RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Grêmio sofre as consequências da grandeza que conquistou

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Grêmio sofre as consequências da grandeza que conquistou

Ilgo Wink

30.05.2018

Grêmio sofre as consequências da grandeza que conquistou

Não vencer dentro de casa é sempre frustrante, até quando se joga mal. Não é o caso do Grêmio, que joga bem, se impõe ao natural, cria oportunidades, mas nem sempre materializa a superioridade técnica e tática em gol.

Contra o fraco Ceará – goleado nesta noite pela Chapecoense – foi difícil sair um gol, que aconteceu numa escapada de Éverton que pegou a defesa adversária totalmente fora do lugar.

Na Arena, os times mantém a estrutura defensiva e raramente avançam em bloco, o que complica a criação de jogadas. O Grêmio atacou muito o Fluminense, mas esbarrou na monolítica defesa armada por Abel ‘vamu pra dentro deles’ Braga.

Cansado de perder para Renato, Abelão tratou de evitar nova humilhação. Foi visível o alívio dele quando o juiz encerrou o jogo, aos 6 minutos de acréscimo. Antes, fizera gestos desesperados sinalizando que era hora de encerrar a partida, esquecido talvez que seu time abusou de ganhar tempo.

Tudo isso é reflexo da grandeza atual do time gremista, respeitado e admirado, especialmente fora do Estado – aqui o que prevalece é muita inveja e despeito.

O Grêmio é o responsável por essa situação: todos entram em campo na Arena determinados a jogar por uma bola. A grandeza atual do time assusta.

Nesse sentido, Atlético PR, Inter e Fluminense têm mesmo o que comemorar: não perderam na Arena. Poderiam ter sido esfolados, mas resistiram e festejam o ‘pontinho fora’, que saiu barato para os três.

Agora, a despeito da proposta de jogo do Fluminense, faltou ao Grêmio nesta noite melhor acabamento nas jogadas. Não gostei de Lima nem e principalmente do Madson, que não consegue se adaptar à forma de jogar do time. Lima a meu ver não tem característica para fazer a função de Ramiro. Já Madson se esforça bastante, mas não consegue completar uma jogada com qualidade.

Outro que parece sem saber o que fazer é o experiente André, Seu primeiro tempo foi preocupante. No segundo, melhorou, mostrando ao menos mais interesse e disposição.

A entrada de Pepê pouco contribuiu. A cinco minutos do final do tempo normal, Renato colocou Thony e Thaciano. Achei que eles poderiam ter entrado mais cedo, mas o time estava bem, pressionando com insistência e até perdendo gols, como aconteceu com Éverton, aos 29, quando pegou rebote com o goleiro apavorado e chutou pra fora.

Se um deles fosse o Messi ou o Neymar eu estaria agora criticando o técnico gremista, mas estamos falando de dois jovens que ainda têm muito o que provar, e para isso precisam receber mais tempo de preferência em jogos menos encardidos. Pepê, por exemplo, custou a entrar no ritmo intenso da partida, mas mostrou que tem potencial para novas oportunidades.

No mais, o Grêmio se não foi espetacular, teve um desempenho de equipe superior, que cria jogadas e proporciona pouco espaço para o adversário ameaçar. O Fluminense chegou com perigo, aproveitando a ansiedade do Grêmio para marcar um gol, o que gerou algum descuido atrás.

Ao lado do Cruzeiro, o Grêmio tem a defesa menos vazada: 3 vezes.

Felicidade

Esse é o sentimento que irá prevalecer nesta quinta aqui no RS amado diante da vitória colorada sobre o Vitória, 3 a 2, em Salvador. O time entrou no G-4, situação mais ou menos parecida com aquela do clube sob o comando de Argel, há dois anos.

Flamengo

Gostei do sorteio que apontou Flamengo na próxima fase da Copa do Brasil. Hoje, o Grêmio passaria sem maiores dificuldades. Vamos ver como as equipes estarão em agosto.

Haverá saída de jogadores após a Copa. O Flamengo deve perder Vinicius Jr. Em compensação, está tentando o ex-gremista Wallace.

O Grêmio deveria trazer um zagueiro com urgência e um lateral-direito.


Tags: Ilgo Wink, esporte, inter, grêmio, futebol


Ilgo Wink é jornalista formado pela Ufrgs. Trabalhou na Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Rádio da Universidade e TV Bandeirantes. Hoje, dirige a WComm Comunicação Ltda.  Nas horas vagas produz cerveja artesanal e mantém o blog: Blog do Ilgo.

E-mail: ilgowink@gmail.com

twitter: twitter.com/ilgowink




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia