Últimas notícias

Colunistas

RSS
Um aniversário, apenas...

Erner Machado

26.05.2018

Um aniversário, apenas...

Em um dia 25/05/1929, nascia na Serra do Caverá, interior de Rosário do Sul,a dona ZELI IZAGUIRRY DE FREITAS... Filha de um intelectual autodidata - Alexandre Pereira de Freitas e de uma herdeira de Terras e Gado- Antônia Izaguirry de Freitas, que era a filha mais Velha de dom Manoel José Izaguirry, que veio das terras Bascas para fazer fortuna no Brasil, construindo cercas de pedras para separar os campos indivisos....Morreu com os dedos quebrados e muito rico...

A dona Zeli perdeu a mãe aos 7 anos e foi, junto com sua irmã Ruth, internada em um conceituado colégio de Freiras em Santa Maria. Seus Irmãos Ney e Ione foram, igualmente internos ,  em um renomado  Colégio de Santana do Livramento.

Aos 17 anos saiu do Colégio de Freiras para casar com o seu Napoleão Menine Machado, filho de um remediado fazendeiro do Touro Passo...

Aos 18 anos teve o seu primeiro filho e depois , no decorrer do tempo, vieram mais 7.

Em 1960, com 31 anos perde o seu 6º filho, o qual tinha, na época, menos de 1 ano...

Para todos foi um golpe terrivel mas, para a dona Zeli foi uma dor eterna....depois vieram mais 2 fechando o ciclo de maternidade.

No decorrer de sua existência caminhou pelo cumes da prosperidade e pelas planuras da miséria e nos socavões da doença...

Atravessou Verões e Invernias com uma tenacidade e com uma dignidade própria das grandes almas.

Foi professora voluntária no Itapevi e mudando-se para Rosário foi Artesã, Costureira e Bordadeira atividades nas quais colocou todo a aprendizado de habilidades e de dons apreendidos e desenvolvidos em 10 anos de internato junto às Freiras.

 Os bordados que ela fazia assemelhavam-se a pinturas com linhas de diversas cores e que reproduziam, flores, folhas , caules e animais das mais variadas espécies.

Criou todos os filhos dentro de um rigoroso modelo de princípios nos quais se sobressaiam a Educação , o Respeito, a Honestidade, a Família,

A fé em Deus, os amigos, o gosto pela Leitura , pelas palavras corretamente pronunciadas e a marca mais profunda que passou para seus filhos- posso dizer com certeza- foi a capacidade de superar a dificuldades e seguir, sempre, para frente começando a nova vida, como se fosse um novo dia cheio de sol de verão depois de um longo inverno.

 E este novo dia com este novo sol chegava sempre portando esperanças e dignidade.

Todos os seus filhos sempre ouviram de sua boca que tinham que cultivar as boas companhias e portar-se acima da ignorância e da mediocridade. Quando se manifestava seu lado espanhol nos falava de seu avô como ele estivesse junto com todos nós...Sempre andou , embora de maneira simples e pobre, bem alinhada. Tinha uma beleza singular e uma postura que me lembra hoje, as nobres e dignas mulheres bascas das quais era descendente direta.

Ficou conosco 83 anos os quais para nós foram sempre de bons exemplos e de ensinamentos permanentes... No dia 31.08.2012 nos deixou, serenamente, e partiu deste plano indo confundir-se com Grande Alma do Criador que , em vida, ela tanto amou.... mas ela partiu, em seu corpo físico, pois seus ensinamentos, seu espirito , sua força , sua fibra e sua dignidade continuam em cada um de nós que somos seus filhos e filhas e não raras vezes, todos nós , quando atravessamos os caminhos escabrosos das dificuldades, ouvimos sua voz sussurrando aos nossos ouvidos dizer, como uma ordem: Enruga a testa e morde o beiço e toca para a frente, sempre!!!... Obrigado dona Zeli, por teres nos dado a vida e por seres nossa senda, nossa Mestra e nossa Luz..


Tags: Erner Machado, coluna, colunista, artigo


Erner Antonio Freitas Machado, é natural de Rosário do Sul, trabalhou no Banco da Província, no Banco da Amazônia e na CRT (Telefonica-BRT).

Escreveu O AZUL PROFUNDO, livro de poesias. Colabora com a FOLHA DO LITORAL, de Capão da Canoa e com diversas mídias eletrônicas, destacando LITORAL MANIA, de Xangri-lá e BLOG DO PAULO NUNES de Vitoria da Conquista -BA.

Está trabalhando na coletânea de Prosa e Poesias de sua autoria que vai publicar, com o nome de NOVOS TEXTOS.

e-mail: ernermachado@gmail.com




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.10

  • Dia de São Paulo da Cruz
  • Dia do Anjo Habuhiah
  • Dia do Guarda Noturno
  • Dia do Profissional de Informática