Últimas notícias

Colunistas

RSS
Municipalismo

Erner Machado

19.04.2012

Municipalismo

Como cidadão de meu pais, costumeiramente, me dedico a pensar soluções para os seus problemas. Tenho me detido, ultimamente, em imaginar uma administração pública a partir do Município que é a menor célula da República Federativa.

O Município por ter a área reduzida em relação ao Estado e ao País, proporcionaria ações passiveis de serem controladas e resultados possíveis de serem medidos, quase que imediatamente.

Imagino a Educação, do ensino Fundamental ao Universitário.

A Saúde, com seus Postos de Primeiro atendimento que seriam unidades de triagens, Hospitais Distritais e Hospitais Gerais. A agricultura, com Hortas Comunitárias e Áreas de Plantio, produzindo através da iniciativa privada os bens primários inerentes a cultura e aos costumes, abastecendo o mercado local e exportando para os demais municípios, para o Estado e para a União, o excedente da produção.

Imagino Bancos Municipais fomentando o desenvolvimento da indústria, do comercio e dos serviços, do turismo, produzindo o crescimento dos mercados, a riqueza dos empreendedores que utilizariam a mão de obra local, reduzindo o êxodo de inteligência e força de trabalho para os grandes centros.

Imagino um Poder Executivo eficiente, com ações focadas em prol da sociedade em todas as suas manifestações e um Poder Legislativo criando leis que produzam efeitos e fiscalizando as ações dos demais Poderes de maneira clara, justa e perfeita.

Imagino uma Justiça Local, com instâncias recursais eficientes e eficazes, jurisdicionando de maneira equitativa a todos os munícipes.

Imagino a Assistência Social, identificando áreas de fragilidade e exposição social, e agindo tempestiva e eficientemente nas soluções que os problemas demandam, visando restabelecer a integridade do cidadão.

Imagino uma política de Esportes canalizando o que de melhor a juventude municipal produz, em prol da confraternização de todos e de sadia competição que produza eventos visando identificar os melhores em esportes individuais e coletivos.

Imagino uma politica municipal, para a juventude, para o cidadão e para os velhos, que seja suficientemente eficaz para produzir a felicidade e o bem estar. Imagino uma Fazenda Municipal coletando tributos e colocando-as a disposição do Poder Executivo, para serem aplicados em investimentos para o bem público. Imagino Políticos eficientes, conscientes e honestos administrando esta máquina publica em prol dos cidadãos, do município, do estado e da Pátria. Tudo que imaginamos pode se tornar realidade, um dia, talvez...!!!


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 01.09

  • Dia do Profissional de Educação Física
  • Dia do Caixeiro Viajante
  • Dia de Nossa Senhora da Penha
  • Dia do Anjo Pahaliah

Agenda do dia - 01.09

  • 18:00 às 24:00 Dia de Bate Papo no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121