Últimas notícias

Colunistas

RSS
Administradores Públicos

Erner Machado

26.04.2012

Administradores Públicos

Nos anos de 2008 a 2010, participei, em Capão da Canoa, com grande satisfação do Programa “Ponto de Vista” da Rádio Horizontes cujo âncora é o nosso competente Giovani Miráglica. O “Ponto” é um encontro de inteligencias do Litoral que, de segunda a sexta feira, debatem os assuntos da região, de nosso Estado e algumas vezes, do nosso Pais. Um dos assuntos recorrentes, na época e agora, é a questão da Administração Pública.

Na época focávamos nas administrações dos municípios. As que passaram, as que estavam e as que assumiriam o poder. Eram e são multiplicas e férteis as visões dos participantes sobre o assunto.

Sempre tive a minha modesta opinião sobre o assunto. Passo a colocá-la para apreciação e critica dos meus sete ou oito leitores assíduos:

O Administrador Público tem origem e legitimidade na ação politica mas, uma vez chegado ao poder, por esta via, tem o dever moral de administrar tecnicamente. E, só sendo técnico pode atingir a excelência de quem vê no objeto de sua administração o anseio dos cidadãos, seus eleitores, serem satisfeitos.

O Administrador público dos municípios modernos e progressistas é aquele que tem uma visão total do universo de sua atuação e passa ao largo das questões particulares ou de grupos, para focar sua ação de forma a que atinja a totalidade dos cidadãos que estão sob os seus cuidados administrativos.

O Administrador técnico é aquele tem a visão total dos problemas a resolver e, por ter esta visão, tem sempre a solução esperada por todos os cidadãos.

O Administrador Técnico e aquele que tem um projeto global no qual estão contidos todas as variantes individuais.

O Administrador técnico é aquele que se cerca das melhores inteligências preferindo-as, às indicações partidárias que visam atender as necessidades menores e imediatas dos “cabos eleitorais” e dos financiadores de campanhas.

O administrador técnico é aquele que tem Projetos objetivos, inteligentes, sociais ou políticos que digam respeito direto ao interesse público e nunca aos interesses cartorários dos Partidos ou particulares dos Caciques e dos Coronéis que ainda existem em muitas regiões de nosso Estado e de nosso País.

Quanto ao teu município, caro leitor, qualquer que ele seja, acho que podes afirmar, com certeza, se as administrações presentes e passadas tiveram estas ou outras características.

Sobre a Administração futura do teu município cabe a ti, eleitor, escolhe-la para que seja técnica ou não. E, este ano, terás que fazer esta escolha. Por enquanto nada deve ser dito a não ser desejar que a inteligência, a urbanidade e a cidadania sejam as diretrizes e as bússolas que nortearão a tua escolha. Boa Sorte !!!


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

colunas anteriores

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 28.08

  • Dia da Avicultura
  • Dia Nacional dos Bancários
  • Dia Nacional do Voluntário
  • Dia de Santo Agostinho
  • Dia do Anjo Hekamiah

Agenda do dia - 28.08

  • 18:00 às 00:00 Jantar no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121
  • 22:30 às 23:00 Programa PontoNet (inédito) na POATV Canal 6 da Net em Porto Alegre