RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Mano vai usar ‘já ganhou’ para tentar reverter

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Mano vai usar ‘já ganhou’ para tentar reverter

Ilgo Wink

01.11.2016

Mano vai usar ‘já ganhou’ para tentar reverter

“Noite para confirmar vaga na final”. Imagino que algum jornal ou site irá sair com essa manchete nesta quarta-feira referindo-se ao favoritismo do Grêmio, um favoritismo real em função dos 2 a 0 alcançados no jogo de ida, mas que pode ser revertido pelo Cruzeiro. Difícil, mas possível.

Imagino, ainda, o técnico Mano Menezes sacudindo o exemplar na preleção aos jogadores. Apontando, ainda, as colunas que tem sido escritas desde a vitória em Belo Horizonte, todas mais ou menos dizendo que é ‘jogo jogado’, que o Grêmio já está na final.

É o tipo de coisa que um treinador esperto costuma usar para pilhar mais seus jogadores. Nesse futebol cada vez mais nivelado, um time mais motivado e determinado que o outro pode fazer a diferença durante os 90 minutos. 

Imagino mais: Mano Menezes gravando os programas esportivos no horário do meio-dia. Se alguém prestar atenção, verá que os mais ‘otimistas’ e convencidos da vitória do Grêmio ao natural, sem maiores esforços, são jornalistas identificados com o Inter, aqueles identificados que insistem em dizer que são neutros, pensando que o torcedor ainda acredita nisso.

Então, prevejo para estas horas que antecedem ao grande jogo contra o Cruzeiro, um clássico do futebol brasileiro, uma enxurrada de notícia, comentários e palpites todos no sentido de que o Grêmio entra em campo para confirmar sua classificação.

Essa situação irá repetir-se, e de forma ainda mais aguda, se o Grêmio realmente superar o Cruzeiro e ir para a final disputar o título de campeão da Copa do Brasil.

A simples ideia de que o Grêmio irá, finalmente, quebrar o jejum assusta, apavora e inquieta os ‘isentos’ e os nem tanto.

Teremos, pois, dias de muita agitação, com direito a boatos, informações e entrevistas que possam, de alguma forma, perturbar o ambiente no Grêmio em caso de classificação.

Aliás, isso já está acontecendo, mas a tendência é que  o quadro piore, inclusive com o reforço de gremistas que o cornetadorw define, muito apropriadamente, como portadores da síndrome de Estocolmo.

GOOGLE

 Síndrome de Estocolmo ou síndroma de Estocolomo (Stockholmssyndromet em sueco) é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.

REBAIXAMENTO

De tanto ler e ouvir o RW abordar a questão do eventual rebaixamento colorado – assunto que tenho evitado porque não quero acabar como ele, enlouquecido de calculadora na mão – decidi também eu dar uma espiada na tabela de classificação e na relação dos jogos do co-irmão.

Coisa rápida, porque não ouso competir com RW, que já analisou todos os detalhes dessa turma de baixo, e que continua afirmando que o Inter irá cair.

Pois já começo a concordar com o ‘matemático’ RW, mestre em cálculos que levem o Inter a ser rebaixado.

Estou pra dizer que o Inter vai perder todos os cinco jogos que lhe restam. No máximo, vai somar uns dois ou três pontos.

Então, se o Vitória, por exemplo, não for tão incompetente e não for mais prejudicado pelos erros humanos dos homens de preto, o Inter vai mesmo conhecer o demônio.

Para isso, é fundamental uma derrota para o Palmeiras, domingo.

O jogo seguinte será contra a Ponte Preta, dia 17. Serão onze dias de muita angústia, muita onda, muita intriga. A suati terá muito trabalho.

Agora, a cereja do bolo: se o Vitória bater o Atlético PR, em Salvador, vai para 39 pontos, afundando o Inter (38)  na escuridão do Z-4.

Imaginem, onze dias no pesadelo da segundona. Acho que aí a suati dá um choque de gestão e troca de treinador.

Em resumo: Jesus está chamando. 


Tags: Ilgo Wink, esporte, inter, grêmio, futebol


Ilgo Wink é jornalista formado pela Ufrgs. Trabalhou na Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Rádio da Universidade e TV Bandeirantes. Hoje, dirige a WComm Comunicação Ltda.  Nas horas vagas produz cerveja artesanal e mantém o blog: Blog do Ilgo.

E-mail: ilgowink@gmail.com

twitter: twitter.com/ilgowink




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom