Últimas notícias

Colunistas

RSS
LUZ, DEMOCRACIA E IMPRENSA LIVRE

Erner Machado

03.01.2012

LUZ, DEMOCRACIA E IMPRENSA LIVRE

Perguntando sobre a maldade que vige no mundo, um Mestre Espiritual, de nossos tempos, disse que a maldade só era possível de ser vista porque sobre ela incidia a Luz do Bem e que esta luz ao se manifestar ia como que varrendo os efeitos do mal e clareando, tudo....

Fazendo uma analogia com o grande volume de corrupção que existe no país, para entendê-la podemos, com certeza, utilizar do argumento do Mestre Espiritual e afirmarmos que esta corrupção, volumosa, arraigada só vem a tona e pode ser vista porque estamos em uma Democracia na qual a Imprensa é Livre e pode com todas as garantias que a Constituição lhe confere, denunciar os desvios de conduta dos agentes públicos ou privados expondo, os seus atos, ao conhecimento dos cidadãos.

Avançando, ainda mais, na ideia, nos permitimos dizer com toda a convicção que a Democracia é o Regime da Luz, da Verdade e do Direito que se expressa no seu mais alto conceito. É bem verdade que por ser uma democracia insere no seu conteúdo, forças contrarias a sua existência que, por serem minorias, tem suas ações e sua voz submetidas a vontade da maioria. É pela ação destas minorias que, em nossa democracia, às vezes a imprensa é atacada e surgem tentativas de suprimir ou controlar sua atuação.

Mas a Imprensa e a Democracia são tão intimamente ligadas e interdependentes que a existência de uma é inerente a existência da outra e se completam e se defendem mutuamente pois que não pode existir imprensa livre onde não exista democracia e nem pode existir democracia onde não exista imprensa livre.

Ambas são filhas da Luz e da ânsia de liberdade dos povos e caminham de mãos dadas com a verdade que liberta e com o amor que constrói.

Da mesma forma que a Luz do Bem, na linha do tempo, irá suprimir a escuridão do mal, a Democracia brasileira, através da Liberdade de Imprensa será tão forte que irá varrer de norte a sul a escuridão da corrupção que, no passado e no presente, nos assola, mas que não terá lugar no futuro de nossa pátria e na história de nosso Povo.


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel