Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Sopa refrescante para o verão

Enogastronomia

10.02.2017

Pitadas: Sopa refrescante para o verão

Receita popular em dias de calor na Alemanha leva pepino, iogurte e endro e costuma ser servida com peixe, como salmão defumado. Prato é semelhante a tarator da Bulgária e ao tzatziki.

Antes de viver na Alemanha, eu só conhecia um tipo de sopa fria: o gazpacho espanhol, feito com tomate, pimentão, azeite, alho, cebola. Eis que, quando chegou o verão por aqui, começou a figurar nos cardápios de restaurantes uma receita com pepino, iogurte, endro – muitas vezes servida com algum tipo de peixe, como salmão defumado. Leve e refrescante, ela é ideal para dias quentes.

Numa recente visita a Sófia, na Bulgária, descobri que uma sopa parecida é tradicional no país e em outros vizinhos do Leste Europeu. Chamada tarator, ela contém iogurte, pepino, alho, endro e nozes. A Grécia e a Turquia por sua vez, tem algo parecido em seu repertório culinário: o tzatziki, molho feito com iogurte, pepino, alho, sal e azeite.

Apesar de leve, a sopa pode saciar num dia de calor, dependendo da quantidade servida e se for acompanhada ou não de pão. Composto por cerca de 95% de água, o pepino hidrata, tem poucas calorias, ajuda na digestão e é diurético. O iogurte, por sua vez, é conhecido sobretudo por ajudar no funcionamento do sistema gastrointestinal.

Originário da Ásia, o endro é bastante apreciado na Alemanha, onde é chamado de dill. A erva, que é muito utilizada em pratos com peixe, dá um toque especial à sopa.

Segue uma receita encontrada num livro alemão de receitas de sopas. O salmão defumado é opcional. Você pode substituí-lo por nozes picadas, como na versão búlgara, se preferir.

Ingredientes (para 1-2 porções grandes ou 4 pequenas)*

1 cebola pequena
1 pepino grande
sal
250 g de iogurte natural
1 pitada de açúcar
pimenta do reino
1 colher de sopa de suco de limão
1/2 maço de endro picado (substitua por salsinha, se preferir)
100 g de salmão defumado

Modo de preparo

Cortar a cebola em rodelas finas. Descascar o pepino, cortar ao meio de comprido, tirar as sementes e cortar em pequenos cubos. Polvilhá-los com sal, deixar descansar e descartar a água liberada.

Mexer o iogurte em uma tigela até ficar liso. Acrescentar os cubos de pepino, as rodelas de cebola e o restante dos ingredientes – com exceção do salmão. Cortar o peixe em tiras e dispor sobre a sopa.

*Receita traduzida do livro Suppen, de Nauman & Gobel

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca