Últimas notícias

Colunistas

RSS
O SUS É O VENENO DOS POBRES

Erner Machado

19.12.2012

O SUS É O VENENO DOS POBRES

O Sr. Osvaldo Daniel Tortora, trabalhador e morador de Capão Novo, foi acometido, de um câncer na garganta. Diagnosticado o problema foi, pelo médico do SUS que o atendeu, indicada e requerido uma Cirurgia como única forma de solucionar o grave problema de saúde. Após o diagnostico começou o calvário do Sr. Osvaldo que bateu de porta em porta do SUS e não obteve resultado positivo no sentido de que a cirurgia fosse realizada. Entrou com uma ação na justiça comum, na esperança que o juiz, através de uma Liminar, determinasse ao SUS que realizasse a cirurgia requerida. Nem a justiça obteve o resultado necessário e nem o SUS, pelos canais normais sinalizava que isto fosse acontecer. Passaram-se cinco meses e a cirurgia não foi marcada. Diante de tais circunstancias, uma filha do Sr. Osvaldo cotizou-se com outros familiares e a cirurgia foi realizada, de forma particular, neste mês de dezembro, pela equipe do Dr. Ciro Weiss Fontana do Hospital Santa Rita de Porto Alegre.

E o SUS, nem noticias....

Agora o Sr. Osvaldo tem que ser submetido a uma pericia médica para que possa entrar em afastamento do trabalho e receber sua remuneração do INSS. O SUS marcou a pericia para 04 de março de 2013. Daqui a até data da pericia vão decorrer quase 60 dias.

E como fica o salário do Sr. Osvaldo no período de dezembro a março? Se ele esta afastado do trabalho e o SUS só vai autorizar ao INSS pagá-lo, após a pericia? Temos certeza que o caso do Sr. Osvaldo não é um caso isolado. Milhares de brasileiros que não tem voz passam por isto e suportam silenciosamente os atos de Omissão de Socorro e Dano Moral que o SUS pratica contra eles. Para justificar o titulo deste texto me ocorrem, agora, os versos de Jaime Caetano Braun nos quais ele diz:

“ O que entristece ao pequeno,

Sempre encanta ao maioral,

E o que para o pobre é veneno,

Para o rico é medicinal”

No nosso pais, no estágio político e social em que vivemos, o SUS é o veneno do pobre e do pequeno e é o remédio medicinal para o Grande. Fosse o Sr. Osvaldo um medalhão da republica e o seu câncer teria sido operado, imediatamente, no Hospital Sírio Libanês e os boletins médicos diários transmitiriam aos telespectadores desta estranha tragédia nacional que seu estado de saúde melhorava a cada dia. Mas como o Sr. Osvaldo e milhares de brasileiros são pequenos, para o SUS não importa que a cirurgia requerida Leve cinco, seis meses, ou uma ano para ser realizada e não importa que não possa se” encostar” no INSS e fique seis meses sem receber salário. Pobres e Pequenos de nossos Pais, não tem vez e nem vós, nesta sociedade que despreza os humildes e beija a mão daqueles que, por terem poder, lhe exploram e lhe dominam.


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor