Últimas notícias

Colunistas

RSS
Retomando a caminhada.

Erner Machado

22.11.2015

Retomando a caminhada.

Pois, hoje, o dia amanheceu tão lindo que resolvi colocar o calção, a camiseta da Corrida pela Vida, com distintivo do Colorado, o velho par de tênis e retomar as minhas caminhadas interrompidas pelo longo inverno que foi patrocinado pelo “el Niño”.

É um prazer indescritível caminhar pelas trilhas conhecidas e encantar-me com árvores silvestres que não estavam ali há seis meses e que, agora, se apresentam majestosas e cheias de botões. Algumas, mais antigas, já estão com flores, que se juntam com as margaridas silvestres, pintando a natureza das mais vais variadas cores.

É um prazer indescritível dar um bom dia para as pessoas que passam, mesmo que sejam desconhecidos... O habito de dar bom dia, eu aprendi nos corredores da Pampa.

E, naquele tempo era representado por um sutil gesto de levar-se a mão direita aberta em direção vertical a aba do chapéu fazendo um breve gesto de abaixar a fronte...

Era um silencioso cumprimento que faziam os homens conhecidos ou não, quando passavam um pelo outro, montando fletes solitários pelas Estradas Reais dos rincões de nosso Rio Grande.

E assim que vou caminhando e dando Bom Dia para os que por mim passam. E dou um sonoro Bom dia e vou recebendo centenas de volta. É bem verdade que alguns que passam por mim ou que por eles passo, não respondem ou me olham, estranhamente, emitindo um murmúrio que, pela distância não sei se estão me retribuindo o cumprimento ou xingando-me pela ousadia de cumprimentá-los... ainda bem que são poucos se comparados com os que, com um largo sorriso, me respondem também com um Bom Dia que me enche de confiança e de alegria e me dá a convicção de que o meu dia será, realmente, bom.

E assim retomo as minhas caminhadas, em um dia de sol e de Grenal. Simbólico dia para se recomeçar alguma coisa! Espero, com certeza, que o Inter ganhe, pelo menos de um a zero, para que eu possa dizer no futuro que recomecei a caminhar no dia em que o Inter ganhou o Gre-Nal no Beira Rio e ficou bem perto do G4. Seria uma boa e inesquecível referência!!!


Tags: Erner Machado, coluna, colunista, artigo


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo