Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Butterkuchen, bolo de manteiga

Enogastronomia

15.09.2017

Pitadas: Butterkuchen, bolo de manteiga

Um dos bolos favoritos dos alemães é preparado em tabuleiro e leva fermento biológico. Ele é particularmente apreciado no norte do país e nas vizinhas Dinamarca e Holanda.


Butterkuchen é coberto com pedaços de manteiga e lascas de amêndoa

O butterkuchen (bolo de manteiga) é um dos bolos favoritos dos alemães. E também um dos quitutes mais simples do repertório de receitas tradicionais do país. Trata-se de um bolo de tabuleiro feito com fermento biológico – seco ou fresco – e muita manteiga, é claro.

Antes de ser levado ao forno, o butterkuchen é coberto com pedaços de manteiga e açúcar e decorado com lâminas de amêndoas. O código alemão de alimentos diz que o bolo só pode levar manteiga como gordura – caso contrário não seria butterkuchen, não é mesmo?

Aliás, manteiga é, na minha opinião, um ingrediente essencial para a maioria dos bolos. Minha avó não economiza no ingrediente, o que torna seus bolos úmidos e macios. Eu mesma passei a preparar o bolo de cenoura à moda brasileira, normalmente feito com óleo, com manteiga derretida. Achei muito melhor. Fica a dica.

De volta ao butterkuchen, a quantidade de manteiga é essencial para deixar o bolo úmido e saboroso. Algumas variações levam recheio ou cobertura de frutas ou creme. E há regiões em que o bolo leva açúcar e canela ou cardamomo. Existem ainda receitas com passas e açúcar de baunilha.

O bolo é particularmente apreciado no norte da Alemanha, assim como nas vizinhas Holanda e Dinamarca. No estado alemão da Baixa Saxônia e na região da Vestfália, o bolo é chamado de freud-und-leid-kuchen (bolo da alegria e da tristeza) ou beerdigungskuchen (bolo de enterro), pois é presença praticamente certa em reuniões familiares de todo tipo, de batizados a funerais. Na Frísia Oriental, o bolo se chama teekuchen e é tradicionalmente servido com chá (tee).

O butterkuchen é mais um exemplo de como às vezes receitas simples podem ser simplesmente deliciosas. Aprenda a prepará-lo:

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
30 g de fermento biológico seco
200 ml de leite
1/2 colher (chá) de sal
250 g de manteiga
1 ovo
200 g de açúcar
1 colher (chá) de canela
130 g de lascas de amêndoas

Modo de preparo

Misturar, com as mãos ou com a batedeira, a farinha, o fermento, o leite, o sal, 150 g manteiga, o ovo e 60 g de açúcar, até obter uma massa homogênea. Deixar descansar em temperatura ambiente, numa tigela coberta com um pano, por cerca de uma hora, para a massa crescer.

Trabalhar a massa mais um pouco com as mãos. Cobrir o tabuleiro com papel-manteiga. Colocar a massa sobre o tabuleiro, polvilhar um pouco de farinha e abrir com um rolo de macarrão. Distribuir o restante da manteiga em pequenos pedaços sobre a massa, assim como o restante do açúcar, a canela e as lascas de amêndoas. Deixar descansar por mais 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 225 °C. Assar o bolo por cerca de 25 minutos.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 22.06

  • Dia de São Tomás More
  • Dia do Aeroviário
  • Dia do Anjo Iiaiel
  • Dia do Orquidófilo
  • Dia Mundial do Fusca