Últimas notícias

Colunistas

RSS
Qual o seu programa... De Estado?

Erner Machado

28.11.2017

Qual o seu programa... De Estado?

Como dizia o Sergio Jockyman: Pois, agora, já está chovendo salvadores da Pátria, como candidatos a Presidente da República!!!

Candidatos estes, que se oferecerão, ao Povo, para escolha pelo voto direto ao final de 2018.

E isto é bom pois quanto mais candidatos houver, a multiplicidade de ideias, opiniões, visões e tendências se manifestará para consolidar nossa Jovem Democracia.

Ao final do Pleito, um deles será eleito e sua vitória será aceita por todos para cumprir o mandamento da Vontade da Maioria, postulado pétreo dos regimes democráticos.

Mas uma pergunta está sendo formulada, no coração e na mente de cada brasileiro: Senhor Candidato qual é o seu Programa, de Estado?

Este Escriba Galponeiro não escapa deste questionamento e se alia aos corações e às mentes de cada brasileiro e se tivesse, engenho e arte, perguntaria a cada um deles:

Qual o seu Programa, de Estado, para a Educação de nossos jovens que secularmente e hoje, em decorrência das condições miseráveis de suas famílias, estão fora da escola maternal, de primeiro e segundo graus e, das universidades?

Qual o seu Programa, de Estado, para a saúde dos brasileiros que procuram o SUS e que morrem aos milhares, por falta de condições de atendimento profissional ou por falta de remédios e tecnologias medicas adequadas?

Qual o seu Programa, de Estado, para a Segurança Pública Nacional de forma a que o brasileiro possa retomar o seu Direito de Ir e Vir, em qualquer parte da Nação, a qualquer hora do dia ou da noite, sem que seja alvo de um assalto à mão armada que lhe roube bens materiais ou de uma bala, que lhe roube a vida?

Qual o seu Programa, de Estado, para que se restabeleça a harmonia, a convivência republicana, a seriedade, e o respeito mútuos entres os Poderes Executivo, o Judiciário e o Legislativo da Republica?

Qual o seu Programa, de Estado, para que se restabeleça a Liturgia do Cargo de Presidente da República que se traduz pela postura de um Chefe de Estado que, quando se manifesta, o faz com honestidade, com dignidade, com altivez, com serenidade, com conhecimento que lhe garantem o respeito do seu povo e lhe assegurem o reconhecimento perante os demais chefes de Estado Mundo?

Estas seriam as minhas perguntas a cada um dos Candidatos ao cargo de Presidente de meu País.

Não precisa aumentar o questionário! Se, pelo menos, um deles marcasse a opção correta à cada resposta a prova estaria resolvida e, ele, seria merecedor da confiança de cada um dos brasileiros e teria a atribuição de nos representar perante os demais povos.

Teria o mandato legitimado e seria capaz de conduzir o país e seu povo a novos destinos a serem descobertos e vividos e que correspondem a esperança de cada um de nós que nos encontramos, hoje, envergonhados e tristes navegando em mares tumultuados, aos quais nos levaram aqueles que, durante séculos nos governaram e que no presente nos governam, sob a égide do mau caráter, do vilipendio, dos interesses pessoais, da falta de vergonha e de responsabilidade com os compromissos assumidos.

A reposta correta a cada uma das perguntas seria a certeza de que voltaríamos para o caminho da Honra, da Dignidade, do Respeito às coisas públicas e da vergonha na cara dos demais Poderes do Estado Brasileiro que veriam, no Chefe do Poder Executivo, um exemplo a ser seguido.

Este escriba galponeiro, acha que nenhum candidato marcará a resposta certa. E vocês, meus amigos, o que acham?


Tags: Erner Machado, coluna, colunista, artigo


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador