Últimas notícias

Colunistas

RSS
Nossa Jovem Democracia e YOANI SÁNCHES

Erner Machado

19.02.2013

Nossa Jovem Democracia e YOANI SÁNCHES

O regime ditatorial do Brasil, encontrou-me quando eu tinha dezessete anos e acompanhou-me até quando meus cabelos começaram a branquear, quase aos quarenta.

De todas as suas faces, de todas os males, de todos os seus paradoxos o que mais me desencantava, mais me doía era a supressão da liberdade dos cidadãos que se consubstanciava pelo cerceamento policialesco a qualquer opinião que contrariasse os sistema ditatorial ao qual fomos, pela força, submetidos.

O primeiro governo civil em 1986, começou, de maneira pálida a restabelecer, timidamente, a capacidade de manifestação do povo, até que a Bendita Constituição de 1988 afastou para sempre as nuvens de tormenta e nos ancorou, seguros e livres, nas praias de nossa Jovem Democracia que, perdura até agora e perdurará para sempre. E independente das mazelas de nossa política republicana, a Nossa Jovem Democracia, haverá de se tornar velha, experiente, consolidada e consertará todos os desvios de conduta que nos afligem e que nos afligirão.

Eu Acredito nisto e por acreditar nisto eu compreendo a quando a Yoani Sánches, cidadã cubana que nos visita, ao ser vaiada por brasileiros, disse que “gostaria que as pessoas do seu pais pudessem fazer o mesmo e ter a mesma liberdade para se expressar”.

Esta é a maravilha da Democracia que abriga sob o manto da LIBERDADE, todas as correntes de pensamentos, todos os credos, todas as tendências e todos os segmentos porque é deles que ela se nutre, é deles que ela se fortifica, é deles que ela se revitaliza, é deles que ela se constrói é deles que ela, a Democracia, busca energias renovadoras para afastar do povo todas as sombras de quaisquer regimes ditatoriais de direita ou de esquerda e coloca sobre este mesmo povo, o seu manto de paz, de felicidade e de progresso. Por estas razões eu compreendo a Yoani e dou graças a Deus por ela estar em nosso país sendo um exemplo vivo de luta pela liberdade, em todas as suas formas.

Com certeza a grande maioria de nosso povo está lhe aplaudindo e lhe mandando energias para que continue luta pela Liberdade de seu Povo. E aos aplausos de nosso povo, se prestarmos atenção, se juntam em cada coração um pulsar mais forte e em cada boca um canto que proclama ao Universo o repúdio a todos os Ditadores de Direita ou de Esquerda que, em alguma parte do mundo, oprimem os povos pelo aprisionamento das vozes que cantam hinos à Democracia e à Liberdade.


Tags: color, dia, imagens, rss, alegre, coluna, hoje, porto, pensar, pontonet, deos, vídeo, ricardoorlandini, do, em, destaque, da, esportes, colunistas, informa


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor