caro Aureo Fernandes, tu nunca questionastes o porquê as coisas de Deus ser misteriosas?

    Porque não facilitar para melhor ser entendido?

    Também não ficas nem curioso de estas coisas acontecerem numa época de total primitivismo?

    Porque não acontecem mais atualmente?

     

    Sobre tua pergunta de porque falar e expor sobre algo que não existe.

    Porque se essas crenças, em personagens invisíveis, não atrapalhassem a vida da civilização não teria problema algum, mas não, estas crendices fazem proselitismo em tudo que é espaço das nossas cidades. Postam seus símbolos nos maiores e melhores espaços, tocam sinos sem se importarem se incomodam ou não.  Colocam seus símbolos na constituição, na moeda, nos prédios públicos, ocupam largos espaços nas televisões, rádios e jornais, tem bancada religiosa no congresso, possuem as maiores universidades e colégios particulares.

    Diminuem as mulheres, são contra pesquisas científicas, fazem lavagem cerebral nas crianças, torturaram e ainda torturam e matam (No Oriente médio por exemplo), provocaram as maiores guerras da história da humanidade. ... A lista é longa.

    Se ficassem restritos às suas igrejas até se poderia ficar calado, mas acontece isto então porque só um lado teria que ficar quieto?  Impossível!

    Pensa a respeito. Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Gostei da argumentação Fábio, também concordo que a internet está estragando a festa das crendices. Alias há séculos que qualquer invenção que tem aumentado a difusão de informações são muito prejudiciais a estas superstições. Devem ser coisas do diabo.

    Aqui não tem anonimato, nada é falso aqui.

    Sobre o excelente psiquiatra teu amigo. Pergunta a opinião dele sobre alguém acreditar que existe um amigo invisível, que usa vestido e mora no céu, que veio à terra através de uma mãe virgem, que foi engravidada por uma pomba espirito, que esse cara é um Deus e é seu próprio pai ao mesmo tempo, que andava sobre as águas, multiplicava peixes e pães, ressuscitava mortos, tirava água das pedras, transformava água em vinho, abriu o mar para os amigos fugirem e depois fechou para matar os inimigos, foi morto para salvar a humanidade dos pecados que ele mesmo criou, mas ressuscitou, e depois de alguns dias o ex-morto subiu aos céus como um disco voador até perderem de vista para viver ao lado do cadáver da tal mãe virgem, para voltar logo, e já se passaram mais de dois mil anos e continua acreditando que vai voltar, e o mais risível: Que ele faz milagres, menos os que daria para confirmar, como curar amputados.

    Não esquece de perguntar ao psiquiatra sobre um sujeito com estas crenças, e não precisa ficar ofendido com a resposta.

    Quando puder envia mais comentário, humor sempre é bem vindo.

  • Resposta do Colunista:

    Paulo, acreditar ou não é uma questão de fé e não de racionalidade.

    Para quem não é crente em algum deus, isto é a mesma coisa que dizer que o Pato Donald ama incondicionalmente.

    E que estamos vivos porque o Papai Noel permite, etc.

     

    Já pensasses que estás repetindo frases decoradas e nunca te apresentaram alguma evidencia desta lenda? Pensas a respeito.

     

    Obrigado pela participação.

     

  • Resposta do Colunista:

    Luis Carlos, vocês crentes é que deveria tomar cuidado, pois acreditam em tudo que a Bilbia diz. E ficar fazendo ameaças não funciona mais nem para os crentes. Para os ateus é o mesmo que ameaçar com o martelo do Deus Thor, é motivo de riso.

     

    Essa estória é de que uma Baleia engoliu Jonas, mas se a Bíblia dissesse que foi o Jonas que teria engolido a Baleia, vocês acreditariam também.

     

    Obrigado pela participação, tua ameaça funcionou, fiquei "com medo" de quando ver teu Deus pessoalmente.

  • Resposta do Colunista:

    Sebastião, essas ameaças de passar a eternidade no inferno não funciona mais nem com os crentes, para ateus então é só motivo de riso.

    “As últimas palavras” soa meio dramático, como se alguma coisa mudasse na hora de morrer. Isto é o ponto de vista do crente que acha que vai para um Paraíso, mas fogem desesperadamente de irem para este Jardim do Édem imaginário, pois quando adoecem, em vez de aceitarem o que seu Deus lhes concede e irem a uma Igreja agradecer pela oportunidade de ganharem um par de asas e virarem anjos, correm para um hospital.

    Pura incoerência.

     

    Obrigado pela participação. 

  • Resposta do Colunista:

    Ameaças é um padrão dos crentes Alessandro, eles não suportam serrem contrariados e mostrados os ridículos de suas crenças, e na total falta de argumentos eles utilizam as mesmas técnicas da antiguidade e idade média.

    Isto até funciona para crianças durante a lavagem cerebral que fazem, mas atualmente é motivo de riso.

     

    Obrigado pela participação e preocupação, mas esperar algum castigo de seus deuses é uma piada, desde há muito tempo que nenhuma praga, dilúvio, abrir e fechar o mar, ursos matando crianças, peixe engolindo pessoas e outros castigos não tem aparecido.

     

    Abraço Alessandro.

  • Resposta do Colunista:

    Iara, discordo que exista algo ou algum Deus, mas se te faz sentir bem acreditar nisso, então que tenhas bom proveito.

    Obrigado pelas respeitosas palavras.

     

  • Resposta do Colunista:

    Iara, reconhecer que este grande Deus existe é o mesmo que reconhecer que o Papai Noel também existe.

     

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Iara, reconhecer que este grande Deus existe é o mesmo que reconhecer que o Papai Noel também existe.

     

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Gostei dos argumentos, bem pensados.

    Dá uma melhorada na próxima vez.

  • Resposta do Colunista:

    Helena, legal que segues a tua fé mas também não chegas a ser uma cega em relação ao que te apresentam.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Obrigado pela participação Gabriel, como és muito jovem tens muito tempo para ler e te informares sobre o que teus pais te impuseram como verdades, como esse tal dia do Juízo final. São mentiras que não se sustentam ao mais leve questionamento, isto vais descobrir por ti mesmo.

    Um abraço Gabriel.

  • Resposta do Colunista:

    Tu não tens ideia de como vou ficar sofrendo porque não vais mais acessar o blog.

    Seria melhor que tivesse mostrado algum argumento de algum erro no texto do que criticar só porque apontou o ridículo da estória da Arca bíblica.

  • Resposta do Colunista:

    Nunca disse que se é obrigado a acreditar, considerando uma pessoa adulta, porque crianças são fáceis de serem enganadas.

    Da mesma forma se pode acreditar em Papai Noel, fadas, Super homem, etc.

    Eu só mostro como são ridículas essas crenças.

  • Resposta do Colunista:

    Fora a risível ameaça do inferno não tens outros argumentos?

    Fique na paz.

  • Resposta do Colunista:

    Se existe alguma coisa que preste neste livro sagrado, ou em qualquer outro, porque os cientistas riem dele?

    Porque NUNCA apoiaram NADA dele.

    Porque alguma entidade científica não deu respaldo para alguma coisa dele?

    Toda ciência está errada, só os crentes estão certo.

     

    Será que não tem nada de errado nisto? Pense!

     

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Marcelo, também fico ansiosamente esperando por QUALQUER PROVA, umazinha já bastava. Um milagre que não seja fajuto, etc.

    E olha que atualmente está fácil, todos tem câmaras, filmadoras, gravadores, radares, mas NADA de provas.

    Porque será?

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Eliane, se deus pode tirar meus dedos e cortar minha língua porque não faz? Bondoso ele nunca foi, será porque não existe?.

    Ele é tão poderoso e não sabe se defender?

    Se ele é o deus dos deuses, então existem outros deuses? São poucos os crentes que admitem isto.

    Estou esperando alguma argumentação, porque ameaças não funcionam mais!

  • Resposta do Colunista:

    Eu amo quando os crentes usam a ameaça. Isto significa que não possuem qualquer argumento e usam sua antiga e única força de persuasão, como fogo eterno, tortura eterna, em outros tempos torturavam, matavam, destruíam, criavam guerras e tudo que podiam para conseguir impor se “deus verdadeiro”.

     

    Mas confesso que morri de medo da ameaça de quando o deus vivo voltar. Afinal só se passaram 2014 anos.

     

    Obrigado pela participação, e por favor, quando voltar traga alguma argumentação não risível.

  • Resposta do Colunista:

    Pois deverias criticar, ironizar, ridicularizar. Isto faz parte da ideia do texto.

    Pois se tiveres razão ou mostrares algum argumento meu que esteja errado, ficarei muito grato em me esclarecer o erro e mudo tudo na hora.

     

    Sou favorável a que todos leiam a bíblia, é a maior fonte de criação de ateus.

     

    Obrigado pela participação

  • Resposta do Colunista:

    Se chegar a esta situação, não existirá ajuda nenhuma, como nunca houve.

    Esta frase poderia ser:

    “ Aguardem até se depararem com alguma situação em que a única salvação, consolo, ajuda será a do Pato Donald!

    Seria exatamente a mesma.

     

  • Resposta do Colunista:

    Everson, todas as fábulas da bíblia são piadas ridículas.

    Também concordo que pastores e padres só serve para quem tem cérebro de ovelha mesmo.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    João, ótimas sugestões.

    A Bíblia é uma fonte fantástica de histórias risíveis, tem de todos os estilos: Terror, Moralistas, Incestos, Guerras, Mágicas, mas acho melhor as de Ficção. Pena que nenhuma tem qualquer lógica e também deveria serem proibidas para crianças devido ao exagerado apelo sanguinário e quase 100% do conteúdo com muitas ameaças objetivando amedrontar.

    Vou colocar estas tuas sugestões sim. Pessoalmente eu adoro a do Balaão, me lembra a de Adão e Eva.

     

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:

    Tens razão Luiz.  O problema é ter quem acredite ser verdade. Tem outras igualmente bizarras que são ensinadas como reais.

    Obrigado pela participação.

  • Resposta do Colunista:
  • Resposta do Colunista:

    Obrigado Henry.

    O objetivo é como o nome do site sugere: PENSAR

    Nós fomos forçados a acreditar, sem questionamentos, em mitos como se fossem verdades.

    Então mesmo que queira manter a religiosidade, que pelo menos se pense sobre o que foi contado e principalmente sobre o que foi ocultado.

    Obrigado mais uma vez pela participação.

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 20.05

  • Dia da Ascensão do Senhor
  • Dia da Congregação Mariana
  • Dia de Mjollnir, o martelo mágico de Thor, o deus dos trovões (Mitologia Nórdica)
  • Dia de São Bernardino de Sena
  • Dia do Comissário de Menores
  • Dia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Dia Nacional do Medicamento Genérico