Últimas notícias

Colunistas

RSS
Médicos Cubanos

Erner Machado

15.01.2018

Médicos Cubanos

Achei que não havia mais médicos cubanos trabalhando no sistema de saúde do Brasil...

Pois, nesta segunda feira, em uma unidade do SUS fui atendido por uma jovem médica.

Em razão do seu sotaque perguntei-lhe se era de origem argentina ou uruguaia ao que ela respondeu-me que nem uma nem outra mas que era cubana.

Examinou-me com muita atenção, simpatia e competência receitando-me o medicamento adequado para a crise de Disidrose que me acomete, há mais de quarenta anos quando chega o verão... Espero que o remédio faça efeito e que eu consiga um pouco de alivio para coceira terrível nas minhas mãos e nos meus pés...

As consultas no SUS são muito rápidas e objetivas mas obtive um átimo de tempo para, ao cumprimentar-lhe, perguntar se não tinha saudade de Havana, de seus familiares, de seu povo, de sua cultura. Lentamente com palavras muito pensadas me respondeu: Sinto saudade de tudo isto que o senhor falou mas, nada disto substitui a Liberdade que tenho aqui e.... deu por encerrada a consulta!

Não respondi. Apertei a sua mão, agradecido e sai lentamente do Consultório, com milhares de pensamento sobre Sistemas políticos, sobre sociedades e sobre Seres Humanos.

Cuba saiu do Governo de Fulgêncio Batista que durou de 1940 a 1959, sendo que nos últimos 7 anos como Ditador. A revolução de Fidel, Raul Castro e Chê Guevara depuseram o Ditador que fugiu de Cuba.

Os Revolucionários, de início, não tinham tendência Socialista. Diante da negativa de apoio dos Estados Unidos à Revolução vencedora, decidiram buscar apoio na URSS e ai, o resto da história, todos conhecem.

Nestes 58 anos de regime socialista, Cuba erradicou a miséria extrema, resolveu o problema da casa própria, elevou a educação, a saúde, a assistência social a níveis singulares que fazem inveja aos países mais desenvolvidos do mundo.... mas esqueceu uma coisa: O Ser humano não vive sem liberdade. A Liberdade é a mais alta expressão de cidadania, de dignidade, de respeito próprio. A Liberdade em todas as suas formas é a própria razão da existência e da autodeterminação da humanidade. Para justificar, isto, cito o poema do Carlos Marighela.

“Liberdade
"Não ficarei tão só no campo da arte,
e, ânimo firme, sobranceiro e forte,
tudo farei por ti para exaltar-te,
serenamente, alheio à própria sorte.
Para que eu possa um dia contemplar-te
dominadora, em férvido transporte,
direi que és bela e pura em toda parte,
por maior risco em que essa audácia importe.
Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma,
que não exista força humana alguma
que esta paixão embriagadora dome.
E que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome”

Carlos Marighella.

Saí do consultório elevando o meu pensamento a Deus e numa humilde prece pedindo pela sorte, pela saúde, e pelo sucesso daquela jovem médica cubana que o destino  colocou, no meu caminho, em uma segunda feira deste janeiro. A minha prece, continha, também, um simples pedido: Fica Doutora. Fica.... aqui nós sempre teremos Liberdade!!!


Tags: Erner Machado, coluna, colunista, artigo


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão