Últimas notícias

Colunistas

RSS
OS SALÁRIOS DOS MEDICOS CUBANOS

Erner Machado

28.08.2013

OS SALÁRIOS DOS MEDICOS CUBANOS

            Pois agora é definitivo! Os médicos estrangeiros estão chegando ao Brasil. Irão trabalhar nas pequenas localidades desassistidas por parte da medicina nacional ­­­­­­ a qual, não tem ânimo e nem disposição de trabalhar em postos de saúde sem tecnologia médica e em hospitais totalmente sucateados, onde faltam materiais médicos, instalações e leitos.

            Isto não é um fato para ser comemorado. Nossas autoridades e as classes dominantes do país, deveriam ficar ruborizadas de vergonha diante ao estado de calamidade em que chegou a nossa política de saúde e, ao invés de pedirem socorro ao mundo, deveriam direcionar os recursos que são desviados do Orçamento da Saúde para a criação de um programa nacional  de melhorias gerais dos postos de Saúde, das unidades de emergência e dos pequenos hospitais do  interior do pais, de norte a sul. Este programa deveria contemplar recursos para bolsas de estudos que proporcionassem a estudantes de baixa renda a custearem curso de formação em medicina, universalizando esta profissão que, hoje, é acessível, com raras exceções, a filhos de famílias abastadas.

            Mas como o governo e a classe dominante não ficam ruborizados, por que não tem vergonha e como estamos diante de uma calamidade nacional não nos resta outra alternativa a não ser a de desejar boas vindas a este profissionais que, de outros países, virão contribuir para aliviar as angústias, o sofrimento e dor de nossos irmãos que morrem por falta de um médico que lhes alivie os males do corpo e da alma.

            Especificamente com relação aos profissionais que virão de Cuba, foi noticiado que o Governo Brasileiro, para remunerar o trabalho realizado, fará pagamentos diretos ao Governo Cubano e este, repassará, individualmente, aos trabalhadores.

            Chamou-me a atenção a estranha maneira de formalização desta  relação , tendo em vista que, no  nosso  país, já estamos em estágio  bastante avançado de resguardo dos direitos trabalhistas e do respeito ao trabalhador. A garantia de remuneração pelo serviço prestado é um dos postulados de nossa Consolidação das Leis Trabalhistas e de todas as Legislações Complementares que dela se originam.

            É sabido que o salário de um médico, em Cuba é algo que beira ao ridículo, se comparado com os valores pagos no Brasil. É sabido, também, que os médicos Cubanos que estiverem no projeto, vão receber os salários pelos níveis praticados no Brasil. É de pensar-se, então, sem qualquer exagero, que o Governo Brasileiro acordou pagar para o Governo Cubano os valores normais e que o Governo Cubano repassaria para os seus médicos os valores praticados em Cuba. Acreditamos que algum acréscimo haverá ao valor do salário lá praticado, como prêmio pela disposição de aceitar o desafio em nome da boa relação entre os dois países e pelo amor a profissão mas, com certeza que os valores pagos aos profissionais cubanos será infinitamente menor que os destinados a médicos brasileiros ou portugueses, italianos ou espanhóis.

            Isto assim posto configura-se a terceirização do trabalho Médico praticado pela República de Cuba que, remunerada pela Republica do Brasil, recebe valores contratuais compatíveis com o exercício da medicina e repassa para seus compatriotas que praticam o serviço,  um valor muito menor do que o devido, embolsando a diferença.

            Se isto for verdadeiro, e eu acho que é, o Governo do Brasil está rasgando a sua Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho, está colocando no Lixo da História a Luta secular que resultou nas garantias coletivas e individuais dos trabalhadores do Brasil.

            Só podemos, então, lamentar pelos médicos cubanos que continuarão escravos mesmo fora de Cuba.


Tags: Erner, artigos, textos


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

  • oberdan leonhardt (03.09.2013 | 18.58)
    interessante esta terceirização. Mas quando tal acontece na relação dos conveniados como fica. O joão paga para o convênio, ou seja brasil paga para cuba, o convênio *cuba( repassa o que lhe convém e embolsa o resto. Aí não estão sendo rasgados os direitos do trabalhador ( no caso o médico). Pergunto eu.
  • Resposta do Colunista:
Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.12

  • Dia de Santa Olímpia
  • Dia do Presbiteriano
  • Dia São Lázaro / Xapanã