Últimas notícias

Colunistas

RSS
 Grêmio em busca do título mais ao seu alcance

Ilgo Wink

18.08.2015

Grêmio em busca do título mais ao seu alcance

O título a ser conquistado é o da Copa do Brasil. Venho dizendo isso faz tempo. Foco na Copa do Brasil, mas sem descuidar do Brasileirão. Afinal, quem não arrisca não petisca (esta é do meu tempo de guri de calça curta).

A escalada rumo ao título segue nesta quarta-feira. O Grêmio precisa garantir ao menos o empate em Curitiba. É jogo pra vencer. O Coritiba vai jogar com alguns desfalques importantes e ainda por cima tem coisas mais importantes para preocupar-se, como fugir do fantasma do rebaixamento.

Portanto, sem subestimar o adversário – como ensinou o Joinville -, o Grêmio deve ir para cima, se possível marcar sob pressão e encaminhar a vitória cedo para evitar maiores sofrimentos.

A notícia alvissareira (acho que é a primeira fez que uso essa palavra tão comum até meados do século passado) é a presença de Lincoln na delegação.

Tenho a impressão que o técnico Roger chegou à conclusão que eu cheguei depois do jogo de domingo na Arena: Maxi Rodriguez não é o cara para ser alternativa ao Douglas ou ao Luan. É preciso investir em outro jogador. E não vejo outro melhor que o Lincoln. E se Roger buscou o guri é porque está confiando nele como uma alternativa real. É ou nao é uma notícia alvissareira?

Essa iniciativa do Roger mostra também que ele está atento ao pessoal da base. O que é muito bom.

A lamentar apenas que Luan está fora do jogo por motivo de doença. Luan fez falta contra o Joinville. 

Gostei que o Roger mantém Bobô na equipe. Sei que muitos querem Fernandinho desde o início. Mas não se enganem: Fernandinho é jogador de um tempo só, no máximo um tempo só, de preferência no segundo tempo aproveitando o desgaste físico do adversário. 

Fernandinho tem se revelado uma arma poderosa quando entra. É um trunfo do treinador.

Fora isso, é importante que Bobô pegue ritmo, se adapte ao time. O Brasileirão é longo. E a droga da seleção olímpica vai  retirar do Grêmio o seu maior talento individual. Curioso é que há quem vibre quando Dunga e seus parceiros desfalcam o Grêmio.

Por fim, nova chance para Edinho. Eu que não acreditava mais nesse jogador, admito que ele pode ser útil. O fantástico é que esse volante estilo ‘brucutu’, espécie em extinção no futebol, participou, e bem, da melhor atuação do Grêmio nos últimos anos: a goleada de 5 a 0 no Gre-Nal.

Edinho está mordido. Primeiro por ter sido escanteado no Grêmio; segundo, porque nesse período o Inter não o acolheu. A resposta Edinho deu depois dos 5 a 0 – não me canso de repetir esse placar -, quando declarou que foi o maior jogo de sua vida, uma alfinetada naqueles parceiros colorados que não o ampararam no momento difícil. Sem proposta do Inter, Edinho foi pescar.

Agora, ele está no time. É um jogador vitorioso. Um time para ser campeão precisa de jogadores com histórico de grandes títulos. Nem que seja para compor o grupo e entrar de vez em quando. 

ARGEL E OS CELULARES

Enquanto isso, o Inter recebe o Ituano. É preciso vencer a fazer saldo, porque o jogo da volta não será fácil. 

Argel está iniciando seu trabalho no clube que o projetou no futebol. 

Apesar de ser um técnico novato, ele me parece ter métodos superados. Tem essa história de cartilha. Que ele nega.

Mas proibiu o uso de celulares. Grande erro. Se isso fosse determinante no futebol outros clubes iriam aderir. Na verdade, é o tipo de coisa que só irrita os jogadores. Pior que tirar o celular de um jogador de futebol, só mesmo atrasar salários, prêmios, etc.

Bem, vamos dar tempo ao tempo.


Tags: Ilgo Wink, esporte, inter, grêmio, futebol


Ilgo Wink é jornalista formado pela Ufrgs. Trabalhou na Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Rádio da Universidade e TV Bandeirantes. Hoje, dirige a WComm Comunicação Ltda.  Nas horas vagas produz cerveja artesanal e mantém o blog: Blog do Ilgo.

E-mail: ilgowink@gmail.com

twitter: twitter.com/ilgowink




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 16.11

  • Dia da Tradição Oral
  • Dia de Santa Gertrudes
  • Dia de Santa Margarida
  • Dia de São Giuseppe Moscati
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia Internacional da Tolerância
  • Dia Nacional de Atenção à Dislexia
  • Dia Nacional dos Ostomizados
  • Semana da Música