Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Hackepeter, um clássico alemão

Enogastronomia

05.01.2018

Pitadas: Hackepeter, um clássico alemão

Carne crua temperada é muito apreciada na Alemanha e também no sul do Brasil. O segredo está no tempero, que costuma incluir cebola, alho, salsinha e cebolinha.


Porção de carne sobre o pão deve ser generosa

Em restaurantes ou bares alemães, é comum encontrar pão com carne crua temperada no menu – conhecida como mett ou hackepeter, dependendo da região. Também em cidades colonizadas por alemães no sul do Brasil, como Blumenau, o prato é bem conhecido.

Na Alemanha, a carne usada é de porco. Na verdade, em alemão, hackepeter é sinônimo de simplesmente carne de porco moída. O termo mett é mais usado no norte da Alemanha. Uma das explicações para o nome hackepter é que se trataria de uma abreviação de "Gehacktes mit Petersilie" (carne moída com salsinha).

Como no Brasil preferimos a bovina, é possível substituir por filé mignon. Há uma série de maneiras de temperar a carne. Algumas receitas levam ovo cru, mas devido ao risco de salmonela, é melhor deixar o ingrediente de fora.

Confesso que quando, num café da manhã de Carnaval na cidade de Colônia, no oeste da Alemanha, me ofereceram o tal pão com carne crua – aqui chamada de mett – fiquei meio desconfiada. Mas resolvi dar uma chance. Afinal, eu já tinha comido carpaccio várias vezes, que também é feito com carne crua. Minha conclusão foi que, como a carne em si não tem muito sabor, tudo depende do tempero.

Os alemães gostam bastante de temperar a carne com kümmel (alcarávia), erva difícil de encontrar no Brasil. Cebola e alho são essenciais, assim como salsinha e cebolinha para polvilhar. Muitas vezes pepino em conserva é disposto sobre o pão com carne, assim como rodelas ou cubinhos de cebola. Também encontrei receitas que levam mostarda e páprica.

O melhor é moer a carne em casa, mas se não tiver um moedor, é bom comprar a carne em um açougue confiável e pedir para moerem na hora. O hackepetter deve ser consumido no mesmo dia. A porção de carne sobre cada pão deve ser generosa.

Confira a receita:

Ingredientes (para 4 pessoas)

500 g de filé mignon moído fresco
3 cebolas
1 dente de alho
Pimenta-do-reino moída
¼ de colher (chá) de páprica doce, opcional
1 colher (chá) de mostarda, opcional
Sal
Cebolinha
Salsinha
4 pepinos em conserva pequenos

Modo de preparo

Descascar e ralar a cebola e moer o alho e acrescentar ambos à carne moída. Se tiver um moedor de carne em casa, você pode moer a carne, a cebola e o alho juntos. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Se necessário, adicionar um pouco de azeite para ajustar a umidade.

Cortar os pepinos em conserva em fatias. Picar a salsinha e a cebolinha. Colocar a carne sobre o pão (fatiado ou metades de pão francês) e dispor as fatias de pepino por cima. Polvilhar com salsinha e cebolinha.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 22.01

  • Dia de São Ildefonso