Últimas notícias

Colunistas

RSS
Sobre cachorrinhos, Meninas e Meninos

Erner Machado

04.06.2013

Sobre cachorrinhos, Meninas e Meninos

Em frente a uma casa de Banho e Tosa de uma praia do litoral, foi colocado um armário na rua. Descobriu-se que uma cadelinha tinha dado cria a quatro filhotes. Relutei em ir vê-los e, quando o fiz, fui tomado de grande emoção ante  a beleza e a fragilidade da vida.

Não consegui deixar de fazer uma comparação entre os cachorrinhos do armário e as crianças que nascem, talvez, não em armários, mas em barracos miseráveis feitos de lata e de pedaços de madeira e cujos pisos molhados pelas chuvas, se transformam em camas de panos miseráveis que servem de berços para meninos e meninas que chegam ao mundo, quais os cachorrinhos do armário, na mais completa miséria.

Para cobri-los - alguns velhos trapos e o calor dos corpos de suas mães e de seus irmãos. Para alimentá-los - os seios que produzem leite em cuja composição, tem um gosto de cachaça e um cheiro de “crack” ou  outra droga barata.

Os cachorrinhos, com certeza  serão adotados por alguma ONG, vacinados e colocados para doação. Alguma família lhes tornará de estimação e não  lhes faltarão comida e calor.

Os meninos e meninas, que me vieram a lembrança, com certeza terão a infância nutrida pelos restos de lixo. Nas noites frias tomarão cachaça para aquecer o peito.

Ninguém os adotará. Não irão a escola. Não conhecerão o “shopping” do centro da cidade. Estamparão no rosto a tristeza dos pobres. Terão a cara da miséria. Serão catadores lixo, drogados ou ladrões. Serão os desgarrados e antes de completarem 20 anos resistirão à prisão, em algum assalto, e serão mortos pelas balas da polícia ou justiçados em algum acerto de contas...

Acho, finalmente, que os cachorrinhos serão adotados. Já não posso dizer o mesmo das meninas e meninos miseráveis de meu país.


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel