Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Falscher Hase, carne assada trocada por lebre

Enogastronomia

31.03.2017

Pitadas: Falscher Hase, carne assada trocada por lebre

Supostamente surgido no pós-Guerra, bolo de carne moída teria sido solução para escassez de alimentos na Alemanha. Simples de preparar, receita leva bacon, cebola, mostarda e ervas.


Falscher hase pode ser recheado de ovo cozido

Para mim, falscher hase tem gosto de almoço de domingo e é um daqueles pratos que, onde quer que eu coma, vou dizer: "Não é igual ao da minha avó". A receita do tradicional bolo de carne alemão é tão simples que foi uma das primeiras que me aventurei a fazer quando saí de casa.

Também conhecido como hackbraten, o bolo de carne moída leva bacon, cebola, mostarda e ervas. Pão amanhecido e ovo dão a liga. Muitas vezes ovos cozidos também são usados para o recheio, dando uma aparência colorida às fatias do bolo. Ele é geralmente servido com legumes e alguma receita de batata.

Existem variações do prato em outros países, mas na Alemanha chama atenção o curioso nome falscher hase, que literalmente significa "falsa lebre". A denominação remete à suposta origem da receita, no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial, marcado pela escassez de alimento.

Coelho e lebre assados eram bastante apreciados na Alemanha, mas os bombardeios durante o conflito mundial praticamente exterminaram as populações dos animais no país. Quase extintas, as espécies passaram a ser protegidas, e sua caça foi proibida.

Como solução para o assado de domingo, as donas de casa teriam passado, então, a trocar gato por lebre, ou melhor dizendo, carne moída por lebre. Diz a lenda, que antes da carne moída, gatos teriam de fato ido para a mesa no lugar de coelhos. Hoje, os alemães torceriam o nariz só de pensar em comer um felino.

Aprenda a receita do falscher hase, com carne bovina, é claro:

Ingredientes:

500 g de carne moída (pode ser bovina, ou bovina e suína)
100 g de bacon picado
2 cebolas pequenas
1 pão francês amanhecido
1 cenoura (opcional)
1 ovo
1 colher (chá) de manjerona seca ou orégano
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de mostarda
200 g de creme de leite
1 colher (sopa) de farinha
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Amolecer o pão em água morna. Misturar a carne moída com o bacon. Descascar e ralar as cebolas e a cenoura. Pré-aquecer o forno a 180 °C.

Espremer bem o pão e misturar bem numa tigela com a carne moída, o bacon, a cenoura, a cebola espremida e o ovo. Acrescentar as ervas e a mostarda. Formar um bolo comprido com a mistura. Se desejar, usar um ou mais ovos cozidos como recheio.

Dispor o bolo numa assadeira com um pouco de óleo ou azeite por baixo e por cima. Acrescentar 250 ml de água e assar por cerca de 30 minutos a 180 °C, regando várias vezes com a água.

Retirar o assado da fôrma e colocar sobre um prato aquecido. Cozinhar o líquido da assadeira com uma pouco mais de água. Acrescentar o creme de leite e a farinha e deixar cozinhar um pouco. Temperar o molho com sal e pimenta-do-reino. Cortar o bolo em fatias e servir com o molho.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano