Últimas notícias

Colunistas

RSS
OS RESPONSÁVEIS

Erner Machado

16.08.2012

OS RESPONSÁVEIS

Os jornais de nosso estado dão noticias que, em menos de uma semana, três bebês, morrem por ineficiência do sistema de saúde publica.

Noticiam, ainda, que um jovem de 25 anos que já vendeu tudo o que tinha dentro de casa para comprar drogas encontra-se, agora, acorrentado pela família como forma de evitar seu contato com o mundo do Crack.

Estes mesmos jornais mais a imprensa televisiva informam que um enorme contingente de assessores de deputados em nosso estado ganham, mensalmente, os valores de R$ 2.500,00 a R$ 7.000,00 sem que precisem estar presentes em seus lugares de lotação originária.

Num universo maior as mídias nacionais nos mostram as cenas de um julgamento no Supremo Tribunal Federal em que são acusados, de desvio de dinheiro publico, políticos de diversos partidos que teriam usado estes recursos para comprarem votos a favor de projetos do Governo do Presidente Luiz Inácio da Silva.

Sempre que questionados os Prefeitos, o Governador do Estado e a Presidência da Republica, dizem que não dispõe de recursos materiais e financeiros para habilitar a saúde publica de meios mínimos que sejam garantidores de salva guarda da vida de crianças, jovens, adultos ou velhos, quando colocada em estado de criticidade.

Dizem que não dispõe de recursos materiais e financeiros estabelecerem programas de saúde pública que possibilitem a recuperação de jovens que estão dominados pelo uso das mais variadas naturezas.

Dizem que não há condições de criação de projetos educacionais que preparem as crianças e os jovens para a qualificação educacional minimamente necessária para encaminha-los ao trabalho e à cidadania responsável evitando que se encaminhem pelo caminho do vicio e da deliquescia.

Quando se fala em desvio de dinheiro público acham sempre uma saída que os coloca em uma posição de mentirosa revolta e busca imediata de uma solução.

E nós cidadãos deste pais na nossa extrema e covarde tolerância nada fizemos. Nossa passividade permissiva concorre para que situações como estas tornem-se lugar comum em todas os locais de nosso Estado e da Pátria. De igual sorte achamos aceitáveis as explicações da classe política mentirosa e deixamos o problema ir agravando-se, cada vez, mais.

É preciso, que tenhamos coragem de nos indignar e entrar com Processos de Responsabilidade Criminal contra as autoridades que, responsáveis pela saúde, a tratam como tema de interesse subalterno e permitam que recém nascidos sejam arrancados de seus pais em razão de morte por desassistência.

Contra as autoridades que, responsáveis pelos Serviços de Recuperação de Drogados não criam condições de acolhimento, acompanhamento e tratamento adequado aqueles que deles necessitam.

Contra os detentores de mandato eletivo que por lassidão ou por negligência ou por interesse pessoal não controlam o efetivo exercício de atividade de seus colaboradores, contratados e pagos com dinheiro público.

Contra aqueles que roubam da pátria, através de desvios vergonhosos, o dinheiro que está fazendo falta para a saúde, para a segurança, para a educação de nosso povo.

É preciso que, finalmente, acusemos os Prefeitos, os vereadores, os Governadores, os Deputados Estaduais, a Presidente da República, os deputados Federais e os Senadores pois eles são os responsáveis pelas mortes das crianças, pelos jovens drogados, pela falta de segurança, pela educação deficiente e pelos desvios de dinheiro público. Estes crimes são hediondos demais para que continuem acontecendo, sem que sejam atribuídos aos verdadeiros responsáveis. Criemos coragem, então, de dar o primeiro passo!


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel