Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: A salada típica dos biergärten bávaros

Enogastronomia

04.08.2017

Pitadas: A salada típica dos biergärten bávaros

Quem disse que salada é coisa de vegetariano? Os alemães gostam tanto de salsicha que até criaram um prato frio com ela. Na Baviera, além do embutido, a wurstsalat leva cebola e pepino em conserva.


Wurstsalat pode levar salsicha em fatias ou tiras finas e costuma ser servida com pão

Fui apresentada à wurstsalat num biergarten, tradicional bar ao ar livre, em Munique, capital da Baviera. Além de um pretzel e da típica pasta de queijo obazda, a amiga bávara que me recebia disse que eu não poderia deixar a cidade sem provar a salada de salsicha – acompanhada de um caneco de cerveja, é claro.

Trata-se de um prato com poucos ingredientes: salsicha e cebola temperadas com azeite, vinagre, uma pitada de açúcar e cebolinha. Algumas receitas também levam pepino em conserva e mostarda.

A wurst (salsicha) utilizada costuma ser do tipo Lyoner ou Regensburger, semelhantes à nossa mortadela. Também é possível preparar a salada com embutido do tipo Bock. A salsicha é cortada em tirinhas ou fatias finas.

E não é que essa salada aparentemente sem graça combina muito bem com cerveja e uma fatia de pão? É por isso que a "bayrischer wurstsalat" é presença garantida em qualquer biergarten bávaro. Ela pode ser servida como entrada ou como lanche entre as refeições, acompanhada de pão ou batatas.

Como os alemães adoram salsicha, a popularidade da wurstsalat não se restringe às fronteiras da Baviera. Ela é popular em quase todo o sul da Alemanha e nas áreas de fronteira nos países vizinhos.

Na região da Suábia, no sudoeste do país, a salada de salsicha também leva morcilha. A wurstsalat também é bastante apreciada na Alsácia – no oeste da França –, na Suíça e na Áustria. As versões conhecidas como schweizer, strassburger ou elsässer wurstsalat levam tirinhas de queijo emental além de salsicha.

Aprenda a receita bávara:

Ingredientes (para 4 pessoas)

500 g de mortadela fatiada
2 cebolas
2 pepinos em conserva
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de vinagre
sal
pimenta-do-reino
açúcar
cebolinha

Modo de preparo

Cortar as fatias de mortadela em tiras. Cortar as tiras em pedaços menores. Descascar a cebolas e cortá-las em fatias finas. Cortar os pepinos em conserva em fatias finas (se desejar, usar mais de dois pepinos). Numa tigela, misturar a mortadela com o pepino e a cebola.

Em outro recipiente, misturar o azeite, o vinagre, uma pitada de sal, pimenta-do-reino, uma pitada de açúcar e uma xícara de água. Despejar a mistura sobre a salada. Deixar a salada coberta, absorvendo o líquido, até o momento de servir (de preferência por cerca de duas horas).

Lavar e secar a cebolinha e cortar em rodelinhas. Polvilhá-la sobre a salada antes de servir.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 22.06

  • Dia de São Tomás More
  • Dia do Aeroviário
  • Dia do Anjo Iiaiel
  • Dia do Orquidófilo
  • Dia Mundial do Fusca