Últimas notícias

Colunistas

RSS
Exame de Motorista

Erner Machado

14.02.2012

Exame de Motorista

Rosário do Sul, não tinha Departamento de Transito.

Os interessados em tirar a carteira de motorista se inscreviam na Delegacia de Policia com o Delegado Ary Nelson, o qual após constatar que tinha-se numero suficiente, mais ou menos dez candidatos, comunicava a Delegacia de Transito de Livramento que destacava um examinador para fazer as provas de sinais e de direção, exigidas, naquele tempo.

Como toda a cidade do interior, quando existia um evento dessa natureza, era dia de muita gente na rua, especuladores, populares que se reuniam para ver a aplicação das provas de direção que eram as mais importantes e deixavam os candidatos mais nervosos.

A prova que mais atraia público era a prova de lombada na qual o candidato vem dirigindo e, a uma ordem do examinador, para o carro, deixa em ponto morto, puxa o freio de mão e depois arranca de novo, suavemente, retomando o caminho anteriormente iniciado. Alguns mais experientes fazem esta manobra usando, somente, a embreagem.

Os exames de lomba eram feitos na Rua Amaro Souto, perto do 2º RCMoto, o nosso Regimento Militar.

Numa destas vezes, na qual os exames aconteciam, existiam muitos candidatos e muito público que, aplaudia os que tinham sucesso e vaiava os que saiam mal ou rodavam.

Se estabelecia, até, um pequeno comercio onde eram vendido pastéis e bolo frito passado no açúcar. Muitas vezes, vendi balaios cheios dessas iguarias simples, mas do gosto de todo o mundo e, além de ganhar um bom dinheiro, ainda me divertia com as trapalhadas dos candidatos menos preparados.

Neste dia, os exames iniciaram às oito horas da manhã e iriam até ao meio dia,c om um intervalo para o almoço e recomeçariam às duas horas da tarde.

Eram quase onze e trinta, e já tínhamos aplaudido muitos candidatos que tinham logrado êxito e vaiado outros tantos que tinham rodado na prova da paradinha.

Ouviu-se um murmúrio na plateia seguido, imediatamente por um profundo silêncio.

Aproximou-se o último candidato. Num velho jeep Land Rover, vinha o seu Cristóvão Oliveira de Freitas, que já dirigia, mais ou menos , pelas estradas do interior do Caverá , mas queria tirar a Carteira para ir, quando precisasse, a Santana do Livramento, a Dom Pedrito, ou ao Alegrete.

Vinha bonito, apontando no inicio da rua, longe da lomba, mais ou menos uns cem metros.

Do seu lado direito, o Inspetor examinador com olhares muito atentos, mas visivelmente aprovadores acompanhava a trajetória do seu Cristóvão.

O Silencio era total. Ouvia-se o barulho do Land Rover e podia-se ouvir o que o inspetor falava.

A plateia atenta, como se adivinhasse que alguma coisa ia acontecer.

Rapidamente, aproximou-se o Land Rover, da fatídica Lombada e da fatal parada. Se o seu Cristóvão conseguisse vencer a prova, receberia os aplausos dos inúmeros assistentes.

Chegada a lombada foi ouvida a ordem do Inspetor: Seu Cristóvão agora o senhor pare, puxe o freio de mão e saia bem devagarinho!

O seu Cristóvão, parou, puxou o freio de mão e surpreendente e inusitadamente, abriu a porta e saiu, caminhando extremamente de vagar, pé ante pé, em passo de ganso, com suas enormes botas numero 45 e suas largas bombachas.

No peito tremulava um lenço branco e na cabeça estava atravancado um chapéu de abas largas.

Era uma figura apoteótica!

O inspetor examinador teve um ataque de tosse, para disfarçar o riso que, por força de profissão não podia dar, mas a plateia, simplesmente, explodiu na maior e mais alta gargalhada coletiva que eu já vi. Tinha gente passando mal, chorando de tanto rir.

O delegado Ary Nelson, colocou o Inspetor no carro e o levou para Delegacia.

Naquele dia, não teve exames, pela parte da tarde... pois não havia clima e nem condições de realizá-los!!!


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel