Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: As mil e uma receitas de sopa de cerveja na Alemanha

Enogastronomia

07.11.2017

Pitadas: As mil e uma receitas de sopa de cerveja na Alemanha

Até o século 19, era comum comer "biersuppe" no café da manhã. O prato era popular até mesmo entre a nobreza. Variações do clássico incluem ingredientes que vão de leite e gema a passas, maçã e canela.


Sopa de cerveja costuma levar leite e creme de leite

Que tal beber e comer cerveja ao mesmo tempo? É só tomar um prato de biersuppe (sopa de cerveja) acompanhado de um copo de cerveja. A sopa é um clássico da culinária alemã e seu preparo varia de região para região.

A biersuppe tradicional é engrossada com farinha e leite e finalizada com gema e creme de leite. Por fim, a sopa é temperada com sal e pimenta-do-reino.

Na Alsácia, região na fronteira entre França e Alemanha, além de cerveja, a sopa leva caldo de galinha, cebola e pão. A versão dos sorábios (povo eslavo que vive nos estados da Saxônia e Brandemburgo) é preparada com cerveja clara e malzbier e também leva uvas-passas.

A receita de cerveja alemã antiga (altdeutsche biersuppe) contém, além de passas, açúcar e canela. Na região de Sauerland, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, a sopa é feita com pedaços de maçã.

Na Baviera – terra da cerveja – o prato pode ser preparado com vários tipos da bebida, mas tradicionalmente é feito com a escura do tipo bock, cebola refogada na manteiga, pedaços de pão e caldo de carne. Outros países, como Rússia e Dinamarca, também têm suas receitas típicas.

Até o século 19, a biersuppe era um alimento popular e, no campo, era comumente consumida no café da manhã. A cerveja era considerada um alimento nutritivo. Preparar uma boa sopa era parte dos conhecimentos gastronômicos básicos de qualquer dona de casa.

No século 18, a biersuppe fazia parte do cardápio da nobreza prussiana, inclusive do rei Frederico, o Grande, que governou a região de 1740 a 1786. Ele dizia ter sido criado à base de sopa de cerveja.

Aliás, antigamente o teor alcoólico da cerveja era menor que o atual, e era comum que ela fosse consumida por crianças e também no local de trabalho. Independentemente do teor alcoólico, muitos argumentam que quando se usam bebidas alcoólicas – como vinho, conhaque ou cerveja – para cozinhar, o álcool evapora.

A questão é que isso depende da temperatura e do tempo de cozimento. Ou seja, quanto mais quente a panela e quanto mais tempo ela fica no fogo, maior a quantidade de álcool que evapora. Portanto, se a sopa de cerveja cozinhar bem, provavelmente não há problema em servi-la a crianças.

Nos séculos passados, o prato era tão apreciado que o consumo per capita chegava a quatro litros por dia. Hoje, a popularidade da biersuppe diminuiu, mas ainda continua sendo preparada por muitas famílias, e muitos têm um carinho especial por aquela que é considerada uma "receita de avó". Há quem diga que a sopa de cerveja ajuda a combater resfriados.

Seguem duas receitas de biersuppe:

Bayerische Biersuppe (sopa de cerveja bávara)

Ingredientes

1 cebola
3 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Meio litro de cerveja (pode ser escura)
100 ml de caldo de carne
Sal
Pimenta-do-reino
1 pãozinho amanhecido
Cebolinha picada

Modo de preparo

Descascar e picar a cebola e refogá-la em uma colher de sopa de manteiga. Ralar um pouco de noz-moscada por cima e acrescentar a farinha. Mexer e acrescentar a cerveja e o caldo. Cozinhar por dez minutos. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Picar em cubos o pão amanhecido e tostá-lo no restante da manteiga numa frigideira. Polvilhar a sopa com os pedaços de pão e a cebolinha na hora de servir.

Altdeutsche Biersuppe (sopa de cerveja antiga)

Ingredientes

½ l de leite
¼ l de creme de leite
½ l de cerveja clara
4 colheres (sopa) de açúcar
100 g de uvas-passas
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gemas
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes líquidos. Despejar algumas colheres da mistura numa xícara e o restante numa panela grande. Acrescentar o sal, o açúcar e as uvas-passas lavadas e cozinhar em fogo médio. Misturar o amido de milho com o líquido despejado na xícara e acrescentar à panela. Deixar ferver novamente e retirar a sopa do fogo. Acrescentar as gemas batidas e temperar com a canela.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca