RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Barrios repete Renato no gol do Mundial

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Barrios repete Renato no gol do Mundial

Ilgo Wink

09.04.2017

Barrios repete Renato no gol do Mundial

Já escrevi aqui que é preciso estar ligado para perceber os sinais e o que eles podem significar.

O gol de Lucas Barrios, sábado, na Arena, pode ser um sinal. Não apenas um sinal de que se trata de um atacante de área, não um aipim nem um atacante pelos lados, que os mais antigos chamavam de ponta. Lucas Barrios está na galeria de atacantes como Careca – talvez o melhor que vi jogar -, Romário, Jonas, Nilmar e tantos outros.

Todos atacantes de área, mas com técnica, inteligência e mobilidade para jogar tanto no esquema ‘truvisca no fedor que a bola entra’ como no esquema de toque de bola, triangulações, aproximação. Barrios é dessa família, mas num nível – por enquanto – abaixo dos que citei, lógico.

Mas o sinal que me chamou a atenção e me fez sonhar e sorrir é que gol do paraguaio lembra bastante o de Renato – então ainda Gaúcho, não Carioca – na final do Mundial de 1983. Um corte para dentro, outro corte para fora e o chute cruzado no canto oposto ao do goleiro, o canto direito, conforme lembrou meu amigo Lino Tavares.

Será um sinal, um prenúncio de…

Melhor deixar assim, e voltar para a realidade.

E a realidade que eu vejo é que o Grêmio está no caminho certo. Méritos da direção (Ico Roman, que não é o criador da expressão IVI, autoria de Ricardo Worthman), da comissão técnica e, principalmente, do treinador, o professor Renato Portaluppi, que alguns insistem em diminuir sabe-se lá por que. Nem Freud explica.

Conheço colorados que respeitam mais o Renato treinador que muitos gremistas. Realmente, nem Freud explica.

A goleada sobre o Veranópolis é um indicativo que a preparação para a Libertadores está correta.

Claro que não se pode desconsiderar que o gol logo aos 50 minutos foi um duro golpe para um time que havia perdido por 2 a 0 o primeiro jogo e tinha toda uma estratégia que não previa, claro, um gol assim tão cedo. É para desestruturar qualquer equipe.

O fato é que o Grêmio jogou uma bola redonda. Sem chutões e bola trabalhada, o time comandado pelo professor (forma de tratamento de alguns jogadores) já  Renato se impôs da maneira que deveria acontecer sempre nesses confrontos contra adversários mais modestos. Se isso acontecesse sempre, não seria futebol, um esporte que abre espaços generosos para a surpresa, as zebras.

O Grêmio jogou dentro do padrão lançado por Roger, mas a meu vez mais veloz e objetivo. Nesse sentido, cabe destacar Miller Bolanos, um articulador moderno, de movimentação intensa, rapidez no toque e jogadas agudas, verticais, abrindo caminho para muitas ‘metidinhas’.

É importante destacar também que Léo Moura e Luan ajudam na articulação. Essa responsabilidade não fica apenas com um jogador, o que é muito bom.

Gostei do Grêmio, que só não me deixou empolgado mesmo por causa daquele gol logo no começo, que desestabilizou o Veranópolis e deu moral ao Grêmio para criar inúmeras situações. A goleada poderia ser ainda maior.

Vamos ver se contra o Novo Hamburgo o Grêmio repete o futebol desses dois jogos contra o Veranópolis.

Se isso ocorrer, vai para a final, provavelmente contra o Inter.

E aí, com arbitragem local, tudo fica nivelado.

O CASO DO ‘PDF’

Acredito que o STJD irá convocar o jornalista Guerrinha para depor.

Afinal, ele chegou a citar no ar o nome de um tal Rogério Maia, de Salvador, como fonte para documentos que seriam favoráveis ao Inter.

Guerrinha é o caminho para o tribunal descobrir tudo sobre o caso de documentos que a perícia comprovou serem fraudulentos.

Aqueles que realmente defendem a moralidade no futebol brasileiro querem a verdade.

Afinal, se aconteceu uma vez, quem garante que já não aconteceu antes? 

O STJD precisa ir fundo.


Tags: Ilgo Wink, esporte, inter, grêmio, futebol


Ilgo Wink é jornalista formado pela Ufrgs. Trabalhou na Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Rádio da Universidade e TV Bandeirantes. Hoje, dirige a WComm Comunicação Ltda.  Nas horas vagas produz cerveja artesanal e mantém o blog: Blog do Ilgo.

E-mail: ilgowink@gmail.com

twitter: twitter.com/ilgowink




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom