Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Toast Hawaii, queridinha da Alemanha Ocidental

Enogastronomia

14.11.2017

Pitadas: Toast Hawaii, queridinha da Alemanha Ocidental

Torrada com presunto, queijo e abacaxi foi apresentada em programa de TV em 1955 e logo conquistou toda uma geração. Para muitos alemães, hoje o prato exótico tem gosto de infância.


Torrada é coroada com uma cereja em calda

Abacaxi com presunto e queijo derretido? Pode parecer estranho, mas a combinação está presente em uma receita clássica alemã: Toast Hawaii (Torrada Havaí). Além dos dos três ingredientes, o prato é coroado com uma cereja em calda.

A receita exótica surgiu em 1955, na Alemanha Ocidental. A criação é atribuída ao apresentador do primeiro programa de cozinha da TV alemã, o cozinheiro Clemens Wilmenrod. No entanto, acredita-se que a estrela de TV tenha roubado a receita de Hans Karl Adam, que havia sido seu professor de culinária.

Seja como for, Wilmenrod foi quem apresentou a torrada havaiana na televisão, e o lanche logo conquistou a Alemanha Ocidental. Surgido dez anos após o fim da Segunda Guerra, o prato se tornou o favorito de "uma geração que colocava sobre a própria culpa uma cobertura de queijo derretido e abacaxi em calda”, definiu um artigo do jornal Tageszeitung.

A Toast Hawaii é hoje um pedaço da cultura alemã, um símbolo da abertura da Alemanha para o mundo, assim como da coragem e do espírito inventivo alemães.

Para muitos no país, a torrada "exótica” tem gosto de infância. E apesar de dividir opiniões, há gente suficiente que aprove a combinação para que muitos restaurantes incluam em seus cardápios a Pizza Hawaii, que leva os mesmos ingredientes que cobrem a torrada. Há ainda quem ouse preparar um Steak Hawaii.

Apesar do estranhamento inicial, hoje até que curto a combinação de presunto queijo e abacaxi, que de havaiana não tem nada. Confira a receita:

Receita (para 4 porções):

Ingredientes

4 fatias de pão de forma
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de óleo
4 fatias de presunto cozido
8 fatias de abacaxi em calda
2 fatias de queijo
4 cerejas em calda

Modo de preparo

Torrar levemente as fatias de pão. Passar manteiga e colocar as fatias sobre uma forma. Aquecer o óleo numa frigideira e fritar rapidamente as fatias de presunto. Colocá-las sobre as fatias de pão.

Escorrer bem as fatias de abacaxi e dispor sobre as de presunto. Por fim, cobrir o abacaxi com as fatias de queijo. Assar em forno preaquecido a 200 °C por cerca de oito minutos. Decorar cada torrada com uma cereja no centro das fatias de abacaxi.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador