Últimas notícias

Colunistas

RSS
Pitadas: Turismo gastronômico em Colônia

Enogastronomia

30.03.2018

Pitadas: Turismo gastronômico em Colônia

Famosa por sua catedral gótica, cidade no oeste da Alemanha também é conhecida pela cerveja kölsch. Entre os pratos tradicionais estão uma combinação de morcilha com batata e maçã e carne marinada com molho adocicado.


Catedral e copo de kölsch: símbolos de Colônia

Colônia é um dos destinos turísticos mais visitados na Alemanha, sobretudo graças à sua centenária catedral em estilo gótico. E para quem visita a cidade, no oeste do país, é difícil passar longe de um copo de kölsch. A cerveja, leve e servida num copo comprido de 0,2 l, é quase onipresente em Colônia.

Uma das cervejarias mais famosas é a Früh, que tem um restaurante bem pertinho da catedral. A regra das cervejarias colonianas é a seguinte: o garçom vai repondo as kölsch até que o cliente cubra o copo com a bolacha de cerveja. O número de copos consumidos é geralmente marcado pelo garçom à caneta na própria bolacha.

Além do próprio restaurante da Früh, a kölsch da cervejaria também é vendida em outros estabelecimentos. Outra marca bastante popular é a Sion. E para acompanhar a cerveja, há uma série de delícias locais.

Para a entrada, ou apenas como petisco, há o halve hahn. Apesar de hahn significar galo, trata-se simplesmente de meio pãozinho com manteiga e queijo gouda, geralmente servido com pepino em conserva e mostarda. Não tem erro.


Himmel un ääd: morcilha com purê de batata, maçã e cebola

Outro clássico chama-se himmel un ääd – himmel = céu e ääd = terra, em dialeto de Colônia, que assim como a cerveja também se chama kölsch. A tal combinação entre o céu e a terra consiste em morcilha acompanhada de purê de batatas misturado com pedaços de maçã e cebola.

Parece estranho, mas no prato, o sabor mais forte da morcilha se equilibra perfeitamente com a suavidade da batata e das maçãs caramelizadas. Originalmente a receita levava apenas batata e maçã, mas hoje quase sempre inclui a salsicha de sangue. Além de Colônia e da região do rio Reno, himmel un ääd – ou himmel und erde – também é tradicional em todo o estado da Renânia do Norte-Vestfália.


Rheinischer sauerbraten é um dos pratos mais típicos da região do Reno

Um prato que também é típico não apenas de Colônia, mas também de toda a região do Reno é o rheinischer sauerbraten, umas das minhas receitas alemãs favoritas. Para quebrar o sabor azedo da carne, marinada no vinagre, o assado é servido com um molho adocicado, com passas e maçã. Já comi algumas versões que incluem amêndoas também.

Depois de marinada e assada por mais de uma hora, a carne despedaça na boca. Originalmente era usada carne de cavalo na receita, mas, hoje, geralmente, se prepara o prato com carne bovina. Os acompanhamentos clássicos são kartoffelklöße (bolinhos de batata), repolho roxo ou apfelmus (purê de maçã).

Os pratos regionais são encontrados numa série de restaurantes da região da catedral e da Altstadt (cidade antiga) de Colônia. Além da cervejaria Früh, outros restaurantes tradicionais são o Bierhaus en d'er Salzgass e o Brauhaus Sünner im Walfisch, por exemplo.


Döner kebab: comida de rua queridinha dos alemães

É claro que também sempre há a opção do döner kebab, a comida de rua queridinha dos alemães. Quando vim pela primeira vez à Alemanha, me apaixonei pela combinação turca de pão com salada, molho de iogurte e carne de frango ou cordeiro. Eu prefiro a versão enroladinha, tipo wrap, e hoje gosto mais de pedir o döner vegetariano com falafel (bolinho de grã de bico) ou queijo feta.

Diz a lenda que a primeira lanchonete de döner kebab da Alemanha foi aberta em Berlim no início dos anos 1970, e o sanduíche consistia apenas de pão com a carne preparada no tradicional espeto giratório e cebola. Aos poucos, a especialidade turca foi se espalhando pelo país, começando por regiões com grande número de imigrantes, como é o caso de Colônia, onde vivem mais de 55 mil cidadãos da Turquia.


Mutzenmandeln são tradicionais na época do Carnaval

Continuando o passeio gastronômico por Colônia, depois de comer um döner kebab ou um sauerbraten acompanhado de uma kölsch, vem a vontade de um docinho. Nos cardápios de restaurantes de cozinha local, você vai encontrar clássicos alemães como rote grütze e apfelstrudel.

Se for à cidade na época do carnaval, festa pela qual Colônia é famosa, será impossível não se deparar nas padarias com as mutzenmandeln. Com consistência de biscoito, o pequeno doce tem o formato amendoado e costuma levar amêndoas (em alemão, mandeln) na massa – uma pequena delícia. Ao se despedir do vendedor, não se esqueça da saudação carnavalesca típica: "Alaaf!"

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Fonte: Deutsche Welle


Tags: Pitadas, Deutsche Welle, gastronomia, receitas, culinária, culinária alemã, Luisa Frey


Aqui você encontra dicas e receitas gastronômicas.

Contato pelo e-mail site@ricardoorlandini.net




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 19.06

  • Dia de São Romualdo
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Migrante
  • Dia do Vigilante